- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
domingo, 5 de abril de 2009
Bento XVI "A universalidade inclui o mistério da Cruz. O Reino de Cristo passa pela Cruz e abre à universalidade"
Sob um tépido sol primaveril, uma numerosa assembleia de jovens e adultos participou neste Domingo de manhã, na Praça de São Pedro, na celebração de Ramos, presidida pelo Papa, em coincidência com a Jornada da Juventude, este ano a nível diocesano. Presente uma delegação de jovens de Sidney e outra de Madrid: para a transmissão da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude à diocese onde esta terá lugar, em Agosto de 2011.
No final da Missa, por volta do meio-dia, Bento XVI, para além das saudações aos variados grupos de peregrinos presentes, evocou a Jornada promovida pela ONU para sensibilizar sobre o problema das minas anti-pessoa. Recordou também, de modo sentido, os muitos africanos que perderam a vida, na semana passada, nas águas do Mediterrâneo, quando tentavam alcançar as costas da Europa. Para além da urgência de estratégias coordenadas entre a União Europeia e os países africanos, o Papa sublinhou a necessidade de as populações africanas, apoiadas pela comunidade internacional, se libertarem da miséria e das guerras.
Na homilia da Missa, comentando o episódio da entrada de Jesus em Jerusalém, aclamado pela multidão que canta “Bendito o Reino que vem”, Bento XVI interrogou-se sobre o verdadeiro significado deste “Reino” que Jesus nos trouxe:
“Mas nós, compreendemos nós verdadeiramente a mensagem de Jesus, Filho de David? Compreendemos que coisa é o Reino de que nos falou no interrogatório diante de Pilatos. Compreendemos o que significa que este Reino não é deste mundo? Ou porventura desejamos, pelo contrário, que seja deste mundo?”
Evocando a resposta de Jesus àqueles que, no Evangelho segundo São João, queriam ver Jesus, naquele Páscoa, em Jerusalém – “Se o grão de trigo, caído em terra, não morre, permanece só; mas se morre, produz muito fruto”, observou o Papa:
“Podemos assim reconhecer duas características essenciais deste Reino. A primeira é que este Reino passa através da cruz. É por se dar totalmente, que Jesus pode, como Ressuscitado, pertencer a todos e tornar-se presente a todos.”
“Na santa Eucaristia recebemos o fruto do grão de trigo morto, a multiplicação dos pães que prossegue até ao fim do mundo e em todos os tempos”.
“A segunda característica diz: o seu Reino é universal. Cumpre a antiga esperança de Israel: esta realeza de David já não conhece fronteiras. Estende-se de mar a mar – como diz o profeta Zacarias – ou seja, abraça o mundo inteiro”.
“Mas isto é só possível porque não é uma realeza de um poder político, mas baseia-se unicamente na adesão livre do amor – um amor que, pela sua parte, responde ao amor de Jesus Cristo que se deu por todos”.
“Temos que aprender sempre de novo ambas as coisas – acima de tudo a universalidade, a catolicidade. Esta significa que ninguém pode pôr como absoluto a si mesmo, a sua cultura e o seu mundo. Isto exige que todos nos acolhamos uns aos outros, renunciando a algo do que é nosso.
A universalidade inclui o mistério da cruz – a superação de si mesmo, a obediência à palavra comum de Jesus Cristo, na Igreja comum. A universalidade é sempre uma superação de si mesmo, renúncia a algo de pessoal. A universalidade e a cruz vão pari passu. Só assim se cria a paz”.
Dirigindo-se antes de mais aos jovens presentes, o Papa advertiu que, falando do grão de trigo, Jesus formula “a lei fundamental da existência humana”.
“Quem pretende ter a sua vida para si, viver só para si mesmo, atar tudo em si explorando todas as possibilidades – é precisamente esta pessoa que perde a vida. Esta torna-se aborrecida e vazia. Só no abandono de si mesmo, só no dom desinteressado do eu a favor do tu, só no sim à vida maior, própria de Deus, é que também a nossa vida se torna ampla e grande”.
Tudo isto porque – observou ainda o Papa - “amar significa desapegar-se de si mesmo, doar-se”, libertar-se de si mesmo, “olhar em frente, para o outro – para Deus e para os homens que Ele me manda”.
“De uma vida recta faz parte também o sacrifício, a renúncia. Quem promete uma vida sem este dom de si, sempre renovado, engana as pessoas. Sem sacrifício, não existe uma vida realizada. Se lanço um olhar retrospectivo sobre a minha vida pessoal, devo dizer que os momentos grandes e importantes da minha vida foram precisamente aqueles em que disse sim a uma renúncia”.
“Tocamos aqui o maravilhoso mistério do amor de Deus, a única verdade realmente redentora. Mas tocamos também a lei fundamental, a norma constitutiva da nossa vida: sem o sim à Cruz, sem caminhar em comunhão com Cristo dia a dia, a nossa vida não é uma vida bem sucedida”. “Quem dá a vida – quotidianamente, nos pequenos gestos que fazem parte da grande decisão – é este que a encontra. É uma verdade muito exigente, mas também profundamente bela e libertadora” – conclui o Papa. “Queira o Senhor abençoar este caminho”.