Ela foi fundada como monastério no ano 673 por santa Etheldreda, princesa saxã da região, que repousa no interior da catedral, diante do altar-mor.
A igreja original foi destruída por vikings vindos da Dinamarca no ano 870. Porém o mosteiro foi reconstruído e ali se instalou uma comunidade beneditina no ano de 970.
Os primeiros trabalhos que levaram à igreja com sua forma atual começaram em 1083 sob a direção do abade Simeão.
A igreja foi consagrada catedral em 109.
Durante perto de 400 anos ela foi simultaneamente igreja do mosteiro beneditino e catedral.
Após a criminosa dissolução dos mosteiros pelo rei heresiarca Henrique VIII. Esse rei fundou uma igreja protestante para poder divorciar que hoje se esfarela por causa da nomeação de padres e bispos homossexuais e lésbicas.
Junto com o fechamento do mosteiro, Ely deixou de ser catedral diocesana.
Os bispos anglicanos viraram simples funcionários públicos a soldo do governo, sem sacramento da Ordem, casando e divorciando.
Do ponto de vista arquitetônico, a catedral n foi devastada pela cobiça e a barbárie protestante. Ela apresenta duas peculiaridades.

O Octógono é formado por um conjunto de 200 toneladas de madeira, chumbo e vitrais apoiado sobre oito colunas que lhe comunicam a sensação de pairar no ar. Ele sintetiza a ufania de Ely.
A segunda é a capela de Nossa Senhora (Lady Chapel) q é a maior capela consagrada à Mãe de Deus na Inglaterra.
A catedral de Ely, hoje ficou como um símbolo do catolicismo para o qual estão se voltando centenas de milhares de anglicanos saturados com a imoralidade, caos e chulice do “clero” herético.
Se seu email não visualiza corretamente o vídeo embaixo CLIQUE AQUI
fonte:catedrais medievais