sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bispos anunciam ereção do Ordinariato inglês e dão mais detalhes Estabelecimento de um Ordinariato Pessoal na Inglaterra e em Gales. Durante sua visita ao Reino Unido em setembro, Sua Santidade o Papa Bento XVI foi, portanto, ao ponto ao destacar que a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus: "…deveria ser vista como um gesto profético que pode contribuir positivamente para o desenvolvimento das relações entre Anglicanos e Católicos. Ajuda-nos a fixar nosso olhar na meta última de toda atividade ecumênica: a restauração da comunhão eclesial plena em cujo contexto a troca mútua de dons de nossos respectivos patrimônios espirituais serve de enriquecimento para todos nós”.

 

Muito se alcançou ao longo de muitos anos como resultado do diálogo e das relações ecumênicas frutuosas que se desenvolveram entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana. Obedientes à oração do Senhor Jesus Cristo ao seu Pai Celestial, a unidade da Igreja segue sendo um constante desejo na visão e na vida de Anglicanos e Católicos. A oração pela Unidade Cristã é a oração pelo dom da comunhão plena de uns com os outros. Nunca devemos nos cansar de rezar e trabalhar para este objetivo.

Durante sua visita ao Reino Unido em setembro, Sua Santidade o Papa Bento XVI foi, portanto, ao ponto ao destacar que a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus: "…deveria ser vista como um gesto profético que pode contribuir positivamente para o desenvolvimento das relações entre Anglicanos e Católicos. Ajuda-nos a fixar nosso olhar na meta última de toda atividade ecumênica: a restauração da comunhão eclesial plena em cujo contexto a troca mútua de dons de nossos respectivos patrimônios espirituais serve de enriquecimento para todos nós”.

Faz um ano desde que a Constituição Apostólica foi publicada. A iniciativa do Papa provê o estabelecimento de Ordinariatos pessoais como um dos meios pelos quais os membros de tradição anglicana podem buscar a fim de ingressarem na comunhão plena com a Igreja Católica. Como o Santo Padre declarou naquela ocasião, ele respondia a pedidos por ele recebidos “repetida e insistentemente” da parte de grupos de anglicanos desejosos de “ser recebidos na plena comunhão individualmente e também corporativamente”. Desde então, ficou claro que um número de clérigos anglicanos e seus fiéis de fato desejam tornar seu desejo de plena comunhão eclesial com a Igreja Católica uma realidade na estrutura de um Ordinariato.
 
Em colaboração com a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) em Roma, os Bispos da Inglaterra e de Gales vêm preparando o estabelecimento de um Ordinariato no começo de janeiro de 2011. Embora possa haver dificuldades práticas nos próximos meses, os Bispos estão trabalhando a fim de superá-las a nível nacional e local.

Cinco bispos anglicanos que pretendem ingressar no Ordinariato já anunciaram sua decisão de renunciar ao ministério pastoral na Igreja da Inglaterra a partir de 31 de dezembro de 2010. Eles entrarão na plena comunhão com a Igreja Católica no começo de janeiro de 2011. Durante o mesmo mês, espera-se que o Decreto estabelecendo o Ordinariato será publicado e o nome do Ordinário anunciado. Logo em seguida, aqueles ex-bispos anglicanos não aposentados, cujos pedidos de ordenação foram aceitos pela CDF, serão ordenados para o Diaconato e o Sacerdócio Católicos para o serviço no Ordinariato.

Espera-se que os ex-bispos anglicanos aposentados, cujos pedidos de ordenação foram aceitos pela CDF, sejam ordenados para o Diaconato e o Sacerdócio Católicos antes da Quaresma. Isto lhes permitirá, juntamente com o Ordinário e os outros ex-bispos anglicanos, assistir a preparação e a recepção de ex-clérigos anglicanos e seus fiéis na comunhão plena com a Igreja Católica durante a Semana Santa.

Antes do começo da Quaresma, os clérigos anglicanos com grupos de fiéis que decidiram entrar no Ordinariato começarão um período de intensa formação para ordenação como sacerdotes católicos.

No começo da Quaresma, os grupos de fiéis juntamente com seus pastores serão inscritos como candidatos ao Ordinariato. Então, numa data a ser acordada entre o Ordinário e o Bispo diocesano local, eles serão recebidos na Igreja Católica e confirmados. Isto provavelmente ocorrerá ou na Semana Santa, na Missa da Quinta-feira Santa na Ceia do Senhor, ou durante a Vigília Pascal. O período de formação para os fiéis e seus pastores continuará até Pentecostes. Até lá, estas comunidades serão atendidas sacramentalmente por clérigos locais conforme determinado pelo Bispo diocesano e pelo Ordinário.

Por volta de Pentecostes, os ex-padres anglicanos, cujos pedidos de ordenação foram aceitos pela CDF, serão ordenados para o Sacerdócio Católico. Isto será precedido pela Ordenação Diaconal num determinado momento durante o Tempo Pascal. A formação em teologia católica e prática pastoral continuará por um tempo apropriado depois da ordenação.

Respondendo generosamente e oferecendo uma calorosa acolhida àqueles que buscam a plena comunhão eclesial com a Igreja Católica dentro do Ordinariato, os Bispos sabem que os clérigos e os fiéis que estão nesta jornada de fé trarão seus próprios tesouros espirituais que irão enriquecer ainda mais a vida espiritual da Igreja Católica na Inglaterra e Gales. Os bispos farão tudo que puderem para garantir que haja uma colaboração efetiva e imediata com o Ordinariato tanto a nível diocesano quanto paroquial. 

Finalmente, com as bênçãos e o encorajamento que receberam da recente Visita do Papa Bento, os Bispos Católicos da Inglaterra e de Gales estão determinados a continuar com o diálogo com outras Igrejas e Comunidades Eclesiais Cristãs naquela jornada em direção à comunhão na fé e à plenitude da unidade pela qual Cristo rezou.

Tradução: OBLATVS