- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Catedral de Westminster solene Missa Pontifical tradicional celebrada em latim
Pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos
Durante sua homilia, o Cardeal Castrillón disse : "A Santa Sé está consciente do vosso amor pelo Forma Extraordinária da Missa ... a minha visita hoje e a minha celebração desta Missa Pontifical no rito Romano Clássica é uma indicação do meu apoio pessoal para os vossos dignos objectivos e também do desejo da Santa Sé de se identificar com eles”.
A multidão de fiéis deram uma demonstração maravilhosa de «participação activa» quando cantaram as suas partes com entusiasmo . Durante sua homilia, o Cardeal Castrillón disse ainda: "Todos nós, sacerdotes e fiéis, somos chamados a unir-nos e a oferecer os nossos sofrimentos unidos aos de Cristo. Esta é a mais fundamental dimensão da "participação activa" na Missa "
Após a conferência de imprensa o cardeal foi conduzido à Catedral de Westminster Hall, onde abordou o LMS Assembléia Geral Ordinária. Alguns destaques do discurso que proferiu foram: " Papa Bento XVI conhece e aprecia profundamente a importância do antigo rito litúrgico para a Igreja ... É por isso que ele publicou um documento jurídico - um Motu Próprio - que estabelece liberdade legal para os mais velhos ritos em toda a Igreja . É importante compreender que Summorum Pontificum cria uma nova realidade jurídica na Igreja. "