sexta-feira, 7 de agosto de 2020

pe. Aimilianos de Simonopetra , o propósito da Oração é o que está sendo trabalhado por Deus em você.


 Na terceira parte da entrevista em vídeo, pe. Aimilianos de Simonopetra (+2019) fala sobre o propósito da Oração de Jesus, uma oração poderosa e transformadora da Igreja Ortodoxa.

Idiomas: Inglês (adaptado após a versão romena @Elena Dinu), alemão, grego
Gravação de vídeo: Monastério de Ormylia, Grécia, 1990

Fr. Aimilianos:
Qual é o propósito da Oração de Jesus?

O propósito da Oração [de Jesus] não é um método, nem as palavras, ou o lugar, ou hesychia [quietude], ou qualquer outra coisa que esta oração envolva.
Podemos dizer que o propósito da Oração é o que está sendo trabalhado por Deus em você.
O que Deus trabalha em nosso ser ... O que Ele faz é uma experiência. Mas não é só a experiência de Deus! É também uma revelação de como Ele vem, de como acontece a vinda de Deus. O Deus Pessoal dentro da personalidade humana ... E, claro, Ele vem na Luz!

E ainda se sente e entende, no final da subida, a união que se realiza ...
E com essa união vem a purificação, vem o avanço espiritual, o crescimento do pequeno bebê que está nascendo no homem.
Mais ainda, o Espírito dá à pessoa um estado divino permanente a partir do qual ela sobe para a iluminação, para a luz, para um florescer nos diversos níveis que Deus nos oferece e nos abre.
O propósito da Oração, em uma palavra, poderíamos dizer, é um mistério perfeito do Deus invisível, Aquele que agora se sente e a pessoa visível ... um mistério realizado por DeusEste mistério nos foi revelado pelos Padres da Igreja. 

Também sabemos por experiência, sempre, como nos tornarmos recipientes de Deus. Não através do raciocínio e da meditação, mas de uma maneira que Deus penetre na pessoa humana e a transforme inteiramenteE assim, ele ou ela se torna uma pessoa que pode saborear, compreender e compreender esse mistério.

Agora que estamos falando sobre o propósito da Oração, temos que observar algo ... Existem vários níveis superiores aos quais o homem ascende quando pratica a Oração de Jesus. Mas, por enquanto, nós os colocamos de lado. Porque não podemos falar sobre algo que só uma pessoa conhece, e só ela pode revelar para outra pessoa.

Portanto, é uma subida contínua. É uma comunhão sempre crescente, perfeita, imutável. Quer dizer, nenhuma pessoa muda, nem uma, nem a outra. Existe uma visão divina e uma comunhão com o invisível. Esta pessoa vive essa grandeza ... Ele ou ela vive as coisas piedosas em uma alegria e felicidade inexprimíveis. E no seu caminho, ele corre sem nenhum obstáculo, mas, no entanto, sem poder contar aos outros. Ele é aquele que o experimentou, ele o carregou e, portanto, este homem que sobe aos níveis mais elevados de oração, que se desdobram nas profundezas do coração.

Esses passos, esse avanço do homem, não podem ser interpretados por nós, caro senhor Werner, na tela da TV. É algo que não pode ser observado pelo raciocínio humano. A partir de agora devemos deixar Deus procurar as pessoas que o desejam, lutar por isso e conseguir subir lá com a ajuda divina.