domingo, 9 de agosto de 2020

O Ancião Emilianos experimentou a Graça de Deus desde muito jovem

 Αποτέλεσμα εικόνας για αιμιλιανος σιμωνοπετριτης

O mais doce do monte

Efeito de imagem para simonopetrite emiliana

Ah, Élder Emilianos ... Seu sorriso, sua fisionomia angelical, a doçura de sua teologia prática.

O Ancião Emilianos experimentou a Graça de Deus desde muito jovem, ainda jovem, com menos de trinta anos, praticando no Santo Mosteiro de Dousikos de Agios Bissarion.


Uma noite, enquanto orava em Dousikou, ele entrou em dilemas em relação a certas decisões que tinha que tomar sobre seu futuro. Os Emilianos ficariam no mosteiro? Ele se tornaria um missionário? Ele enriqueceria seu conhecimento com estudos? Houve muitas outras dificuldades de pessoas e acontecimentos, que deram origem a uma infinidade de dilemas.


"Mas, meu Deus, eu quero ver o Seu rosto !!" estourou Emilianos. “Não quero mais nada !!”.

“Naquela época, quando ele gritava bem alto”, o Professor do Santo Mosteiro de Simon Petra, Archim. Eliseu, "sua cela continha uma luz."


Não era a luz de uma lâmpada, nem tinha relação com as luzes que conhecemos no mundo.

"E então ele entendeu", disse o Élder Eliseu sobre seu amado Ancião, "que este é Deus: a luz!" Foi o próprio Cristo quem visitou Emilianos.

"A luz é Deus" aponta o Ancião Elissaios Simonopetritis com propriedade. "Esta luz nós a chamaríamos: a luz que desperta o coração."

Foi assim que despertou o coração dos jovens Emilianos, aliviado de seus dilemas.

 "Acabou", disse para si mesmo, "vou ficar no monaquismo!"


Naquela mesma noite, quando Emilianos desceu para trabalhar, notou em volta da Mesa Sagrada que tudo estava leve! Ele colaborou naquela noite com o Papa Demetrius Gagastathis, com quem esteve intimamente associado nos anos seguintes e lhe prestou grande respeito.


Os dois, naquela noite, viram o próprio São Bessarion passando atrás da Mesa Sagrada na hora do Querubim.

"Você viu ele;" disse o padre Demetrios.

"Não fale agora ..." Emilianos respondeu num sussurro.

“Este foi o início de sua experiência secreta”, diz o Ancião Eliseu, de seu amado Ancião, “que então abriu o caminho para ele e o tornou completa e totalmente devotado ao monaquismo”.


O Élder Emilianos Simonopetritis sempre teve uma doçura em sua fala, como se estivesse falando como um príncipe. Steel, porém, o que entregou com rara austeridade e precisão, a lembrar um príncipe em guerra, que não cede aos detalhes de seu armamento, à preparação altamente diligente de seu exército.


Costas Panagopoulos, costasp247@gmail.com

Julho de 2017

https://proskynitis.blogspot.com/search?