quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Nossa Senhora:" Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores que vão muitas almas para o inferno porque na verdade não há ninguém para rezar e fazer sacrifícios para eles. ".



 

Na sequência de um artigo hoje assinado por Aldo Maria Valli para ler ABSOLUTAMENTE! ".... E depois há aquelas palavras de Nossa Senhora:" Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores que vão muitas almas para o inferno porque na verdade não há ninguém para rezar e fazer sacrifícios para eles. ".
Vamos encarar: são expressões que parecem não ter nada a ver com a Igreja como a conhecemos hoje. Pecadores? Sacrifícios? Pessoas indo para o inferno? Mas quem fala assim hoje? Se um padre que ele fez, ele seria acusado de terrorismo psicológico, o bispo iria abordar e talvez os pobres também seriam suspensas ou pediu para tirar uma pausa para reflexão ... "
O MISTÉRIO DE FATIMA
Pense um pouco nisso. Uma mãe que leva três dos seus filhos, boa e calma, e mostra a eles o que? Inferno!
Com a mentalidade de hoje, ano de 2017, uma mãe assim seria uma queixa por maus-tratos. Há cem anos, porém, Nossa Senhora apresentou-se a três crianças, Lucia, Giacinta e Francesco, e não teve muitos problemas: mostrou-lhes os condenados, as chamas e todo o resto.
Costuma-se dizer que em cem anos o mundo mudou completamente, mas a Igreja também mudou completamente. Hoje falamos de misericórdia, abertura, ternura, bondade. Imagine se um pastor ou uma freira lembre-se de levar três crianças do ensino fundamental e mostrar-lhes o inferno, com todos os detalhes vistos no primeiro plano. As mães dos bebês se levantariam e não haveria controvérsia nos jornais.
E depois há aquelas palavras de Nossa Senhora: "Ore, reze muito e faça sacrifícios pelos pecadores. Muitas almas vão para o inferno porque não há ninguém para orar e sacrificar por elas ".
Vamos encarar: são expressões que parecem não ter nada a ver com a Igreja como a conhecemos hoje. Pecadores? Sacrifícios? Pessoas indo para o inferno? Mas quem fala assim hoje? Se um pároco o fizesse, seria acusado de terrorismo psicológico, o bispo o chamaria de volta e talvez o pobre também fosse suspenso ou convidado a fazer uma pausa para reflexão. Nós viemos por anos quando nos foi dito que o inferno talvez não esteja lá ou, se houver, provavelmente está vazio. Disseram-nos que no final todos são salvos, porque Deus simplesmente não pode condenar. O purgatório não fala mais, e por isso é preciso crer que talvez não haja nem isso e, portanto, não haja almas extraordinárias, pelas quais é necessário orar. Foi-nos explicado que o perdão é superior a tudo e que a justiça divina não pode contemplar a condenação. E sabemos que aqueles que ousam falar de punição divina, no mínimo, devem esperar ser vistos como loucos ou maus.
Fátima é reconhecida pela Igreja, está no calendário, como Lourdes, como Guadalupe. E os três jovens pastores serão proclamados santos em breve. Ainda entre aquela Igreja ali, ano de 1917, e isto aqui, ano de 2017, parece haver um tempo e um espaço bem mais de cem anos.
Inferno, o temor de Deus, o rosário, a oração de reparação, as almas do purgatório, os sacrifícios: os anciãos entre nós sabem que a Igreja certa vez falou assim, eles sabem que essas coisas já foram ditas e alguém ali ele acreditava. Mas para um rapaz de vinte anos ou de trinta anos, se você tiver o problema, é realmente algo incompreensível. É possível que nosso bom Deus possa nos tratar assim?
Fátima é um emaranhado de perguntas e mistérios, mas o maior mistério, em uma inspeção mais minuciosa, é como a Igreja de 1917 pode estar junto com o inferno, as chamas, o purgatório, os sacrifícios, a punição e assim por diante. e a Igreja de 2017, que é tudo um perdão, uma reunião, uma misericórdia, uma acolhida.
Lembre-se, não estou dizendo que essa Igreja era melhor que essa. O problema é muito complicado e não seria sério pensar em abordá-lo em apenas algumas linhas. Estou a dizer que provoca uma sensação um tanto estranha de ver uma Igreja que vai celebrar Fátima mas, ao mesmo tempo, é muito diferente de tudo o que Fátima representa.
Alguns podem dizer: mas você ignora a inculturação, isto é, o fato de a Igreja falar a seus fiéis com diferentes idiomas e métodos de acordo com as idades, os tempos e as circunstâncias. Eu entendo isso. Mas aqui não é apenas uma questão de palavras, linguagem, estilo. Aqui está uma questão de conteúdo. Pense no julgamento de Deus.A impressão é que a Igreja hoje está, pelo menos, embaraçada quando precisa cuidar do Pai que julga. Ele prefere falar genericamente de misericórdia, de acompanhamento, de discernimento. Parece quase que Deus é obrigado a perdoar. Tente dizer que a punição é a conseqüência lógica do pecado, assim como se alguém engole o veneno é lógico que ele morra. Justiça de punição divina; a culpa e punição que segue o pecado: tudo inconcebível para nós hoje.
Nossa Senhora de Fátima diz uma coisa bem clara: Deus não é obrigado a perdoar o pecador que se arrepende. E o pecador não pode alegar ser perdoado, se ele não rejeitar o pecado. Portanto, se não houver arrependimento, Deus pune. Tudo isso não elimina a misericórdia. Tudo isso diz que a misericórdia não elimina o julgamento.
Há inferno, há céu, há purgatório. Isso nos diz Nossa Senhora de Fátima. Mas nós acreditamos nisso? Podemos acreditar?
Aqui, na minha humilde opinião, o verdadeiro mistério de Fátima.
Aldo Maria Valli