sábado, 24 de janeiro de 2009

DECRETO DA CONGREGAÇÃO DOS BISPOS QUE RETIRA A EXCOMUNHÃO



Retirada da Excomunhão - Decreto da Congregação para os Bispos

Com carta de 15 de dezembro de 2008 endereçada a Sua Eminência o Senhor Cardeal Dario Castrillón Hoyos, Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, Dom Bernard Fellay, também em nome dos outros três Bispos consagrados no dia 30 de junho de 1988, solicitava novamente a remoção da excomunhão latae sententiae formalmente declarada com Decreto do Prefeito desta Congregação para os Bispos no dia 1º de julho de 1988.

Na mencionada carta, Dom Fellay afirma, entre outras coisas: “Estamos sempre firmemente determinados na vontade de permanecer católicos e de pôr todas as nossas forças a serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Igreja católica romana. Nós aceitamos os seus ensinamentos com ânimo filial. Nós cremos firmemente no Primado de Pedro e em suas prerrogativas e, por isto, nos faz tanto sofrer a actual situação.”



Sua Santidade Bento XVI – paternalmente sensível à dificuldade espiritual manifestada pelos interessados por causa da sanção de excomunhão e confiante no empenho expresso pelos mesmos, na citada carta, de não desperdiçar nenhum esforço para aprofundar, nos necessários colóquios com a Autoridade da Santa Sé, as questões ainda abertas, e assim poder chegar a uma solução plena e satisfatória do problema posto na origem – decidiu reconsiderar a situação canÓnica dos Bispos Bernard Fellay, Bernard Tissier de Mallerais, Richard Williamson e Alfonso de Galarreta surgida com a consagração episcopal dos mesmos.



Com este acto se deseja consolidar as relações recíprocas de confiança, intensificar e dar estabilidade às relações da Fraternidade São Pio X com esta Sé Apostólica.

Este dom de paz, ao término das celebrações natalícias, quer ser também um sinal para promover a unidade na caridade da Igreja universal e chegar a eliminar o escândalo da divisão.

Espera-se que este passo seja seguido da desejada realização da plena comunhão de toda a Fraternidade São Pio X com a Igreja, testemunhando assim verdadeira fidelidade e verdadeiro reconhecimento do Magistério e da autoridade do Papa com a prova da unidade visível.



Com base nas faculdades expressamente concedidas a mim pelo Santo Padre Bento XVI, em virtude do presente Decreto, retiro dos Bispos Bernard Fellay, Bernard Tissier de Mallerais, Richard Williamson e Alfonso de Galarreta a censura de excomunhão declarada por esta Congregação em 1º de julho de 1988, enquanto declaro privado de efeitos jurídicos, a partir do dia de hoje, o Decreto emanado naquele tempo.

Roma, da Congregação para os Bispos, 21 de janeiro de 2009.

Card. Giovanni Battista Re
Prefeito da Congregação para os Bispos