- ▼ 01/08 - 01/15 (45)
- A REFORMA LITÚRGICA DO VATICANO II AINDA NÃO ESTÁ ...
- DIFUSÃO DA SANTA MISSA GREGORIANA NO MUNDO.
- A posição "Ad Orientem" ou "Versus Deum"
- MISSA GREGORIANA EM FÁTIMA : todos os Domingos às ...
- OS SINAIS DA CRUZ FEITOS PELO SACERDOTE DURANTE O ...
- Since Wednesday, June 2008 Another historical po...
- Since Sunday, January 13, 2008 The Pope "baptizes"...
- Cardinal Ranjith on Kneeling for Communion during ...
- ORAÇÃO DE JESUS OU ORAÇÃO DO CORAÇÃO
- INSTRUCTION UNIVERSAE ECCLESIAE
- FORTE CONFUSIONE SUL CONCILIO di P. Facciotto, da ...
- DIFUSÃO DA SANTA MISSA GREGORIANA NO MUNDO. 254 Ca...
- Pope Benedict: Eucharist supreme prayer of Christ'...
- El papa comentó la oración de Jesús en la Última C...
- Die Eucharistie ist Gegenwart des Herrn, Meditatio...
- Le pape a consacré sa catéchèse du mercredi, ce ...
- "A instituição da Eucaristia, é a grande oração de...
- Benedetto XVI all'Udienza Generale: "La preghiera ...
- LA PRIERE DANS LA PHILOCALIE
- Dossier: la Messe Traditionnelle
- Reforma de Bento XVI: inovação e tradição na litur...
- Participação na Santa Missa (rito gregoriano/tride...
- El Cardenal Ratzinger, la Liturgia y el Misal de S...
- "INTRODUZIONE ALLO SPIRITO DELLA LITURGIA" (JOSEPH...
- LA THEOLOGIE DE LA LITURGIE Joseph Cardinal Ratzi...
- A Teologia da Liturgia, por Card. Ratzinger
- Cardinal Ratzinger ,LITURGIA E MUSICA SACRA. LITUR...
- Card. A. M. Stickler, EL SACRIFICIO DE LA MISA, ...
- FIUV General Assembly photos: Pontifical Low Mass ...
- Pope Benedict: Parents educators of the faith
- Святейший Отец Бенедикт XVI окрестил 16 детей в Си...
- La linfa vital del amor de Dios
- Il Papa battezza 16 bambini nella Sistina: educare...
- Le Pape baptise 16 enfants et livre sa réflexion s...
- O verdadeiro educador é Deus. Colaborar com ele é ...
- 3º aniversário da ARS com Missa na Forma Extraordi...
- Una questione cruciale: il valore magisteriale del...
- Summorum advances in Moscow and San Francisco, und...
- Msgr. Ocáriz’s Serious Theological Lapsus Refut...
- Grave lapsus teologico di Mons. Ocáriz
- Un lapsus théologique grave de Mgr Ocáriz Réfuta...
- Grave lapso teológico de Mons. Ocáriz Refutação...
- Incensate, incensate, qualcosa resterà! È arrivato...
- E senti o espírito
inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
sábado, 14 de janeiro de 2012
# A REFORMA LITÚRGICA DO VATICANO II AINDA NÃO ESTÁ ... # DIFUSÃO DA SANTA MISSA GREGORIANA NO MUNDO. # A posição "Ad Orientem" ou "Versus Deum" # MISSA GREGORIANA EM FÁTIMA : todos os Domingos às ... # OS SINAIS DA CRUZ FEITOS PELO SACERDOTE DURANTE O ... # Since Wednesday, June 2008 Another historical po...
A REFORMA LITÚRGICA DO VATICANO II AINDA NÃO ESTÁ CONCLUÍDA

ZENIT falou com Dom Mauro Gagliardi, professor de Teologia no Ateneu Pontifício «Regina Apostolorum» de Roma e Conselheiro das celebrações litúrgicas do Sumo Pontífice.
-O último volume de Don Nicola Bux sobre a reforma litúrgica do Papa Bento XVI está conhecendo um bom sucesso com os leitores, mas também está causando debate entre alguns especialistas. Prof Gagliardi, poderia nos dar alguma interpretação geral desse volume?
Gagliardi: Na minha breve apresentação do livro de Nicola Bux, A reforma de Bento XVI. A liturgia entre inovação e tradição, Piemme, Casale Monferrato 2008 (cf. Sacrum Ministerium 14 [2008 / 2], pp. 144-145), escrevi no exórdio, "O Concílio Vaticano II deu impulso a uma reforma da liturgia que experimentou diferentes fases e que ainda está em curso. Vai interpretado neste contexto, o belo título do livro de Don Nicola Bux.

Com estas palavras afirmava implicitamente a sintonia por mim sentida entre o espírito expresso por don Nicola Bux e quanto defendi um ano antes, em meu livro intitulado Introdução ao mistério eucarístico. Doutrina - liturgia - devoção, San Clemente, Roma 2007, no qual afirmei que a reforma litúrgica, iniciada com o Concílio Vaticano II (mas, na verdade, mesmo antes), não está de facto concluída, mas ainda " in fieri", ou seja a fazer-se.
Por isso, em diferentes formas e medidas, todos os papas depois do Concílio acrescentaram o seu próprio contributo desde Paulo VI a Bento XVI.

Evidentemente, essa reforma é um longo e laborioso trabalho - não se esqueça de que ela começou há quarenta anos ! - Implica um enorme esforço e, acima de tudo uma enorme paciência, bem como a sensibilização para a necessidade de sempre estar vigilante quanto à sua correcta aplicação, mas também a humildade para ser capaz de rever aspectos - mesmo se universalmente aprovados, ou até mesmo promovidos pela actual legislação -- se estes aspectos forem problemáticos, ou até mesmo melhorá-los.
Por outro lado, quem agora acredita que o rito de Paulo VI, melhorou o de São Pio V não afirma também, mais ou menos directamente, que as normas precedentemente em vigor e vigentes deviam ser melhoradas?

Por que, então, a legislação relativa ao Novus Ordo deve ser considerada como perfeita e intocável? Numa reforma litúrgica o que interessa não é afirmar as próprias suas ideias a todo o custo, mesmo contra a evidência, mas ajudar a Igreja a adorar sempre melhor a Santíssima Trindade.
Todos, na verdade, ou quase, concordam em reconhecer que a adoração de Deus através de Jesus Cristo, no Espírito Santo é a essência e, ao mesmo tempo o fim da sagrada liturgia ou culto divino. Sendo este ponto comum a quase todos os estudiosos sérios, vê-se que precisamos de construir a partir daqui.

-Acredita, portanto, que o recente livro de seu colega Don Nicola Bux ajude a compreender a natureza teológica da liturgia?
Gagliardi: Nicola Bux dedica a este ponto fundamental, ou seja a compreensão teológica da sagrada liturgia, os dois primeiros capítulos de seu livro. Os outros capítulos são destinados, em vez disso, a analisar o estado actual da reforma litúrgica ainda em curso: a situação, mas também a história recente que levaram a ela.
Ele reconhece que "há uma batalha sobre a liturgia" (p. 45, cf. p. 50). A liturgia está sendo disputada entre tradicionalistas e inovadores - o subtítulo do livro faz referência a isso - e toda a gente está tentando puxar a água ao seu moinho, apontando os aspectos teológicos e jurídicos que interessam ao próprio caso e "reinterpretando" os dados desfavoráveis à sua tese preconcebidas. Essa atitude está localizada quer na chamada "direita" quer na chamada "esquerda". Em vez disso, Don Bux adverte: "Não faz sentido ser excessivamente ou inovadores tradicionalistas" (p. 46) e acho que todo o seu livro deve ser entendido nesta óptica.

Antes de mais, deve ser lembrado que este é um livro deliberadamente sintético, que lança sobre a mesa os temas para discutir , mais do que fornecer longos aprofundamentos sobre cada uma das questões. É um convite à reflexão, ao diálogo, ao estudo, também – se se quer - ao confronto sério entre as diferentes posições, mas tomando cuidado para que o confronto seja fundado em argumentos e não em preconceitos partidários.
É um livro que pretende ser equilibrado e convidar ao equilíbrio. "Este é um aviso para uns e para outros - escreve o Autor, a propósito de um tema particular, referindo-se aos tradicionalistas e aos inovadores - para que reencontrem o equilíbrio" (p. 63). Esta é a tentativa e a sugestão que Don Bux quer fazer com o seu volume.
A posição "Ad Orientem" ou "Versus Deum"
A posição "Ad Orientem" ou "Versus Deum" na nova forma do Rito Romano, também conhecido como "Liturgia de Paulo VI" ou "Pós conciliar" . Manteve a tradicional posição de celebrar o Santo Sacrificio do Altar. Muitos sacerdotes e bispos empolgados com a nova e oficial posição "Versus Popolum"(de frente para o povo) começavam a celebrar desta forma e assim se tornou costume em todo o mundo após o concilio Vaticano II. Deixando essa posição restrita à antiga Missa Tridentina.
Poderíamos colocar a culpa na orientação de se colocar um altar separado da parede, onde o sacerdote pudesse celebrar a Missa de frente para o povo. Assim a maioria entendeu que aquela antiga posição de celebrar estava abolida pelo novo Missal Romano. Vejamos:

"O altar maior deve ser construído separado da parede, de modo a que se possa facilmente andar ao seu redor e celebrar, nele, olhando na direcção do povo [versus populum]”. Missal 1970
Já na última Edição de 2002 essa parte foi reformada :
retomou esse texto à letra, mas, no final, acrescentou o seguinte: “Isso é desejável sempre que possível”.
Esse acréscimo foi lido por muitos como um enriquecimento do texto de 1969, no sentido de que agora haveria uma obrigação geral de construir - “sempre que possível” - os altares voltados para o povo. Essa interpretação, porém, já havia sido repelida pela Congregação para o Culto Divino, que tem competência sobre a questão, em 25 de setembro de 2000, quando explicou que a palavra “expedit” [é desejável] não exprime uma obrigação (...).” (Ratzinger, op. cit.)
No Missal Romano de Paulo VI encontramos as informações que confirmam tal ensino:
o sacerdote deve, segundo tais textos, durante a Liturgia Eucarística, “voltar-se para o povo” durante alguns actos; isto significa que, se deve voltar-se ao povo, é porque antes estava voltado ad Orientem. “Estes avisos que em certos momentos o sacerdote esteja ‘voltado para o povo’ seriam supérfluos, se o sacerdote durante toda a celebração ficasse atrás do altar e frente ao povo.” (RUDROFF, Pe. Francisco. Santa Missa, Mistério de nossa Fé. 1996).
Nunca a posição ad Orientem foi expressamente proibida por algum decreto, nem esse foi o desejo dos Padres do Concílio Vaticano II, autor da reforma litúrgica. Igualmente, essa é a forma histórica de oferecimento da Missa, observada inclusive pelos ritos orientais.
Algumas congregações Religiosas como os Legionários de Cristo, a Prelazia do Opus Dei, Cartuxos, Dominicanos etc. Celebram de modo privado e público em "Versus Deum" algumas vezes no mês ou até mesmo durante a semana.
Este assunto só veio à tona novamente após o Concílio Vaticano II, com a coragem do Papa Bento XVI, de celebrar "Versus Deum" na Capela Sistina no Vaticano. Onde foi motivo de especulação por vários sectores progressistas da Igreja Latina.
Depois da "confusão" ou "mal entendido" , em que se falava que o Papa estava errado ou misturando os ritos , veio a explicação de vários liturgistas e até mesmo de um livro que o Papa tinha escrito no seu tempo de Cardeal.
O Papa Bento XVI, veio mostrar aos bispos e sacerdotes que essa posição não deve ser suprimida ou negada. Ela pode ser feita na "Missa Nova", a instrução do missal indica isso essa posição tradicional.
Uma nota publicada, em 1993 , a Congregação para o Culto (liturgia) , em seu boletim Notitiae, reafirmou o valor de ambas as opções, celebração versus populum ou versus Deum, de modo que quaisquer dúvidas devem ser dissipadas.
“Quando o sacerdote celebra versus populum, sua orientação espiritual deveria ser sempre versus Deum per Iesum Christum [para Deus, por meio de Jesus Cristo].” (Cardeal Joseph Ratzinger, A introdução do decano do Sacro Colégio ao livro de Uwe Michael Lang, in 30 Dias )
INSTRUÇÕES PARA CELEBRAR A MISSA NOVA "VERSUS DEUM":
Momentos em que o sacerdote deve ficar de frente para os fiéis:
Terminado o canto da entrada, e estando todos de pé, o sacerdote e os fiéis fazem o sinal da cruz. O sacerdote diz: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. O povo responde: Amém.
• Voltado para o povo e abrindo os braços, o sacerdote saúda-o com uma das fórmulas propostas. Ele mesmo ou outro ministro pode, com brevíssimas palavras, introduzir os fieis na Missa do dia. (IGMR, 124)
• Outra vez no centro do altar, o sacerdote, de pé e voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, convida o povo a rezar, dizendo: Orai irmãos e irmãs etc.
O povo põe-se de pé e responde, dizendo: Receba o Senhor. Em seguida, o sacerdote, de mãos estendidas, diz a Oração sobre as oferendas. No fim o povo aclama: Amém. (IGMR, 146)
Em seguida, o sacerdote, de mãos estendidas, diz em voz alta a oração: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos...;
• terminada esta, estendendo e unindo as mãos, voltado para o povo, anuncia a paz, dizendo: A paz do Senhor esteja sempre convosco. O povo responde: O amor de Cristo nos uniu. Depois, conforme o caso, o sacerdote ou o Diácono acrescenta: Meus irmãos e irmãs saúdem-vos em Cristo Jesus. (IGMR, 154)
Terminada a oração, o sacerdote faz genuflexão, toma a hóstia consagrada na mesma missa e segurando-a um pouco elevada sobre a patena ou sobre o cálice,
• diz voltado para o povo: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor..., e, juntamente com o povo, acrescenta uma só vez: Senhor, eu não sou digno... (IGMR, 157)
Oração pós comunhão:
A seguir, de pé, junto à cadeira ou ao altar,
• voltado para o povo, o sacerdote diz, de mãos unidas Oremos, e de mãos estendidas, recita a Oração depois da Comunhão, que pode ser precedida de um momento de silêncio, a não ser que já se tenha guardado silêncio após a Comunhão. No fim da oração o povo aclama: Amém.
(IGMR, 165)
Etiquetas: ad orientem
MISSA GREGORIANA EM FÁTIMA : todos os Domingos às 17,00h na Capela do Seminário dos Marianos Rua de S.Paulo nº2
MISSA GREGORIANA EM FÁTIMA AOS DOMINGOS ÀS 17H

Desde há três anos que vem sendo celebrada a Santa Missa Gregoriana em Fátima. Avisamos pois todos os nossos amigos que a Santa Missa Gregoriana é celebrada na Capela do Seminário dos Marianos, Rua S. Paulo nº 2
Naturalmente que ficam convidados a participar .A Santa Missa Gregoriana celebra -se cada Domingo às 17 H na referida Capela.
OS SINAIS DA CRUZ FEITOS PELO SACERDOTE DURANTE O CÂNON DA MISSA Santo Tomás de Aquino (Suma Teológica, III. q.83, ad 3).
OS SINAIS DA CRUZ FEITOS PELO SACERDOTE
DURANTE O CÂNON DA MISSA
Santo Tomás de Aquino
(Suma Teológica, III. q.83, ad 3).
"O sacerdote na celebração da missa faz os sinais da cruz para evocar a paixão de Cristo, que se consumou na cruz. A paixão de Cristo realizou-se como em etapas.
1ª. A entrega de Cristo feita por Deus, por Judas e pelos judeus. Ela é simbolizada pelos três sinais da cruz, ao dizer o sacerdote as palavras: "Haec dona, haec munera, haec sancta sacrificia illibata" ("Estes dons, estas dádivas, este santo sacrifício imaculado").
2ª. A venda de Cristo. Com efeito, Cristo foi vendido aos sacerdotes, escribas e fariseus. Para simbolizá-la, o celebrante faz de novo três sinais da cruz, dizendo: "benedictam, adscriptam, ratam" ("abençoada, confirmada, ratificada"). Ou para expressar o preço da venda, a saber trinta denários. E se acrescentam dois sinais da cruz, ao se pronunciar as palavras: "ut nobis Corpus et Sanguis" ("a fim de se tornar para nós o Corpo e o Sangue"), para significar a pessoa de Judas que vendeu e a de Cristo que foi vendido.
3ª. A prefiguração da paixão de Cristo feita na ceia. Para designá-la, fazem-se uma terceira vez dois sinais da cruz, um na consagração do Corpo e o outro na do Sangue, quando em ambos os casos se diz a palavra "benedixit" ("abençoou").
4ª.A própria paixão de Cristo. Por isso, para simbolizar as cinco chagas, traçam-se uma quarta vez cinco cruzes, ao se proferirem as palavras: "hostiam puram, hostiam sanctam, hostiam immaculatam, panem sanctum vitae aeternae, et calicem salutis perpetuae" ("hóstia pura, hóstia santa, hóstia imaculada, o pão santo da vida eterna e o cálice da salvação perpétua").
5ª. Os suplícios do corpo e o derramamento do sangue, e o fruto da paixão são simbolizados por meio das três cruzes traçadas com as palavras: "corpus et sanguinem sumpserimus, omni benedictione" ("a fim de que recebendo o corpo e sangue sejamos repletos de toda bênção").
6ª. A tríplice oração que Cristo fez na cruz, uma pelos pecadores, quando disse: "Pai, perdoai-lhes", a segunda para livrar-se da morte, quando disse: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" e a terceira se refere à obtenção da glória, quando disse: "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito". Para significar isso, fazem-se três cruzes com as palavras: "sanctificas, vivificas, benedicis" ("pela qual santificais, vivificais, abençoais").
7ª. As três horas em que Cristo esteve pregado na cruz, isto é, da hora sexta à nona. Para simbolizar isto, traçam-se três cruzes com as palavras: "per ipsum, et cum ipso et in ipso" ("por ele, e com Ele e n’Ele").
8ª. A separação da alma e do corpo é representada por duas cruzes feitas em seguida fora do cálice.
9ª. A ressurreição realizada no terceiro dia. É simbolizada por três cruzes traçadas com as palavras: "Pax domini sit semper vobiscum" ("A paz do Senhor esteja sempre convosco").
Em poucas palavras, pode-se dizer que a consagração deste sacramento e a aceitação do sacrifício e de seus frutos procedem da força da cruz de Cristo. Por isso, todas as vezes que se faz menção de uma destas coisas, o sacerdote traça uma cruz"
Fonte:S.Pio V
DIFUSÃO DA SANTA MISSA GREGORIANA NO MUNDO.
Fraternity of Christ the Priest, Spain
by Shawn TribeThe blog of the Fraternity of Christ the Priest and Mary the Queen in Spain has posted images from April 25th of a procession with litany, followed by Mass.
Solemn Mass in the Usus Antiquior at the Lateran [Update]
by Gregor KollmorgenBack in February I had mentioned three important Masses to be celebrated according to the usus aniquior in Italy in March and April. We have already seen images of the first of them, the ordination of five priests for the Franciscans of the Immaculate (FFI) by Archbishop Raymond Burke in Tarquinia.
Yesterday now, the Superior of the FFI, Fr Stefano Maria Manelli, celebrated Solemn Mass in the Cathedral of the Pope, the Archbasilica of St. John Lateran, on the occasion of the Octocentennial of the Approbation of the Rule of St. Francis by Innocent III on 16 April 1209. This took place in the context of the Chapter of Mats, a Conference of the Ministers General of the First Order and the TOR of the Franciscans (Friars Minor, Conventuals, and Capuchins) to celebrate this Octocentennial. Here are some images of the Mass, by way of our friends at Rinascimento Sacro.
Yesterday now, the Superior of the FFI, Fr Stefano Maria Manelli, celebrated Solemn Mass in the Cathedral of the Pope, the Archbasilica of St. John Lateran, on the occasion of the Octocentennial of the Approbation of the Rule of St. Francis by Innocent III on 16 April 1209. This took place in the context of the Chapter of Mats, a Conference of the Ministers General of the First Order and the TOR of the Franciscans (Friars Minor, Conventuals, and Capuchins) to celebrate this Octocentennial. Here are some images of the Mass, by way of our friends at Rinascimento Sacro.






The Extraordinary Form of the Roman Rite at the "Cattolica"
by Nicola De Grandi
Yesterday, November 17th, the Extraordinary Form of the Mass in the Roman Rite was celebrated in the Major Chapel of the Università Cattolica of Milan.
One year ago, the NLM reported about the first E.F. Mass,, celebrated by the former general Ecclesiastical Assistant, Msgr. Ambrosio, later appointed Bishop of Piacenza.
Now, thanks to the generosity of the new Ecclesiastical Assistant, Msgr. Lanza, the celebration has been made regular: every third Monday of each month Fr. Ferdinando Citterio will celebrate Mass for students, professors, and other faithful interested.
Here are some pictures from the Mass celebrated yesterday:

Solemn Mass in Regensburg
by Gregor Kollmorgen A while ago we mentioned the general assembly of the German usus antiquior society, Pro Missa Tridentina, held in Regensburg.Now a video has become available of the Solemn Mass sung on that occasion by Fr. Axel Maußen, District Superior of FSSP in Germany, in the Old Chapel of Regensburg.
First Usus Antiquior Mass Offered by Spanish Bishop
by Gregor KollmorgenThis 15th of January H.E. The Most Rev. Manuel Ureña Pastor, Archbishop of Saragossa, celebrated a solemn requiem in the usus antiquior in the parish church of Epila in his diocese. This is the first time a Spanish bishop has offered the holy sacrifice of the Mass in the Extraordinary Form in Spain since the promulgation of Summorum Pontificum. The Mass, which was also concluding the restauration works which had been carried out in the church, was attended by 1,200 faihtful, including various government representatives. The Misa de Réquiem by Mariano Rodríguez de Ledesma was sung. Msgr. Ureña had celebrated a burial according to the usus antiquior books in the same church last year, cf. NLM article here.





Photos and information: Una Voce Málaga.





Photos and information: Una Voce Málaga.
Solemn Mass (Usus Antiquior) in the Pantheon Commemorates Giovanna of Savoy
by Shawn TribeIt was widely reported on various sites that a Solemn Mass in the usus antiquior was to be offered in the Basilica of S. Maria ad Martyres (i.e. the Roman Pantheon) on the 28th of February of this year. The Mass was being offered in commemoration of the tenth anniversary of the passing of Giovanna of Savoy and was being hosted by the "Associazione Mafalda e Giovanna di Savoia", which organization exists to promote the cause of her beatification and canonization, and "Rinnovamento nella Tradizione".
Present at the Mass were various dignitaries, including Principe Amedeo di Savoia Aosta, and his wife, Principessa Silvia, Honorary President of the Associazione Mafalda e Giovanna di Savoia. A representative of the mayor of Rome was in attendance, as were members of the Order of the Poor Knights of Christ, including their Grand Master, Dom Marcello Alberto Cristofani della Magione.
The Mass was offered by Don Riccardo Petroni, a priest of the Roman diocese, and ecclesiastical assistant to the association Familia Christi.
The following photos were published on the website of Rinnovamento nella Tradizione and sent to the NLM by the same.
Present at the Mass were various dignitaries, including Principe Amedeo di Savoia Aosta, and his wife, Principessa Silvia, Honorary President of the Associazione Mafalda e Giovanna di Savoia. A representative of the mayor of Rome was in attendance, as were members of the Order of the Poor Knights of Christ, including their Grand Master, Dom Marcello Alberto Cristofani della Magione.
The Mass was offered by Don Riccardo Petroni, a priest of the Roman diocese, and ecclesiastical assistant to the association Familia Christi.
The following photos were published on the website of Rinnovamento nella Tradizione and sent to the NLM by the same.
The full gallery of photos may be seen here.
The full report written by Rinnovamento nella Tradizione may be read here.
First Usus Antiquior Mass Offered at Thomas More College
by Shawn TribeLate in August we made mention here of the fact that Thomas More College in New Hampshire was introducing the usus antiquior into the campus liturgical life. This was to be inaugurated on October 7th, the Feast of Our Lady of the Rosary.
In follow-up to that announcement, we are pleased to present some photos from that Mass.
In follow-up to that announcement, we are pleased to present some photos from that Mass.
Extraordinary Form at the Pontifical North American College
by Gregor Kollmorgen
John Paul Sonnen of Orbis catholicus has very encouraging news about this morning's Holy Mass in the extraordinary form of the Roman rite at the Pontifical North American College in Rome. Read about it here. An excerpt:
Over sixty seminarians were present, including the Rector and some staff. After the Mass the seminarians had a lot to say as one student remarked: "A first and it was very nice and hope we can see some more of it..." while another smiled and noted with emotion: "Coolest Mass I ever saw!"Fr. Benjamin Durham's FSSP first day in Finland had more than 20 people attending the Mass in Saint Henry's Cathedral, Helsinki, Finland. More Masses in the coming days, click here.
Jura Jukola otti kuvia messusta / took some pictures:


Extraordinary Form at Blackfriars Oxford - Photos
by Fr Lawrence Lew, O.P.As promised, here are more photos from the Oxford Martyrs' Mass which took place on 25 October in Blackfriars, Oxford. The photos were taken by Mr Martin Beek, who is a friend of mine. As always, click on the photos to view a larger version.
On previous NLM posts we have discussed the use of heraldry on liturgical vestments. Note that the sub-deacon's alb is embroidered with the arms of the Dominican order.
Seated at the Sedilia during the polyphonic 'Gloria' from Victoria's 'Missa trahe me post te'. Note that the Dominicans are vested with an apparelled amice.
The Epistle was from Apocalypse 7:13-17, sung by the sub-deacon, fra' Lawrence Lew OP.
The deacon, fra' David Rocks OP gives the Evengeliarum to the sub-deacon to support as he sings Luke 2:9-19.
The Dominican servers are wearing old linen English surplices which were used in Blackfriars Oxford. They are popularly called 'angel's wings'.
Bishop William Kenney CP, with an Oratorian brother and a Dominican father approach the Altar for Holy Communion.
The Dominican friars come up for Holy Communion.
Fr Dominic Jacob, Cong. Orat. gives the blessing at the end of Holy Mass.
The photo above is used, courtesy of Mr Joseph Nunan.
"Deus, qui verae fidei et Sedis Apostolicis primatui propugnando beatos Martyres tuos Edmundum ejusque socios invicta fortitudine roborasti: eorum precibus exoratus, nostrae, quaesumus, infirmitati succurre, ut fortes in fide reistere usque in finem valeamus. Per Dominum nostrum."
'O God, Who, for the maintenance of the true faith and the primacy of the Apostolic See, did strengthen Your blessed Martyrs Edmund and his companions with invincible fortitude: grant we beseech You, that You would hear our prayers and help our weakness, so that being made strong in faith, we may be able to resist the enemy even to the end. Through Christ our Lord.'
- Collect for the Mass of the Blessed Martyrs of Oxford University.
Assinar:
Postagens (Atom)