segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Venerável Pio XII : Consoante o ensino do divino Mestre, a perfeição da vida cristã consiste no amor de Deus e do próximo (cf. Mt 22,37.38.39), amor, porém, que seja verdadeiramente fervoroso, zeloso e ativo. Se ele tem essas qualidades, de certo modo abrange todas as virtudes (cf.1Cor 13,4ss.), e com razão pode ser chamado "vínculo da perfeição" (Cl 3,14). Seja qual for o estado em que se encontre o homem, para esse fim deve dirigir as suas intenções e as suas acções.

 .
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII

MENTI NOSTRAE

AO CLERO DO MUNDO CATÓLICO
SOBRE A SANTIDADE DA VIDA SACERDOTAL

A todo o clero,
em paz e comunhão com a Sé Apostólica
I. A SANTIDADE DA VIDA

A perfeição consiste no fervor da caridade

11. Consoante o ensino do divino Mestre, a perfeição da vida cristã consiste no amor de Deus e do próximo (cf. Mt 22,37.38.39), amor, porém, que seja verdadeiramente fervoroso, zeloso e ativo. Se ele tem essas qualidades, de certo modo abrange todas as virtudes (cf.1Cor 13,4ss.), e com razão pode ser chamado "vínculo da perfeição" (Cl 3,14). Seja qual for o estado em que se encontre o homem, para esse fim deve dirigir as suas intenções e as suas acções.

O sacerdote é chamado à perfeição

12. A esse dever está de modo particular obrigado o sacerdote. Toda a sua ação sacerdotal, por sua própria natureza - pois exactamente para esse fim foi o sacerdote chamado por divina vocação, destinado a um ofício divino e assinalado por um carisma divino - tende realmente para isso; ele deve, de fato, emprestar a sua cooperação a Cristo, único e eterno sacerdote; é, portanto, necessário que siga e imite aquele que, durante sua vida terrena, não teve outro escopo senão demonstrar o seu ardentíssimo amor ao Pai e anunciar aos homens os infinitos tesouros do seu Coração.