sexta-feira, 20 de março de 2020

Orientações pastorais neste tempo do coronavírus


Qui, 19/03/2020 14:31
  • clero@leiria-fatima.pt
Oração do Rosário hoje unidos ao Papa.docx
69 KB

Caros padres,
Neste tempo de emergência sanitária, em que, como Jesus no deserto, somos chamados a estar no “deserto" das nossas casas unidos a Ele e cheios do Espírito Santo, venho dar as seguintes informações e recomendações:
1. As iniciativas relativas às "24 horas para o Senhor” devem ser completamente canceladas, convidando as pessoas a ficar em casa e a fazerem oração no seu ambiente doméstico.
2. Hoje, solenidade de São José, às 21 horas, por iniciativa da Conferência Episcopal Italiana a que aderiu o Santo Padre e a Conferência Episcopal Portuguesa, pessoas individuais, famílias e comunidades religiosas são convidadas a fazer a oração do rosário, pelas intenções e necessidades da situação actual (ver notícia anexa).
3. Como no passado domingo, também nos próximos domingos, o Senhor Bispo celebra a missa na capela da casa episcopal, às 10h30, sendo transmitida por internet no facebook da Diocese. Podeis informar e convidar os fiéis a acompanhar a celebração a partir das suas próprias casas.
4. Os padres que celebram a missa e a transmitem por internet, seja ao domingo ou de semana, façam-no sozinhos ou apenas com uma ou duas pessoas, sem descurar em nada as recomendações das autoridades de saúde.
5. Quanto ao tríduo pascal, celebrações e visita pascal, ainda não sabemos o que se pode fazer.  O mais provável é que não se possam realizar com a comunidade cristã. Assim que possível daremos alguma orientação.
Usemos com criatividade e zelo o telefone e os meios de comunicação para nos fazermos próximos das pessoas e lhes levarmos a luz e conforto da palavra de Deus e de uma palavra amiga.
Os meus cordiais cumprimentos com votos de que saibamos crescer espiritual e apostolicamente com este tempo de dura prova.
Padre Jorge Guarda




.....................................................................
Esta mensagem foi enviada para a lista de emails de todo o clero da diocese de Leiria-Fátima. Se identificar alguma inconformidade ou pretender mais informações, queira contactar o Gabinete de Informação e Comunicação.
.....................................................................