- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Fotos do Cardinal Antonio Cañizares Llovera cardeal-Primaz de Espanha e novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Sacramentos a quem foi feita a entrevista
-Na Espanha vão à missa oito milhões de pessoas todos os domingos, mas a proporção de jovens diminuiu. Na Catalunha, por exemplo, vão apenas 5 por cento deles. Qual é a solução?
-Evangelização e educação na fé. Essa é a solução. Não é o estamos a fazer bem com os jovens. Também não podemos tirar a culpabilidade nem a liberdade de que dispõem. É necessário que os jovens conheçam a Jesus Cristo, O aceitem como Senhor de suas vidas e como alguém que dá sentido às suas vidas. Então também terá sentido a celebração .
Uma pessoa não pode aceitar a Jesus Cristo e viver à margem dele. E como se vive em comunhão com Ele? Participando na liturgia dominical. Temos de lhes fazer ver a necessidade da Eucaristia, para que não o vejam como um preceito a ser cumprido; é o sacramento em que Cristo nos dá. Se Ele está em nós, podemos amar com o mesmo amor com que Cristo nos amou.
Eu digo-o muitas vezes aos jovens: como quereis viver como cristãos que se depois não quereis participar na Eucaristia? Pode alguém viver sem alimentar-se? Mas há uma outra realidade: não se explicou bem aos jovens o mistério da Igreja, que é onde vamos participar na vida de Deus.