sábado, 8 de janeiro de 2011

Recordando o Bispo Emérito de Anápolis, Dom Manoel Pestana Filho que hoje faleceu , nosso Blog lhe presta a mais sentida homenagem recordando a sua palavra em várias entrevistas que a seguir publicamos e Pedimos a Deus que o recompense por todo o bem que fez.

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Henrique Morgantini
Próximo de completar 79 anos, o Bispo Emérito de Anápolis, Dom Manoel Pestana Filho, representa hoje um dos mais importantes nomes da Igreja Católica em Goiás. Nessa entrevista, o sacerdote explica o que tem feito desde que deixou o comando da Diocese. "Continuo dando aula no seminário, no curso de Filosofia e atendo três capelas da periferia". Dom Manoel conta de maneira simples e cativante a sua trajetória de vida, desde a infância em Santos (SP) até o momento que decidiu ir para o seminário e os primeiros meses em Anápolis. "Eu cheguei aqui praticamente de pára-quedas. Fiquei sabendo pouco tempo antes de vir que o Papa me havia designado para Anápolis", diz. Ele lembra que no início trabalhou bastante para a formação de novos religiosos. "Foi uma experiência dura", recorda. Dom Manoel fala sobre fé, explica a campanha da fraternidade desse ano que defende a Amazônia e analisa a importância da vinda do Papa Bento XVI ao Brasil e a canonização de Frei Galvão. "A canonização mostra que a santidade, a perfeição da vida cristã, não é algo impossível". Sobre o Papa, ele completa: "A vinda do Papa pode ajudar muito a própria Igreja superar problemas que está tendo agora". A seguir confira os melhores trechos da entrevista.

O senhor se ‘aposentou’ em 2004, mas continua trabalhando?
Estou aposentado sob certo aspecto porque eu continuo dando aula no seminário, no curso de Filosofia e atendo três capelas da periferia, naquela área do Daia e proximidade. E faço outras coisas ainda, eu escrevo e atendo às pessoas que me procuram.
O senhor nasceu em Santos, mas está aqui há 27 anos. Nesse tempo todo, quais as mudanças que o senhor viu a cidade passar do ponto de vista da Igreja Católica?
Olha, na verdade eu cheguei aqui praticamente de pára-quedas. Fiquei sabendo pouco tempo antes de vir que o Papa me havia designado para Anápolis. Eu tinha passado uma vez aqui, em 1970, quando do Congresso Eucarístico de Brasília. Eu não tinha muita idéia. Vi apenas, naquela noite, algumas luzes. Mas, eu logo que soube da nomeação fui procurar as fontes que eu tinha à disposição, era inclusive aquela enciclopédia dos municípios, para ver onde era Anápolis, o que era Anápolis e todos os municípios pequenos que giravam em torno da cidade do ponto de vista eclesiástico. Depois eu vim pra cá. Fui recebido de uma maneira muito cordial, muito simpática, e começamos então a luta. E foi uma luta mesmo desde o começo. Agora a preocupação mais imediata que eu tive foi com o clero porque nós tínhamos apenas nove sacerdotes diocesanos, ligados diretamente ao bispo. E era muito pouco porque se falava em 550 mil habitantes em toda a região. Eu pensei, podem me chamar de general, mas general sem soldados. O que eu vou fazer aqui? Assim começamos o seminário, em 1980. Foi uma aventura, começando na casa do bispo mesmo. Cada apartamento que havia lá foi preenchido por cinco estudantes que vieram de vários lugares, principalmente norte e nordeste. Havia apenas um rapaz que morava aqui, mas era oriundo de Minas Gerais. Foi uma experiência dura porque recebemos até candidatos que haviam terminado o colegial e começamos. Desses aí que iniciaram uns 20 estão hoje trabalhando no norte e nordeste. Fizeram apenas a filosofia. Aos poucos foram chegando outros aqui da região. Hoje nós temos mais de 40 sacerdotes que começaram aqui e são daqui.
O senhor está contando uma história que é de luta. A igreja tem essa função de ocupar brechas, espaços que a sociedade está em falta?
Claro que tem. Nós não evangelizamos o homem abstrato, nós evangelizamos o homem concreto. E antes de eu pregar para um filho que está morrendo de fome eu preciso arranjar um prato de comida para ele. A mesma coisa se trata em relação à dignidade humana porque um homem que perde o respeito por si mesmo não se interessa por coisa nenhuma. Então as coisas não foram fáceis. Em Santos o clima era mais agitado. Era aquele tempo das grandes greves no porto que significaram um alarde para o Brasil todo.
Fale um pouco mais sobre sua vida. Existiu um momento quando o senhor foi chamado para seguir esse caminho na Igreja?
A nossa família era pobre. Papai trabalhava no porto de Santos, nas docas. Meu avô era da estiva e sempre esteve no sindicato da categoria, desde a sua fundação. Nós não passávamos fome, mas era uma vida bastante sacrificada. E éramos muito religiosos, íamos sempre à missa, sempre tivemos uma fé muito grande. Eu participava, mas nunca me interessei por vocação. Tanto é que nunca fui coroinha. Fui uma criança que comungou aos seis anos e meio de idade. E um dia eu estava em uma escola pública e a professora chegou, olhou para mim, e disse ‘eu vi o Pestana rezando hoje na Igreja de São José, esse menino vai acabar padre ou frade’. E eu dei um berro, falei ‘não!’. Aí todo mundo começou a rir. Engraçado... Essa foi uma coisa estranha. Porque mais tarde, quando eu já era sacerdote, tinha voltado de Roma onde havia estudado teologia, lá em Santos eu estava com um diretor da faculdade de filosofia e o vigário da paróquia me chamou para celebrar uma missa. Eu fui lá e era a missa de sétimo dia da minha professora. Eu parei bastante chocado e disse ‘olha, foi ela mesma que me chamou’. Mas com nove anos de idade alguns padres missionários me quiseram levar para o seminário. Mamãe e papai não deixaram. Quer dizer, não foi estimulo da minha casa. Papai achava que eu era criança demais para poder pensar em uma coisa dessas.
Em uma decisão séria como essa?
Isso. Aos 12 anos um vigário voltou a lembrar. Ele disse ‘você vai ou não vai?’. Eu pedi que ele falasse com mamãe porque ela não tinha deixado alguns anos atrás. Dessa maneira entrei no seminário de Pirapora. Fui educado durante seis anos por padres holandeses e belgas e alguns brasileiros. Mas era uma formação muito séria. Quando se vai hoje ao que restou dos grandes seminários de Pirapora ficamos impressionados com o que restou. Da biblioteca, por exemplo. Os museus ou então os laboratórios. Tínhamos laboratório de química e de física. Não era brincadeira. E não fazíamos outra coisa a não ser rezar, estudar e jogar futebol ou vôlei.
Durante a sua formação o senhor passou por momentos de crise?
No começo eu tive problemas não só por causa da objeção dos meus pais, mas porque eu tinha sonhos como qualquer criança. Eu gostava de matemática e imaginei ser algum dia engenheiro ou algo parecido. De repente larguei tudo isso. Estudei matemática, lógico, fui até professor de álgebra mais tarde. Eu era o primeiro de dez irmãos; três já haviam morrido. Então eu via a vida que meus irmãos levavam e dizem que padre não entende família porque é celibatário. Isso não tem sentido porque eu não nasci de um ovo chocado no deserto. Então minha vida foi normal, de uma família normal. Mas eu tinha que escolher. Eu tinha o pé no chão e, apesar de criança, eu queria. E o que me ajudou muito foi o auxílio de um padre que era o consultor espiritual para a gente. Nós conversamos uma vez por mês e ele acompanhava a nossa evolução. Lembro que uma vez sofri uma decepção muito grande. Achava que todos eram irmãos, mas depois a gente encontra lá [no seminário] um monte de moleques bem diferentes. Eu então fui chorando, tinha 13 anos, e disse que iria embora. Eu queria passar para outro seminário. Então ele me ouviu e disse ‘você pode ir, mas você tem que pensar, você nunca se perdoará por ter sido covarde’. Aí eu parei e depois saí de lá chorando, inclusive. Encontrei o reitor e ele me confortou. Isso foi uma crise de choque de cultura e de educação. Depois mais tarde, ao estudar a filosofia, tive uma crise de fé. Estudei muito. Tinha uns 17 anos. E eu me lembro que o que me ajudou muito foi descobrir diferentes aspectos do cristianismo.
O questionamento da fé é fundamental para reafirmar a certeza na crença?
Eu não tenho dúvidas. Caso a gente não tenha uma crise existencial não teremos uma segurança para reafirmar a decisão. Não é que não vai haver depois problemas. Quando se monta um prédio ele passa por uma fase de reajustes. Ou seja, a intensidade do vento, um movimento qualquer. E é isso que acontece. E se não tiver consistência ele cai. Eu não acredito muito em uma vocação que não passou por uma crise existencial.
Qual a importância da campanha fraternidade e por que a Igreja escolheu esse tema de defesa da Amazônia?
Na Bíblia quando se fala na criação do mundo Deus fala que é preciso trabalhar a terra e submetê-la. Quer dizer, Deus entrega ao homem a natureza para que ele a administre. É claro que há um código, que é o fundamento de toda a moral. Mas na verdade a função do homem é colocar a terra a seu serviço. Mas não a serviço de suas paixões e loucuras. Bem, isso já é algo interessante, o que está acontecendo hoje com a Nova Era. Tenta-se resolver o problema da ecologia simplesmente divinizando a matéria. Houve um grupo religioso nos EUA que na perspectiva do terceiro milênio eles estavam convencidos que o homem é o grande inimigo da natureza e, portanto, o que ele melhor pode fazer é se matar. E eles proclamaram que essa era a contribuição religiosa deles. Eles falavam em mãe terra, uma divindade que eles adoravam. O cristianismo deu a terra para serviço do homem. Isso que é matéria geral está nos agoniando. O Amazonas está sendo destruído.
Qual a relação da Igreja em Anápolis com a política?
De um modo geral a Igreja tem sempre restrições. Não a política enquanto política, mas a política enquanto uma realidade atual. Um ex-ministro da Educação da França dizia que a política sempre tem algo satânico. E todo poder corrompe. Então é um grande perigo e a dificuldade é ter gente que governa sem se aproveitar do cargo. Ou então que seja capaz de governar sem governar. Como diria Cícero, em favor de suas coisas. Essa é a grande desgraça de hoje. Eu me lembro da história de um ex-assessor do presidente Kennedy que foi para uma missão e depois ligou dizendo ‘chama-me de volta, pois estou chegando ao meu preço’. Quer dizer que temos que ter a consciência que somos fracos. Eu acho que falta muitas vezes não apenas homens competentes, mas honestos.
A vinda do Papa Bento XVI ao Brasil e a canonização do Frei Galvão dará um novo impulso para a Igreja no País?
A canonização mostra que a santidade, a perfeição da vida cristã, não é algo impossível. No caso o Frei Galvão representa alguém que sempre defendeu o povo. A santidade tem uma força incrível dentro da Igreja porque aparece em todas as idades e povos. Criança pode ser santo, por exemplo. Isso mostra que o cristianismo apesar de exigir heroísmo, ele é sempre possível. A vinda do Papa pode ajudar muito a própria Igreja superar problemas que está tendo agora.
Quais problemas?
Tínhamos muitos problemas doutrinários. E a gente não pode achar que esse tipo de erro seja apenas um erro de inteligência. A idéia não é uma coisa abstrata. Ela atua. Então, quando não se tem uma doutrina correta a coisa começa a degringolar. E sabemos que primeiro o homem perde a moral e depois ele perde a fé.
O Papa vem então para corrigir rumos?
Não no sentido de cortar algo. A vinda na verdade é como acender uma vela na escuridão. E o Papa nesse sentido é firme, sempre preciso e correto. Tenho uma impressão muito boa dele. Eu me lembro que certa vez escrevi uma carta a ele me queixando de várias coisas. Pedi um julgamento porque queria saber se estava exagerando. Depois eu me encontrei com ele, que me falou que tinha gostado de uma frase que tinha colocado na carta. Era uma frase que dizia que ‘é melhor ficar vermelho um minuto do que amarelo a vida inteira’. O Papa é realmente uma pessoa inteligente, clara e que não tem medo das conseqüências da verdade.

DE:http://www.jornalestadodegoias.com.br/noticias_detalhe.php?id_noticia=497&&id_editoria=4

Em dezembro de 2005 o Filósofo Clínico Wilson Barbosa, então membro da Comissão Nacional de Avaliação de Estágios Clínicos, entrevistou para o site do Instituto Packter-POA, Dom Manoel Pestana, Bispo Emérito de Anápolis. Intelectual, poliglota e amante assíduo da leitura. Entre os idiomas que domina, está o italiano, o latim, o espanhol e o francês. Altametne fluente em inglês, sem contar com os seus conhecimentos do grego e do alemão. Em 2005  já era também um estudioso da Filosofia Clínica.
Partes da gravação que não tiveram qualidade suficiente para a transcrição (cerca de 5%) foram suprimidas.



ENTREVISTA COM V. Ex.º Rev. DOM MANOEL PESTANA FILHO  
BISPO EMÉRITO DE ANÁPOLIS-GO


Wilson Barbosa - Boa tarde D. Manoel. Bem, como nós sabemos uma das ocupações centrais da Filosofia Clinica diz respeito à Ética, o cuidado com a pessoa, o estudo da vida. Como o senhor entende essa questão?
Dom Manoel Pestana - Olha, eu entendo a Filosofia Clínica como uma responsabilidade muito grande. Porque? Porque nós estamos lidando com a pessoa humana, independentemente dos valores cristãos, da imagem de Deus, de filhos de Deus, nós devemos lembrar que o homem...é ele quem constrói o universo; é ele que constrói a sociedade. O mundo será o que os homens fizerem dele e eles podem até comprometer o equilíbrio da natureza com as muitas das suas chamadas "loucuras científicas", e por isso interferir no homem como um dono de seu destino e um construtor do seu futuro é assumir realmente uma responsabilidade que só pode ser julgada diante de Deus, por isso, eu mesmo como sacerdote tinha uma angústia muito grande quando eu devia entrar no confessionário para olhar a consciência dos homens e dizer-lhes alguma coisa. Nesse sentido, a Filosofia Clínica, independentemente da minha função religiosa, é extraordinária para conhecer mais profundamente os homens. Usando inclusive todos esses valores filosóficos que constituem uma parte preciosa da nossa formação e que às vezes fica, eu diria, quase encaixotados sem uma aplicação direta e que são tão importantes. Se nós, ao invés de ficarmos na casca do homem ou no fenômeno, nós entrássemos mais profundamente nas razões existenciais poderíamos realmente ajudar o homem a se encontrar, ajudar o homem a rever a sua vida, ajudar o homem a, por exemplo, a fazer da sua existência não apenas um encontro consigo, mas uma missão que o gratificaria profundamente se conseguisse acertar.


...a Filosofia Clínica, independentemente da minha função religiosa, é extraordinária para conhecer mais profundamente os homens.”


Nesse sentido a Ética é extremamente importante, todos nós sabemos. A Ética natural... porque afinal de contas é objeto direto da Filosofia, o valor da pessoa humana. Uma Filosofia que não é personalista ela acaba transformando o homem num grão de areia e, finalmente o valor da vida. Afinal, o que é a vida? De onde viemos, para aonde vamos, o que estamos fazendo aqui. A Filosofia Clínica resolveu entrar direto nesse campo, que é o campo decisivo. Quando em Londres, em 1968, naquele famoso congresso de psiquiatria, chegou-se a uma conclusão assim...menos favorável dos resultados de todos os seus trabalhos, dizendo que afinal em grandes partes dos casos não chegavam a uma resposta satisfatória ao homem. Percebemos que é preciso aprofundar mais, descer muito mais e eu creio que a ajuda da Filosofia Clínica tentando entrar no mistério da essência, ela poderá ajudar-nos muito, inclusive àqueles que têm por missão, cuidar da própria consciência dos homens.


Wilson Barbosa - Muitos padres e freiras estudam Filosofia Clínica hoje no país. Além da Fafisma (Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo- atual Faculdade Católica de Anápolis) muitas instituições religiosas têm parceria com o Instituto Packter. Há muitos diretores de seminários que são Especialistas em Filosofia Clínica. Como o Pe. Carlos, no seminário em São Carlos, o Pe. Paulo Henrique, em Brodoski, Pe. Alcides, em São Luís, e outros. Alguns religiosos participam dos órgãos diretivos máximos, como o conselho de representantes. Outros assumem como professores nos centros de formação. Na sua opinião a que se deve essa afinidade entre a Filosofia Clínica e a religiosidade?


... eu creio que é uma belíssima parceria que nós podemos encontrar (entre a Filosofia Clínica e a religiosidade).”


Dom Manoel Pestana - Bem, é bastante simples. A dimensão religiosa é uma dimensão essencial do homem e ele está sempre aberto de alguma maneira pelo transcendente. Pode ser que às vezes não descubra, mas de repente ele pode compreender ou surpreender-se vendo que sem esse apelo transcendente fica sem respostas grande parte dos seus maiores problemas, e é por isso que a Filosofia Clínica não pode prescindir absolutamente a religiosidade do homem e aqueles que também trabalham diretamente com a religião não podem prescindir de um mergulho mais profundo na natureza humana, porque do contrário não ajudam a construir o homem, mas simplesmente uma super-estrutura do homem ou qualquer coisa parecida. O essencial é mergulhar nas raízes da natureza, como dizia Santo Agostinho; que a natureza e Graça são importantes porque a Graça supõe a natureza e a natureza não pode para nós... mesmo numa dimensão puramente religiosa, a Graça sem a natureza não pode alcançar os seus objetivos mais profundos. Nesse sentido, eu creio que é uma belíssima parceria que nós podemos encontrar. Aliás, estudando alguns autores, como São Tomas, por exemplo, na Suma Teológica, percebemos como ele procurou entender a natureza humana exatamente para poder entender; mostrar às raízes humanas as suas verdades religiosas, e ao mesmo tempo pôr a serviço da natureza toda essa beleza da visão cristã. De qualquer modo, nós podemos fazer bela parceria.


Wilson Barbosa - O senhor tem freqüentado as aulas de Filosofia Clínica e está estudando diretamente com Lúcio Packter. Quais as suas considerações a respeito desse estudo? Como esse estudo pode auxiliar a humanidade em sua caminhada?


Dom Manoel Pestana - Eu creio que diante dos problemas do homem... o homem é sempre um mistério. Mas dentre os problemas do homem, que os chamados “especialistas do homem” não conseguiram resolver, e pelo contrário, parece-me que às vezes até os agravam, uma alternativa como a do professor Packter é extraordinária, ela pode encontrar um caminho que eu creio que já está dando frutos até surpreendentes; conversando com algumas pessoas que eu conheço, eles se têm mostrado realmente até surpreendidos pelas novas descobertas e nesse sentido o trabalho do professor Packter, (eu não posso julgar) mas posso pelo menos acompanhar algumas aulas que já tenho tido com ele e creio que poderá representar muito. É um caminho novo, um rumo que vai reencontrar com muitas das intuições que já temos conhecimento no passado, mas organizá-las e orientá-las, isso eu creio que será um grande progresso, não só para os estudiosos do homem, mas de um modo muito especial àqueles que fizeram da sua vida um serviço ao homem.


...uma alternativa como a do professor Packter é extraordinária, ela pode encontrar um caminho que eu creio que já está dando frutos até surpreendentes.”


Wilson Barbosa - Dom Manoel, o mundo têm crescido e se multiplicado. Vivemos em uma época de mudanças e perplexidades em algumas áreas. O que o senhor recomenda aos jovens de hoje para que se possa viver em paz e compreender com maior serenidade o mundo?


Dom Manoel Pestana - Eu li uma vez que grande parte da humanidade passa a primeira parte da vida fazendo todo o possível para que a segunda metade seja bem desgraçada (risos). É uma pena que se perca tantas vezes o sentido da responsabilidade e o sentido da seriedade da vida. A vida é um dom, um dom maravilhoso e não se pode de modo nenhum diminuir a alegria de viver, mas é necessário também pensar na responsabilidade de viver, nunca vivemos sozinhos e nós nos construímos e construímos os outros.


A vida é um dom, um dom maravilhoso e não se pode de modo nenhum diminuir a alegria de viver, mas é necessário também pensar na responsabilidade de viver.”


Aristóteles dizia que nós somos filhos dos nossos atos, aquilo que nós fazemos nos constrói ou nos destrói e eu diria que a juventude devia com toda alegria, com todo entusiasmo, em toda a sua criatividade não perder de vista a missão suprema do homem na terra e o seu objetivo final porque, afinal, nós não vivemos para esse mundo, nós vivemos para a transcendência. Se tudo acabasse na terra então, afinal, eu perguntaria: o quê que valeu a vida? É uma coisa que não se pode perder de vista o rumo, senão, nós poderíamos talvez chegar a dizer como Voltaire que sem Deus, se Deus não é o objetivo final, ou se Deus não existe... aqui já não passaria de uma piada de mau gosto. Em todo caso, nós sempre podemos fazer alguma coisa para que essa piada tenha mais sentido.


Wilson Barbosa - Falando especialmente sobre Filosofia quais autores o senhor recomenda aos jovens filósofos em formação de hoje?


Dom Manoel Pestana - Olha, é interessante. Ainda hoje estávamos conversando sobre um autor que eu creio que tem ajudado muito aos nossos filósofos, particularmente aos jovens. Foi com essa intenção que ele escreveu. Mas um Leonel Franca dá uma visão tranqüila, objetiva, de todo o pensamento humano, de toda essa angústia humana que tenta desafiar a esfinge e encontrar uma resposta para o seu desafio... por exemplo, o Reale é outro autor... Dostoievsky é um mestre sobre a natureza humana. Shakespeare é também absolutamente bom. Eu creio que também quanto mais nós entramos em contato com a natureza humana em todos os seus níveis, tanto mais nos tornamos capazes não apenas de compreender a natureza no seu grande mistério, mas até de oferecer a eles esses recursos que vêm de... toda a angústia humana que foi depois registrada nas grandes obras que estão ajudando até hoje.


Wilson Barbosa - Quais são os desafios para a humanidade hoje?


Dom Manoel Pestana - O Papa João Paulo II disse que nós vivemos a cultura da morte, a cultura do pecado. Tomemos o pecado num sentido assim, estrito, pecado é hamartia, em grego, quer dizer, uma flecha que não chega ao alvo. Todo o sentido então do pecado seria sempre um desvio, uma distorção e o mundo de hoje não percebe mais a distinção entre bem e mal. Evidentemente é preciso levar sempre em conta essa medida interior do homem que se chama consciência. É a consciência que o próprio Deus respeita. Mas por outro lado não se pode cair num relativismo, num subjetivismo absoluto que acaba por confundir bem e mal, ou então virtude e vício. Isso que transforma o mundo de hoje numa grande cilada. Seria o caso de lembrar que o vício se torna cada vez mais sedutor e a virtude cada vez mais difícil. Se nós afinal de contas, não temos muita coragem de enfrentar a natureza humana sem violentá-la porque não se chega a resultado nenhum pela violência. Deus criou o homem livre e não aceita a submissão de escravos, mas de qualquer modo, nós vivemos num mundo carente de valores, sem rumo e eu creio que essa cultura da morte em que afinal a morte vale tanto como a vida e a vida vale tanto como a morte, ou então melhor todas as coisas estão limitadas por horizontes bastante estreitos. Tudo isso eu creio que é o grande desafio de hoje. É preciso se abrir horizontes, escancarar janelas para o infinito e mostrar que nós somos muito maiores que um grão de terra.


Tudo isso eu creio que é o grande desafio de hoje. É preciso se abrir horizontes, escancarar janelas para o infinito e mostrar que nós somos muito maiores que um grão de terra.”


Wilson Barbosa - Na sua opinião a Filosofia Clínica pode se envolver em questões políticas como o quadro político que vemos hoje no Brasil, ou deve manter-se somente no âmbito dos consultórios, nos hospitais e escolas?


Dom Manoel Pestana - Veja bem, eu creio que a Filosofia Clínica como filosofia fica bem como clínica, ela deve estar a serviço de todas as angústias, perplexidades, sonhos do homem em qualquer situação. A dimensão política é uma ação tão importante que o próprio Aristóteles definiu o homem como um animal político. Nós não estamos fora do mundo ou fora da sociedade, ou melhor, nós não só participamos dela como também a construímos, na medida em que afinal nos tornamos homens melhores, mais dignos dos valores da ética e por isso não é que ela não vá interferir diretamente na política, mas ela tem que despertar ou formar, orientar a consciência, eu estou falando de orientar naquele sentido de educação que é uma coisa que não vem de fora para dentro, mas vem de dentro para fora, quer dizer que a construção do homem passe de dentro; o homem tem que ser construído com aquilo que ele é, com aquilo que ele tem, por isso é tão interessante essas normas que se dão de começar o trabalho por uma anamnese completa da história pela caminhada de um homem, porque sem isso não é possível andar muito com segurança. Eu creio que não se pode deixar de lado a dimensão política embora ela não possa ser, digamos assim, um objetivo, muito menos uma ideologia. O homem sem essa dimensão será sempre um menos homem.


Wilson Barbosa - Quais os cuidados o senhor recomenda aos Filósofos Clínicos?


Dom Manoel Pestana - Eu diria muito estudo, muita competência, muita responsabilidade. Eu até arriscaria dizer que o filósofo clínico deve ver o seu trabalho quase como um sacerdócio, com uma dedicação plena, completa, incondicionada, a sua missão fielmente é fundamental. Ajudar o homem a encontrar o seu caminho é construir um universo que vale à pena.


Wilson Barbosa - O que podemos esperar sobre o futuro da humanidade, Dom Manuel?


Dom Manoel Pestana - (risos). Eu não sou nenhum adivinho, nenhum profeta, mas eu posso dizer que o homem infelizmente aprende mais com seus erros, os seus fracassos, que com as suas vitórias, porque geralmente é difícil o homem querer aprender com a experiência dos outros, embora a gente saiba que quem desconhece a história, por exemplo, isto é, o passado, está condenado a repetir os seus erros, mas uma coisa é certa, a humanidade eu creio que ela sempre poderá encontrar um caminho.


o filósofo clínico deve ver o seu trabalho quase como um sacerdócio, com uma dedicação plena, completa, incondicionada, a sua missão fielmente é fundamental, ajudar o homem a encontrar o seu caminho é construir um universo que vale à pena.”


Hoje nós somos talvez umas das esquinas mais angustiantes da história, mas realmente nós somos a mão de Deus e de novo eu volto a Deus, o próprio Jung dizia que sem os valores religiosos não se podia resolver nenhum problema humano profundo, ao contrário de Freud.... Por isso eu creio que nós temos sempre uma perspectiva de realização, de encontro. O horizonte de alguém que crê na transcendência é sempre um horizonte iluminado pela esperança. Nós sabemos que não somos meros grãos de areia jogados no deserto. Sim, somos filhos de Deus e isso é tão importante, por isso há sempre uma solução para os problemas, nós é que não as encontramos às vezes. Repito de novo, a Filosofia Clínica veio a ser uma perspectiva positiva, eu diria até otimista, do reencontro do homem com os seus caminhos. E poderá ser feita somente por ela, nós sabemos disso, todos temos limitações, mas de qualquer maneira, eu creio que a humanidade ainda pode encontrar seu caminho. Nós já passamos por tempos tão difíceis que parecia que o mundo não se encontraria mais e de repente algumas coisas, alguns caminhos começaram a abrir-se. Eu sou otimista, claro, creio na vitória do bem e creio na misericórdia de Deus embora sofra com tragédias da terra, do mundo, dos homens. Eu não perco nunca a esperança!
 
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