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    terça-feira, 15 de março de 2016

    Considerações sobre as formas do Rito Romano da Santa Missa--Dom Fernando Arêas Rifan

    Considerações sobre as formas do Rito Romano da Santa Missa

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    Dom Fernando Arêas Rifan
    CONSIDERAÇÕES SOBRE AS FORMAS DO RITO ROMANO DA SANTA MISSA
    ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA PESSOAL
    SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
    Dedico esse trabalho a todos os que,
     “cum Petro et sub Petro”,
    amam a Liturgia na sua forma tradicional,
    especialmente os sacerdotes e fiéis
    da nossa querida Administração Apostólica Pessoal
    São João Maria Vianney
    (o autor)

    SUMÁRIO
    Introdução                                                                                                                6
     I Considerações Gerais                                                                                        7
    1. A importância da Missa na Igreja                                                               7
    2. Os vários ritos da Santa Missa                                                                   8
    3. O Rito Romano                                                                                               9
    4. A Reforma Litúrgica após o Concílio Vaticano II                              9
    5. Duas correntes de interpretação da Missa e do Concílio               10
    6. A paz litúrgica desejada por Bento XVI                                               11
    II  Considerações sobre a forma atual ordinária do Rito Romano                13
    Sua promulgação oficial pela Igreja                                                           13
    Essa promulgação foi um ato de poder do primado do Papa           14
    A Igreja tem esse poder sobre a Liturgia                                                 14
    É matéria que atinge a essência da Igreja Católica                              15
    A Sé de Roma é imune de todo erro em matéria de Fé                     15
    A Nova Missa não pode, portanto, ser falsa ou heterodoxa           16
    A adoção pelo Episcopado mundial                                                          17
    Ensino unânime dos teólogos e liturgistas católicos tradicionais   17
    É uma conclusão teológica que se impõe                                                19
    As fontes da Revelação e o Magistério não podem ser separados      19
    O critério de verdade e ortodoxia para o católico:
    o Magistério da Igreja                                                                                    20
    O Magistério da Igreja é vivo e perpétuo                                               22
    A assistência divina à Igreja é constante e infalível                            23
    Limites à resistência e às críticas                                                               23
    A hermenêutica da continuidade do novo Missal                               24
    Sobre a perpetuidade da Bula Quo Primum tempore de São Pio V      25
    Sobre os freqüentes abusos litúrgicos                                                     26
    Resolvendo dificuldades: a) A explicação ortodoxa do novo Ofertório  27
    Resolvendo dificuldades: b) Sobre os diversos modos de comungar       29
    Resolvendo dificuldades: c) A questão do “Mistério Pascal”          30
    Conservação da Missa na forma antiga
    por verdadeiros motivos e não por falsas razões                                  31
    Posição católica equilibrada na presente crise                                       32
    Perigo do cisma na posição extremista                                                     32
    Mas no passado houve afirmações nesse sentido!                                34
    A posição clara da nossa Administração Apostólica                             34
    Nosso combate contra o modernismo continua                                     36
    III Considerações sobre a forma antiga, extraordinária, do Rito Romano        38
    1. Por que então conservar a Missa na forma antiga?                           38
    2. A Missa na forma antiga é lícita, aprovada e nunca ab-rogada     39
    3. Incompreensível e equivocada proibição da Missa na forma antiga         40
    4. A adesão à Missa de São Pio V é legítima e digna de respeito       41
    5. Permissão geral oficial do Papa para a Missa de São Pio V            41
    6. Apelo do Papa à generosidade dos Bispos                                             42
    7. A Missa de São Pio V tem direito de cidadania na Igreja                  43
    8. A Missa de São Pio V é desejada por diversas classes de pessoas…           44
    9. Nem será causa de divisões. É um só rito sob duas formas legítimas        46
    10. Crise na Igreja, crise litúrgica                                                                        47
    11. A Missa de São Pio V é um refúgio contra os abusos
    que deformam e arruínam a nova Liturgia                                                     48
    12. Causas dos abusos litúrgicos: a) “criatividade”                                      49
    13. Causas dos abusos litúrgicos: b) Manipulação e banalização           50
    14. Causas dos abusos litúrgicos: c) inculturação e secularismo             51
    15. Causas dos abusos litúrgicos: d) o celebrante “protagonista”           52
    16. O rito na forma antiga enriquece toda a Igreja e
    beneficia até o novo rito                                                                                           52
    17. Riquezas da Missa no rito de São Pio V: a) sacralidade                         54
    18. Riquezas da Missa no rito de São Pio V: b) o sentido do mistério    54
    19. Riquezas da Missa no rito de São Pio V: c) reverência e humildade       55
    20. Riquezas da Missa no rito de São Pio V: d) beleza e profundidade        55
    21. Riquezas da Missa no rito de São Pio V: e) o silêncio                             56
    22. A antiga liturgia, fonte de vocações sacerdotais e religiosas,
    de famílias cristãs e de vida católica                                                                      56
    23. O Rito de São Pio V se insere nos séculos de Fé da Igreja                    57
    A Missa de São Pio V é fruto de um desenvolvimento orgânico,
    não fabricada artificialmente                                                                                   58
    A Missa de São Pio V feita para preservar a Fé e a sã doutrina                  59
    Implicações doutrinais teológicas e eclesiológicas                                         61
    O Ofertório da Missa na forma antiga                                                                 62
    A comunhão na boca                                                                                                   62
    A celebração “versus Orientem” e não “versus populum”                          64
    A boa Música Sacra na Liturgia na forma tradicional                                   65
    A riqueza e o valor do latim na Liturgia                                                             66
    CONCLUSÃO                                                                                                                 68 
    BIBLIOGRAFIA                                                                                                            69


    INTRODUÇÃO
    O presente trabalho tem modestamente como objetivo secundar o desejo do Santo Padre, o Papa Bento XVI, na sua Carta Apostólica Motu Proprio Summorum Pontificum, ou seja, a paz litúrgica, “a reconciliação interna no seio da Igreja” [1], através do mútuo entendimento, compreensão e respeito pelos ritos por ela aprovados.
    Embora pareça geralmente que a Reforma Litúrgica, fruto do Concílio Vaticano II, tenha tido uma aceitação pacífica e universal na Igreja, não significa que ela não tenha causado, desde o início, estranheza e polêmica, sem ou com o devido fundamento teológico e litúrgico.
    Na relação entre Missa Antiga e Missa Nova, ou seja, entre a forma antiga e a nova forma da Missa no Rito Romano, alguns adotam a hermenêutica da ruptura e da incompatibilidade radical, como o fazem com o Concílio Vaticano II com relação aos Concílios anteriores, considerando-o como um marco zero do começo de uma nova Igreja. Assim, entre os amigos da Missa na forma antiga, alguns, infelizmente, consideram a Missa na forma atual, em si mesma, tal como foi promulgada oficialmente pela Igreja, como sendo não católica e demolidora da Fé, característica de outra e nova Igreja. Do outro lado, em erro oposto, há os que odeiam a Missa na forma antiga, considerando-a como algo que representa a antiga Fé da Igreja, uma monstruosidade insuportável, não levando em conta sua riqueza litúrgica e teológica para toda a Igreja.
    O Papa João Paulo II advertia: “A diversidade litúrgica pode ser fonte de enriquecimento, mas pode também provocar tensões, incompreensões recíprocas e até mesmo cismas. Neste campo, é claro que a diversidade não deve prejudicar a unidade. Esta unidade não pode exprimir-se senão na fidelidade à fé comum … e à comunhão hierárquica” ([2]).
    É no intuito de esclarecer e acalmar os ânimos, dentro de uma correta visão teológica e litúrgica, que apresentamos este trabalho, evidentemente não exaustivo, de “Considerações sobre as formas do Rito Romano da Santa Missa” considerações minhas e de muitas outras pessoas bem mais capacitadas que recolhi, na linha de fidelidade ao Magistério da Igreja.
    A alguns, que estão fora do problema, poderão parecer estranhas e impertinentes tais considerações. “Onde já se viu – perguntarão – ter que provar que a Missa que o Papa celebra é uma missa válida e católica?!” Mas, infelizmente, há quem não pense assim. “Onde já se viu – perguntarão outros – ter que provar que a Missa adotada pela Igreja por vários séculos é uma missa adotável ainda hoje e que obtém a legítima preferência de muitos católicos para seu proveito espiritual?!” Infelizmente, porém, também há quem não pense assim.
    Dada a complexidade do assunto, advertimos que o presente ensaio que apresentamos só poderá ser compreendido se for lido na sua integridade, inclusive as notas de rodapé. Qualquer leitura ou citação parcial poderá falsear o nosso pensamento.
    Querendo o bem de todos e, sobretudo, da Santa Igreja, esperamos que essas considerações possam contribuir para a unidade e comunhão, bem como para o crescimento espiritual e fervor de todos.

    + Dom Fernando Arêas Rifan