Don Divo Barsotti

Arquivo do blog

sábado, 8 de agosto de 2020

Oração de Jesus - Oração do Coração

 

Oração de Jesus - Oração do Coração

A Oração de Jesus é muito simples:

"Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim, pecador",para línguas diferentes )

A Oração de Jesus de acordo com vários Padres da Igreja é "essencial" para o nosso crescimento espiritual. A Oração de Jesus proclama nossa fé e nos humilha, pedindo misericórdia por nossa pecaminosidade. A Oração de Jesus é considerada tão antiga quanto a própria Igreja.

A Oração de Jesus, diz o Metropolita Anthony Bloom, “mais do que qualquer outro”, nos ajuda a sermos capazes de “estar na presença de Deus”. Isso significa que a Oração de Jesus nos ajuda a focalizar nossa mente exclusivamente em Deus, sem “nenhum outro pensamento” ocupando nossa mente a não ser o pensamento de Deus. Nesse momento, quando nossa mente está totalmente concentrada em Deus, descobrimos uma relação muito pessoal e direta com ele.

Jesus Cristo - o poder no nome
O poder do orador de Jesus vem do uso do nome de nosso Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus. É uma confissão de nossa fé.
... leia mais sobre o poder do nome Jesus Cristo

A Oração de Jesus requer Humildade
A Oração de Jesus em sua prática pressupõe que você seja um participante regular nos serviços de adoração da Igreja, em seus Sacramentos e ciente de sua pecaminosidade. Certifique-se de consultar e seguir os conselhos de seu Pai espiritual. A humildade é um pré-requisito para toda oração, especialmente a Oração de Jesus.
... leia mais sobre o papel da humildade na prática da Oração de Jesus

A Oração de Jesus Tem Duas Funções
A Oração de Jesus tem dois propósitos importantes. A primeira é a adoração como acontece com todas as orações. A segunda é uma disciplina para ajudar nossa alma a controlar nosso cérebro hiperativo e criar quietude para que o Espírito Santo possa operar através de nós e nos ajudar a viver as virtudes em união com Deus.
... leia mais sobre as duas funções da Oração de Jesus

A Oração de Jesus Tem Três Estágios na Prática
A Oração de Jesus envolve três estágios de progresso em sua prática. Você começa a orar a Oração de Jesus repetindo as palavras da oração em voz alta ou pelo menos movendo os lábios. Isso é chamado de oração verbal. Depois de algum tempo, dizer a oração de Jesus torna-se silencioso ou mental e é repetido apenas na mente. Esta é a oração mental. Finalmente, a Oração de Jesus torna-se uma oração contínua no coração, no âmago do nosso ser. Começamos com a oração vocal e não forçamos o movimento para a oração mental. Isso acontecerá naturalmente quando você estiver pronto.
... leia mais sobre as três etapas da Oração de Jesus

A Oração de Jesus na Prática
Ao orar a Oração de Jesus, nossos santos Padres nos dizem, nós a repetimos centenas de vezes como parte de nossa regra de oração diária. É melhor adicionar a Oração de Jesus às suas orações matinais, pois é quando a mente está mais quieta. Comece dizendo a Oração de Jesus verbalmente, focalizando cada palavra. Repita a Oração de Jesus continuamente por 15 minutos no início e depois expanda para 30 minutos. Você experimentará o desafio de lidar com seus pensamentos, a tendência de sua mente divagar. Atenção ao orar a Oração de Jesus é importante. Seja sincero em sua oração e repita-a com contrição. Orar a Oração de Jesus é simples assim!
... leia mais sobre como praticar a Oração de Jesus

A oração de Jesus é um caminho longo e difícil
Não se deixe enganar por sua simplicidade. A prática da Oração de Jesus é uma tarefa difícil e como todas as práticas ascéticas requer dedicação de tempo, paciência e perseverança. Lembre-se de que o objetivo da Oração de Jesus não é obter calma ou qualquer tipo de experiência espiritual, mas se tornar em comunhão com Deus e participar de Sua graça.
... leia mais sobre o caminho difícil na prática da Oração de Jesus

Possíveis problemas e precauções encontradas
na Oração de Jesus ... leia mais Problemas em Usar a Oração de Jesus

Oração de Jesus - Quando orar
A Oração de Jesus eventualmente será orada ao longo do dia e, quando isso acontecer, você verá que sua vida mudará.
... leia mais sobre quando orar usando a Oração de Jesus

A oração de Jesus não é uma forma de meditação oriental
A oração da oração de Jesus não deve ser confundida com os métodos usados ​​na ioga ou meditação oriental. Ao orar a Oração de Jesus como em todas as Orações Ortodoxas, buscamos um relacionamento com um Deus pessoal baseado na fé e no amor.
... leia mais sobre como a Oração de Jesus difere da meditação oriental.

Oração de Jesus - História

Oração de Jesus - Artigos e Livros
Santo Teófano o Recluso , São Gregório Palamas , Santo Inácio (Brianchaninov) , Madre Alexandra , Metropolita Antônio Bloom , Padre Paisios o Atonita , mais ...