terça-feira, 17 de agosto de 2010

Kreuz.net – Na Alemanha existem 133 lugares onde se celebra a Missa Antiga, informou o sítio ‘paixliturgique.at’ com relação ao número publicado pela organização alemã ‘Pro Missa Tridentina’...‘paixliturgique.at’ insta os bispos a finalmente implementarem o ‘Summorum Pontificum’. A associação recorda uma pesquisa do instituto ‘Harris Interactive’, de fevereiro de 2010, segundo a qual existe um grande potencial de fiéis interessados na Liturgia Antiga dentre os católicos alemães : “Quarenta por cento das pessoas que vão à missa regularmente na forma ordinária, certamente, iriam ao menos uma vez por mês à Missa tradicional”.

Missa Antiga – e muitas perseguições.


Missa antiga celebrada pela Fraternidade São Pedro.
Missa celebrada pela Fraternidade São Pedro.
Kreuz.net – Na Alemanha existem 133 lugares onde se celebra a Missa Antiga, informou o sítio ‘paixliturgique.at’ com relação ao número publicado pela organização alemã ‘Pro Missa Tridentina’.
Em 58 locais, a Missa Antiga é celebrada somente durante a semana – sem os domingos. Esse número perfaz 43 por cento de todas as possibilidades oficiais específicas de se freqüentar a liturgia antiga.
Em outros 26 locais – também 19,5 por cento – a Missa Antiga é celebrada somente de tempos em temos em um domingo ou não regularmente todos os domingos.
Outros 19 centros de missa – 14 por cento – certamente conhecem missas dominicais no Rito Antigo. No entanto, essas missas são celebradas em horários impróprios para as famílias.
Tais horários são antes das 9.00 h da manhã ou à tarde.
O número de locais onde a missa é celebrada todos os domingos, semanalmente e em horários convenientes às famílias, limita-se a trinta do total de 133 centros de missa. Esses são não mais de 22,5%.
A Fraternidade de São Pio X mantém cinqüenta centros de missa na Alemanha.
Em 43 centros de missa da Fraternidade há missas regularmente aos domingos e dias de semana.
No passado, os bispos alemães causavam tensões esperadas entre os fiéis ao impedir a Missa Antiga.
Todavia, a experiência depois do ‘Summorum Pontificum’ tem mostrado que isso foi um bicho-papão.
Dessa forma, o ‘paixliturgique.at’ insta os bispos a finalmente implementarem o ‘Summorum Pontificum’.
A associação recorda uma pesquisa do instituto ‘Harris Interactive’, de fevereiro de 2010,  segundo a qual existe um grande potencial de fiéis interessados na Liturgia Antiga dentre os católicos alemães :
“Quarenta por cento das pessoas que vão à missa regularmente na forma ordinária, certamente, iriam ao menos uma vez por mês à Missa tradicional”.
fonte:fratres in unum