quarta-feira, 10 de dezembro de 2008


Dietrich von Hildebrand
Este não é apenas o conselho da tradição cristã, que deveria ser respeitados por piedade; mas está enraizado na natureza humana. O recolhimento é a base necessária para a verdadeira comunhão da mesma forma que a contemplação proporciona a base necessária para a verdadeira acção na vinha do Senhor. Um tipo superficial de comunhão - a camaradagem jovial de uma questão social - remete-nos para a periferia. A comunhão realmente cristã faz-nos entrar nas profundidades espirituais.

O caminho para uma verdadeira comunhão cristã: Reverência .. Recolhimento .. Contemplação

Claro que devemos lamentar um excessivo e sentimental devocionismo e reconhecer que muitos católicos o praticaram. Mas o antídoto não é uma experiência de comunidade como tal, assim como a cura para a pseudo-contemplação não é a actividade propriamente dita. O antídoto deve incentivar a verdadeira reverência , a uma atitude de recolhimento autêntico e devoção contemplativa a Cristo. Só a partir desta atitude pode ter lugar uma verdadeira comunhão em Cristo.

As leis fundamentais da vida religiosa que governam a imitação de Cristo, a transformação em Cristo, não se mudam de acordo com o humor e hábitos do momento histórico. A diferença entre uma experiência de comunidade superficial e uma experiência de comunidade profunda é sempre a mesma. O recolhimento e a adoração contemplativa de Cristo - que só a reverência torna possível - será a base necessária para uma verdadeira comunhão com os outros em Cristo em cada era da história humana.