segunda-feira, 22 de junho de 2015

Centenas de padres fazem curso para uma “virada para a decência” na liturgia

Centenas de padres fazem curso para uma
“virada para a decência” na liturgia


Padres de toda Inglaterra vão a Bath para apreender a Missa em latim.
Padres de toda Inglaterra vão a Bath para apreender a Missa em latim.



É uma “virada para a decência” litúrgica. Esta é, ao menos, a explicação que ocorreu a Christine Niles, do blog Church Militant, para explicar o que está acontecendo com centenas de sacerdotes britânicos que se inscrevem num curso pago para apreender a rezar o rito extraordinário da Missa, ou Missa em latim.

O fato foi noticiado pelo jornal da cidade onde é feito o curso: o Bath Chronicle
Em oito anos, o número dos sacerdotes católicos participantes somaria centenas. E no último ano precisaram se inscrever às presas porque as vagas são rapidamente preenchidas.

O curso é fornecido pela Latin Mass Society of England and Wales, dura três dias e aceita sacerdotes, diáconos e seminaristas. Eles não precisam saber latim ou ter alguma experiência prévia com o rito extraordinário. O primeiro curso aconteceu em 2007.

O jornal de Bath comemora o evento, que coloca a pequena e histórica cidade no foco das atenções.

Segundo o jornal, a antiga Missa em latim está cada vez mais popularizada e, nos últimos anos, os candidatos ao curso se inscreveram apressadamente para garantir a vaga.

O diretor da Sociedade pela Missa em latim, Joseph Shaw, elogiou o contexto palaciano do Prior Park College, local onde são ditadas as aulas, que passou por uma reforma para receber tantos interessados: “É um ambiente glorioso para um ritual glorioso da Missa”.

Ele inclui um parque de 28 acres, situado numa colina com vista panorâmica sobre a histórica Bath. Foi construído em 1730 e funciona habitualmente uma escola católica privada.