| |
Destacamos a passagem abaixo da biografia da Irmã Lúcia intitulada "Um caminho sob o olhar de Maria", publicada no final de 2013 pelo Carmelo de Coimbra, onde aquela privilegiada vidente viveu de 1948 até sua morte em 2005. A obra foi escrita por suas irmãs de hábito com base nas suas cartas e no seu Diário espiritual, ainda inédito.
(Os grifos são do original)
8. Uma promessa sobre Portugal
Em Portugal se conservará sempre o dogma da Fé. Esta promessa da Senhora, não quer dizer que os portugueses estão de antemão protegidos contra o mal, ou que podem fazer o que quiserem, que tudo irá sempre bem...
Embora muito parca em palavras sobre o que dizia respeito à Mensagem de Fátima e sobretudo a fazer interpretações pessoais, a Irmã Lúcia alguma vez deixou escapar esta afirmação, fruto da sua meditação: se Portugal não aprovar o aborto, está salvo; mas se o aprovar, terá muito que sofrer. Pelo pecado da pessoa, paga a pessoa que dele é responsável; mas pelo pecado da Nação, paga todo o Povo. Porque os Governantes que promulgam as leis iníquas, fazem-no em nome do Povo que os elegeu. (65)
Hoje sobre Portugal pesam três pecados sociais que pedem reparação e conversão: o divórcio, o aborto e o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. É a grande crise moral que explica todas as outras crises. Num corpo doente de gangrena, por mais tratamentos que façam, enquanto não for erradicado o foco do mal, não terá melhoras e a morte será o seu fim. Assim acontece no tecido social: enquanto a imoralidade grassar como peste mortífera, todo o povo gemerá e terá muito que sofrer.
Mas a promessa cumprir-se-á, porque ficará sempre um resto pobre e humilde (66), que será como um fermento na massa (67). A vitória sobre o mal é sempre e só de Deus e Ele não triunfa pelo poder, mas sempre com os pequenos e pobres (68). E fará brotar lírios nevados no meio do pântano (cfr. op. cit., §68).
Notas:
65 Narrativa oral.
66 Is. 10, 18-22.
67 Lc. 13, 20-21.
68 Jz. 6, 15-16.
Para aquisição dessa obra, faça-o diretamente através do site das Edições Carmelo: www.carmelo.pt
|
- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)