domingo, 9 de agosto de 2020

Instrução Espiritual e Discursos, pelo Ancião Aimilianos de Simonopetras

 



Trechos sobre Oração de O Selo Autêntico: Instrução Espiritual e Discursos, pelo Ancião Aimilianos de Simonopetras, MT. Athos.


Sobre a oração (pp. 197-205)
Quando falamos sobre a oração interna do coração, não dizemos petição do coração, mas "oração". Quando falamos de petição, no entanto, queremos dizer que nossa oração é dirigida a uma pessoa em particular, seu objetivo é a união com essa pessoa. Enquanto a oração é estática .. [um] gozo de um lugar onde Deus também está. Há uma distinção, você vê. Petição, está se voltando para uma pessoa. Segue-se que ... a presença ativa desta Pessoa deve existir para mim. Tenho que ser capaz de me familiarizar com Sua presença e existência. Cristo, o habitante [Aquele] que está presente em todos os lugares, torna-se presente para mim em minha vida por meio de minha participação na adoração e, mais particularmente, por meio de minha participação na Sagrada Comunhão.

Segue-se que o culto e a sagrada comunhão estão indissoluvelmente unidos. E o que eles fazem? Eles tornam Deus presente e vivo para mim ... e o que resta então? Para eu falar com Ele, para me dirigir Àquele que vem a mim. e assim Ele, através da adoração, tende para mim e eu ... tendo para Ele, até que ocorra nossa união total ... Não posso dizer que irei à igreja se não tiver orado.

É supérfluo para mim ir à igreja e desnecessário para mim assistir à liturgia e inútil para eu tomar a sagrada comunhão se não estou continuamente em oraçãoE é supérfluo para mim rezar se não faço parte do que acabamos de falar ... Você sabe como plantar uma flor: você escava a terra ali, coloca estrume ... para que a raiz saia . Se você não colocar aquele fertilizante, se o solo não for adequado ... é perda de tempo plantar raiz.

A oração é estéril e não vai mais alto que nossas cabeças - quanto menos vai além das nuvens e sobe aos céus - se não tem seu reino místico ... que é em particular, vigília, estudo e jejum. ... Você sabe o que significa para a carne entrar no reino do espírito? Carne, [carnalidade] que não herda o Reino dos Céus, para entrar em Deus? Você sabe o que significa para Deus, a quem nada pode conter, encontrar espaço em minha alma? ..Então, quando eu oro, eu sinto imediatamente este obstáculo intransponível me bloqueando de Deus: o fato de que eu sou carne, ou seja, sou uma criatura carnal [no sentido do Evangelho que aqui significa], o fato de que sou carne e Ele é Espírito ...

Com a santidade e o brilho de Deus, compreendo imediatamente minha fraqueza. Sinto que não posso fazer nada e que estou começando uma luta terrível, uma batalha, como o Velho Testamento tão lindamente nos apresenta com aquela batalha, aquela ... luta de Jacó em sua famosa escada. Aqui devo eu, um ser humano insignificante, entrar no Céu e sitiar Deus e ... segue-se que experimentamos a oração quando começamos ... como uma luta. ..

Não é uma luta no sentido de que eu quero ir, por exemplo comer e dizer: "Não, vou continuar a rezar". Não me refiro a essa luta. Essa é a luta ascética e ... completamente diferente.
 Estou falando da luta que temos, não connosco mesmos - mas da luta que temos com Deus. Eu luto com Deus ... Quando Paulo disse "contende comigo em oração", ele quis dizer algo assim. ..Ele estava dizendo "Você luta com Deus, também com suas orações, para que nossas lutas possam ser unidas e desta forma .. podemos lutar com Ele .. [Assim como Jacó fez] e derrotá-lo" ... Quando você tem um oponente, você fica tenso imediatamente. Seu soco fica mais forte de uma vez. Você vê seus músculos ... e percebe que está batendo e sendo atingido. Quando não tenho o sentido dessa luta com Deus, como você vai perceber, nem comecei a orar ..
 
Trechos do selo autêntico: instrução espiritual e discursos