sexta-feira, 1 de junho de 2012

Chamas podem atingir o Mosteiro Tradicional de Nossa Senhora de Guadalupe, em Silver City – EUA. ‘Ecclesia Dei’ e as Missas na FSSPX: Uma cana agitada pelo vento.

.    
Recebemos de um leitor a informação de que um incêndio gigante está ocorrendo em um bosque muitíssimo próximo ao mosteiro beneditino tradicional de Silver City, no estado de Novo México, EUA. As chamas ainda não chegaram ao mosteiro, mas a fumaça é imensa e existe a possibilidade de que as autoridades forcem a evacuação, já realizada em alguns pequenos povoados vizinhos ao norte.
Os monges estão trabalhando duro para criar uma área sem fontes combustíveis ao redor do mosteiro, porém, podemos apenas imaginar a dimensão desse trabalho quase impossível.
O Mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe é um celeiro de vocações e conta atualmente com 32 monges e 5 sacerdotes, sendo visitado não apenas por fiéis ligados à FSSPX, mas também por leigos e padres diocesanos que buscam conhecer a vida monástica e contemplativa em um mosteiro tradicional.
Pedimos encarecidamente aos nossos leitores que rezem, e aos sacerdotes que ofereçam missas, para o bem do mosteiro e das populações vizinhas.

‘Ecclesia Dei’ e as Missas na FSSPX: Uma cana agitada pelo vento.

Rorate-Caeli publicou ontem uma carta de Monsenhor Guido Pozzo, Secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei [PCED], que supostamente trata do cumprimento do preceito dominical nas missas da Fraternidade São Pio X. Vamos primeiro à carta:
Clique para ampliar.
Clique para ampliar.
Prezado __________.
Esta Pontifícia Comissão o agradece por sua gentil carta de 19 de fevereiro de 2012, na qual o senhor apresentou duas dúbia:
1) Considerando estritamente o supracitado cânon (1248 §1), um Católico estaria apto a cumprir seu preceito dominical ao assistir a Santa Missa nesta capela de “Amigos da Fraternidade São Pio X, chamada _______________?
Responsum: Negativo
2) Em caso de resposta negativa à primeira questão, um Católico peca ao assistir a Santa Missa na supracitada capela?
Responsum: Negativo, exceto se o Católico substitui seu preceito dominical por ela.
Com meus sinceros melhores votos em Cristo,
Mons. Guido Pozzo
Secretário
A carta do consulente americano à Ecclesia Dei pode ser lida aqui.
Inicialmente, o próprio Rorate-Caeli assim interpretou a resposta de Mons. Pozzo como uma “aparente reversão das declarações anteriores da época em que Dario Cardeal Castrillon Hoyos estava à frente da PCED, especialmente na carta de 2003 à Una Voce America assinada pelo Monsenhor Camille Perl [ndr: então secretário da Comissão] e afirmando explicitamente, também “em estrito senso”, que a assistência às Missas da FSSPX eram suficientes para cumprir a obrigação de preceito dominical. E da mesma forma que as declarações na época do Cardeal Castrillon Hoyos revertiam declarações ainda mais antigas da PCED que condenavam fortemente a assistência às Missas da FSSPX (especialmente a carta de 1995, também assinada pelo Monsenhor Perl), assim, ficamos a imaginar se essa declaração mais recente também será revertida em um prazo não muito distante”.
No entanto, poucas horas depois, Rorate-Caeli recebeu o seguinte esclarecimento: “fomos informados pelo Distrito Americano da Fraternidade de São Pio X (FSSPX) que a capela citada na carta mencionada abaixo não é uma capela da Fraternidade e que, embora seu nome específico tenha sido expressamente citado pelo remetente na carta excluída, ela NÃO está incluída na lista de capelas, incluindo aquelas ‘capelas independentes’ identificadas publicamente pela Fraternidade como ‘amigas da Fraternidade São Pio X’. É muito possível que essa informação, facilmente pesquisável online no site do Distrito Americano, possa ter levado alguém na Comissão a acreditar que a capela fosse um local sem qualquer afiliação à FSSPX e assim levado a essa avaliação diferente por parte da Comissão”.
Enfim, o assunto permanece nebuloso. Para o Cardeal Ratzinger, certas expressões são meramente “uma espécie de disposição provisória” do magistério. É óbvio que não pretendemos equiparar uma carta privada de um secretário a um ato magisterial. Contudo, na Ecclesia Dei, mais que provisórias, as opiniões parecem ser sazonais. O fato é que, como afirmou o editor de Rorate, a história desta Comissão “é uma história de reversões e instabilidade, que é um sinal típico da falta de qualquer seriedade e tradição (com ‘t’ minúsculo) sólida”.
Vale a pena, ainda, recordar o post de 2006 de Rorate: Ecclesia Dei: Padres e fiéis da FSSPX não estão excomungados.

http://fratresinunum.com/