quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SÃO FELIPE NÉRI (1515-1595)

Felipe nasceu em Florença, na Itália, em 1515. Jovem ainda, foi morar com um tio negociante, que colocou diante de seus olhos a proposta de assumir os empreendimentos, mas acolheu as proposta do Senhor que eram bem outras.

Ao ir para Roma estudou Filosofia e Teologia, sem pensar no sacerdócio. Homem de caridade vendeu sua biblioteca e deu tudo aos pobres; visitava as catacumbas tinha devoção aos mártires e tudo fazia para ganhar os jovens para Deus, já que era afável, modesto e alegre, por isso fundou ainda como leigo, a irmandade da Santíssima Trindade.

São Felipe Néri que muito acolhia em Roma peregrinos, foi dócil em acolher o chamado ao sacerdócio que despertou-o para as missões nas Índias, porém seu bispo lhe esclareceu que sua Índia era Roma.

Felipe Néri para ajudar os necessitados pedia esmolas nas estradas. Um dia, um indivíduo sentindo-se importunado, deu-lhe um soco. Felipe disse: "Este é para mim, agora dê-me algum dinheiro para os meus meninos".

Como santo da jovialidade, simplicidade infantil e confiança na Divina Providência, Felipe fundou a Congregação do Oratório; foi vítima de calúnias; esquivou-se de ser cardeal, mas não da salvação das almas e do seu lema: "Pecados e melancolia estejam longe de minha casa".
Felipe Néri tornou-se conhecido como o "santo da alegria", pois encantou a Igreja com seu jeito criativo, alegre e otimista de viver o Evangelho.
Felipe Néri faleceu em 1595, com 80 anos.

PENSAMENTOS DE SÃO FELIPE NÉRI

"Guarde-se o moço da luxúria e o velho da avareza: e ambos serão Santos".

"Os que desejam avançar no caminho de Deus, sujeitem-se a um sábio confessor e obedeçam-lhe como a Deus".

"Quem quiser que lhe obedeçam muito, mande pouco".

"Quanto de amor pomos nas criaturas, tanto tiramos de Deus".

"Não tardes em bem obrar; porque a morte não tarda em vir".

"A tentação revelada ao diretor espiritual já é vencida pela metade".

"Não pode acontecer coisa mais gloriosa a um Cristão do que padecer por amor de Cristo".

"Quem não puder dedicar longo tempo a oração deve, pelo menos, elevar muitas vezes o seu coração a Deus".

"Neste mundo não há purgatório: ou é paraíso ou é um inferno. Os que suportam com paciência os sofrimentos desta vida gozam o paraíso. Quem assim não o faz, sofre o inferno".

“É possível restaurar as instituições com a santidade, e não restaurar a santidade com as instituições".

"Se quisermos nos dedicar inteiramente ao nosso próximo, não devemos reservar a nós mesmos nem tempo nem espaço".

"A devoção ao Santíssimo Sacramento e a devoção a Santíssima Virgem são, não o melhor, mas o único meio, para se conservar a pureza".

"Somente a Comunhão pode conservar puro um coração aos vinte anos! Não pode haver castidade sem Eucaristia".

"Com a oração pedimos mais graças a Deus; mas na Santa Missa obrigamos a Deus a no-las dar".

"Então, caro amigos, quando é que começaremos a amar a Deus?"
fonte:coração místico