- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Dietrich von Hildebrand
Nesta união é importante notar que a ideologia totalitária não só sacrifica o indivíduo ao colectivo; algumas ideias cósmicas de Teilhard de Chardin, por exemplo, implicam o mesmo sacrifício da colectividade. Numa altura em que esta perversa teoria da comunidade é abraçada por muitos católicos, há motivos claramente urgentes para insistir firmemente na santidade da verdadeira comunhão em Cristo. Eu sustento que a nova liturgia deve ser julgada por este teste: contribui para a autêntica comunidade sagrada? Assume-se que se esforça por um carácter de comunidade , mas este é carácter desejado?
É esta uma comunhão baseada no recolhimento, contemplação e reverência? Qual das duas - a nova missa, ou a missa latina com canto gregoriano - evoca estas atitudes da alma com mais eficácia, permitindo uma comunhão mais profunda e verdadeira? Não é verdade que muitas vezes o carácter de comunidade da nova missa é puramente profano, que, como em outros encontros sociais, a sua mistura de relaxamento casual e movimentada actividade impede um encontro reverente , contemplativo com Cristo e com o inefável mistério da Eucaristia?