Na primeira parte da entrevista em vídeo, pe. Aimilianos de Simonopetra (+2019) fala da Oração de Jesus como a essência de todas as orações que existem em nossa Igreja, uma memória viva, não uma 'fórmula mágica', nem um exercício psicossomático relacionado a algum tipo de conhecimento gnóstico ou sincrético .

Idiomas: Inglês (adaptado após a versão romena @Elena Dinu), alemão, grego

Fr. Aimilianos:

O que é 'Oração de Jesus'?
Agora vamos mergulhar mais fundo no espaço interior ... A
Oração de Jesus é a essência de todas as orações que existem em nossa Igreja.
Esta é a oração mais concisa, mais testada e mais eficaz que o homem pode fazer.

E, como entendemos, esta oração é a oração mais direta, adequada e acessível a todas as pessoas, não apenas aos monges. E isso também tem uma grande importância: que leigos e monges rezem com a mesma oração, porque é esta que nos torna imediatamente capazes de adquirir Deus ... Como os olhos que se iluminam ...
Em outras palavras, porque não existem dois sistemas diferentes de vida espiritual, por isso, os monges, que seguem o exemplo do céu, e o mundo, que, como dissemos, segue o exemplo da comunidade monástica, ore junto com esta oração.

Portanto, a oração é um bem único e exclusivo da Igreja . A oração é uma consequência que flui das profundezas da experiência monástica e, claro, de cada pessoa que busca e espera por Deus.
É a experiência dos Padres da Igreja e é um fruto adquirido por cada pessoa que vive uma vida limpa e evangélica.

Portanto, a oração é uma memória viva . E é uma invocação do Nome de Deus .

É tão curto! É uma repetição destas palavras: “Senhor Jesus Cristo, tem misericórdia de mim”.
O que está acontecendo connosco por meio dessa invocação e repetição?
Adquirimos um dinamismo espiritual que não vem de nós, mas do próprio Deus.
O nome do Senhor, que repetimos, não é algo escolhido aleatoriamente, mas é abrangente.
Compreende a divindade. Inclui o próprio Cristo, que imediatamente entra em comunhão com nossos corações.
Assim, a repetição da oração tem significado ... Não porque esta invocação, por si só, nos possa oferecer algo ... Mas esta invocação ajuda-nos a adquirir um hábito, para que a lembrança de Cristo em nós se torne incessante. Então, tudo ao nosso redor e dentro de nossos corações fica cheio de Deus.

Portanto, esta repetição não é uma 'fórmula mágica' que pode dar frutos por si mesma.
A repetição é apenas uma intensificação, um enfoque e um enraizamento do Nome de Cristo e, portanto, do próprio Cristo, em nossas vidas diárias.
Não é um trabalho mecânico. Não é uma opinião subjetiva do homem.
Não é um trabalho que estimula a imaginação.
Não é um exercício psicossomático sobre o qual se possa pensar que tem acesso a uma espécie de conhecimento gnóstico ou sincrético ... ou que este exercício traria resultados espirituais ... Ou que através desta fórmula o homem pode tender para o infinito ou para um sem rosto Deus.

Esta repetição cria no homem o poder de invocar incessantemente a Deus e, portanto, a participação humana, oferece-lhe um estado de alegria e felicidade espiritual, e outros carismas.
E então, quando o homem atinge este estágio primário, bem, ele entende que o Espírito Santo faz a mediação entre sua personalidade e o Deus Pessoal!

E a partir desse momento o Espírito Santo exalta o homem a Deus.