quarta-feira, 10 de abril de 2019

Dom Divo Barsotti, O caminho da obediência torna-se para a alma o próprio caminho da liberdade. Que Deus aja e viva em nós!

Resultado de imagem para don divo barsotti

Por isso, o crescimento da vida divina no coração do homem vai de mãos dadas com o crescimento da fome de obediência, com a fome de não ser mais, de renunciar ao próprio juízo, à própria maneira de pensar, ver e agir. 


Mas é uma verdadeira renúncia? Se no caminho da obediência a alma vai ao puro abandono, é porque Deus se torna cada vez mais íntimo do coração do homem e Deus já não manda do exterior, mas o impulsiona interiormente, o atrai, o empurra.


 O caminho da obediência torna-se para a alma o próprio caminho da liberdade. Que Deus aja e viva em nós! Devemos dizer o que pensamos, mas não permanecer apegados ao nosso julgamento, ao nosso modo de sentir, de ver as coisas, mas para que aqueles que nos mandam em nome de Deus possam verdadeiramente ter plena liberdade para nos mandar e saber o que nos manda quando nos mandam. 


Devemos ter fome de obediência mais do que de pão; deve parecer-nos que todo ato, seja ele interno ou externo, está perdido, se não é apenas um ato de pura e amorosa adesão à vontade de Deus que nos chama. 


A vida é a transformação progressiva da nossa alma em Deus. Esta transformação progressiva se realiza em uma perfeição cada vez maior da caridade. Não podemos contentar-nos em fazer o que o Senhor nos ordenou estritamente que fizéssemos. Não podemos contentar-nos em não ir contra a vontade de Deus. 


Uma alma que se opõe deliberadamente à vontade divina, mesmo que seja em coisas leves, não vive um compromisso de amor. Se o homem cai no pecado, devemos isso à fragilidade humana, não a uma vontade deliberada de escapar às exigências de Deus. Podemos cair e Deus perdoar-nos-á; as nossas quedas não serão um obstáculo intransponível no nosso caminho, mas um sinal da nossa natureza. A sua memória pode tornar-se uma ajuda para conhecer e reviver o sentimento de uma humildade mais viva.


 Os defeitos também podem servir-nos desta forma no nosso caminho para o Senhor. É por isso que Ele os permite. Dia após dia nós caímos e o Senhor pacientemente nos sustenta e eleva. Pedimos ao Senhor que nos liberte de tantos defeitos e parece que Ele nunca nos ouve e nunca nos liberta. Muitas vezes o caminho da alma passa por muitas quedas, que servem, nos planos divinos, para manter na alma aquela humildade que ao menos é suficiente para mantê-la à escuta da Palavra divina e aberta para acolher o dom de Deus.


 O que não podemos e não devemos tolerar de forma alguma é que em nós exista uma vontade deliberada de nos opormos à vontade divina, mesmo nas coisas mais pequenas. O que importa é que não amamos nenhum pecado, e não queremos recusar a Deus nada do que ele nos pede. O único preceito positivo da Lei é o de amar: "Amarás", e é um preceito que nunca se esgota, porque não pode ser cumprido de maneira perfeita.


 Assim, a obediência à vontade positiva de Deus implica uma viagem interminável: se você quiser obedecer à vontade positiva de Deus, você deve empreender um caminho de perfeição que não pode conhecer outro fim senão a sua morte. Enquanto vivermos aqui em baixo, estamos a caminho de Deus. A vida cristã é obediência à Palavra de Deus. Deus é mais íntimo de nós do que nós a  nós mesmos. 


A Palavra de Deus é como uma força que nos eleva, como um impulso secreto, mas eficaz, que nos empurra e nos orienta para uma caminhada contínua em direção a Ele. Ela não ressoa de modo determinado com palavras distintas, mas o impulso que a alma recebe é claro e preciso. 


É a própria graça, e o caminho pelo qual ela nos impele é um caminho de purificação interior. Não nos afastamos de Deus através do pecado? E se não tivéssemos cometido nenhum pecado pessoal, não seria igualmente verdade que estamos todos no exílio? Na verdade, fomos expulsos do paraíso onde Deus tinha acabado de nos criar e agora estamos espalhados num deserto horrível e  mudo. 


Mas Deus não nos abandonou. Ele nos chama e a sua palavra na medida em que a escutamos, como nos diz a direção do caminho que devemos tomar para voltarmos para lá de onde fomos expulsos, então Ele nos dá o poder de responder, elevando-nos a Ele.