quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bento XVI : Maria nos diz que todos somos chamados a abrir-nos á acção do Espírito Santo para, no nosso destino final, podermos chegar a ser imaculados, plena e definitivamente livres do mal. Maria di-lo com a própria santidade, com um olhar cheio de esperança e de compaixão. O olhar de Maria - acrescentou Bento XVI é o olhar de Deus sobre cada um de nós. Ela olha-nos com o mesmo amor do Pai e abençoa-nos. Comporta - se como nosso advogado. Mesmo se todos falassem mal de nós, ela, a Mãe diria bem, porque o seu coração imaculado está sintonizado com a misericórdia de Deus.E hoje nos diz: este é também o teu destino, o vosso, o destino de todos: ser santos como o nosso Pai, ser imaculados como o nosso Irmão Jesus Cristo, ser filhos amados, todos adoptados para formar uma grande família, sem fronteiras de nacionalidade, de cor, de língua, porque um só é Deus, Pai de cada homem.

Pope Benedict XVI waves to faithful from his popemobile, in Rome, Wednesday Dec. 8, 2010. Pope Benedict XVI has inaugurated the Christmas season in Rome with his traditional visit to the posh Spanish Steps neighborhood to pray before a statue of Mary. Throngs of shoppers, tourists and Romans alike jammed the rain-slicked cobblestones around the piazza to catch a glimpse of Benedict as he marked the Catholic Church's feast of the Immaculate Conception.

Na tarde deste dia 8, Bento XVI deslocou-se á Praça de Espanha para o tradicional Acto de veneração á
 Imaculada Conceição da Virgem Maria . Ali foi acolhido pelo seu vigário para a diocese de Roma, Cardeal Agostinho Vallini, pelo Presidente da Câmara , por expoentes de associações e confrarias marianas e por numerosos fiéis e peregrinos.
Durante o Acto de homenagem, depois de ter salientado que é muito mais importante aquilo que recebemos de Maria em relação àquilo que lhe oferecemos, o Papa afirmou que Maria nos diz que todos somos chamados a abrir-nos á acção do Espírito Santo para, no nosso destino final, podermos chegar a ser imaculados, plena e definitivamente livres do mal. Maria di-lo com a própria santidade, com um olhar cheio de esperança e de compaixão.
O olhar de Maria - acrescentou Bento XVI é o olhar de Deus sobre cada um de nós. Ela olha-nos com o mesmo amor do Pai e abençoa-nos. Comporta - se como nosso advogado.
Mesmo se todos falassem mal de nós, ela, a Mãe diria bem, porque o seu coração imaculado está sintonizado com a misericórdia de Deus. É assim que ela vê a Cidade: não como um aglomerado anónimo, mas como uma constelação onde Deus conhece a todos pessoalmente por nome, um a um, e nos chama a resplandecer da sua luz.
A mensagem que recebemos aqui aos pés de Maria Imaculada - disse o Papa a concluir – é uma mensagem de confiança para cada pessoa deste Cidade e do mundo inteiro. Uma mensagem de esperança que não é feito de palavras, mas da sua própria historia; ela, uma mulher da nossa estirpe , que deu á luz o Filho de Deus e partilhou toda a sua existência com Ele! E hoje nos diz: este é também o teu destino, o vosso, o destino de todos: ser santos como o nosso Pai, ser imaculados como o nosso Irmão Jesus Cristo, ser filhos amados, todos adoptados para formar uma grande família, sem fronteiras de nacionalidade, de cor, de língua, porque um só é Deus, Pai de cada homem.
Mãe Imaculada, obrigado por estares sempre connosco! Vigia sobre a nossa Cidade: conforta os doentes, encoraja os jovens, sustenta as famílias. Infunde a força para recusar o mal em todas as suas formas, e para escolher o bem, mesmo quando custa e exige que se vá contra corrente. Dá-nos a alegria de nos sentirmos amados por Deus, abençoados por Ele, predestinados a ser seus filhos.