sexta-feira, 12 de abril de 2019

Dom Divo Barsotti, VIVER DA PRESENÇA DE DEUS

Resultado de imagem para don divo barsotti

"Meus queridos irmãos, quantas vezes vos disse que o exercício fundamental da vida cristã é o exercício da Presença de Deus.
Mas o que significa exercer a Presença de Deus?
Se a presença de Deus fosse um fato objetivo, dependeria apenas do fato de que eu penso no Senhor, seria um absurdo, porque significaria que viveríamos apenas de fantasias, de sonhos.
Não: Viver o exercício da divina presença de Deus significa  viver a nossa fé tanto que temos a percepção desta Presença, que é uma Presença real, mais real que este mundo.
A realidade deste mundo é uma sombra e uma imagem da realidade divina. 

Claro que, como dissemos sobre o resto de ontem, a nossa experiência está muito ligada aos sentidos, esta experiência sensível é muito dura, e se impõe tão fortemente a todo o nosso ser que tantas vezes a experiência espiritual   quase não a sentimos, e tudo é suficiente para nos distrair e tudo é suficiente para nos afastarmos dela. 
Mas nós, se somos cristãos, devemos, pelo contrário, fazer com que, libertando-nos da escravidão puramente sensível e puramente psicológica, vivamos nesta Presença divina.

Somos companheiros dos anjos, somos companheiros dos santos, nos dizem as Sagradas Escrituras. Somos companheiros dos anjos porque vivemos com eles diante do Rosto de Deus, porque estamos com eles em Cristo Jesus e participamos de sua mesma vida, que é o louvor do Pai. Temos de viver isto."
Dom Divo Barsotti - Casa S. Sérgio, 1987