- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
2. Percebo em muitos um desejo de imitar o Santo Padre, mas sentem-se constrangidos a não agir por várias razões:
a) o equívoco de considerar certos sinais realçados pelo Papa mera expressão de seu gosto pessoal, sem bases teológicas e litúrgicas sérias.
b) o receio de serem motivo de comentários depreciativos da parte dos colegas ou mesmo dos fiéis, o que acho pouco provável no caso dos últimos.
c) o medo de desagradar o bispo; o que, no caso de Campos carece de fundamento. Dom Roberto é um bispo de doutrina sólida, piedade eucarística acentuada, humildade sem afetação e de leitura assídua dos textos dos papas; além de que me visitou inúmeras vezes e celebrou a Santa Missa com a Cruz e as sete velas, que lhe cabem como Bispo Diocesano, sobre o altar. A disposição lhe pareceu tão natural que nem mesmo mereceu comentário de sua parte.
3. Se vale um testemunho pessoal, permitam-me dizer: hoje me falta algo quando não há uma cruz sobre o altar, e estou certo de que se a remover, faltará também aos fiéis. Umas poucas experiências serão suficientes para convencer da oportunidade deste simples acréscimo, que como disse Mons. Bux não é acessório mas icónico.
Fonte: Oblatvs