quarta-feira, 3 de novembro de 2021

PADRE ANIBAL, FUNDADOR DOS ESCRAVOS DA EUCARISTIA E DA VIRGEM MARIA

 O número de mortes... Estamos a 2 de Novembro de 1947. Num pequeno apartamento na Rua Comerío em Bayamón, Porto Rico, Ana Belén traz ao mundo o seu terceiro filho: "Aníbal". Um parto difícil que rebenta em nova vida. Essa pequena criança passaria toda a sua vida em doenças. O seu pai, Isabelo Reyes, era um homem trabalhador, preocupado em pôr o pão de cada dia na mesa.


Aníbal recebeu as águas do baptismo na Igreja da Santa Cruz. A pia baptismal onde ele nasceu na vida da graça ainda permanece. Ele nunca abandonou o catolicismo, tanto quanto o seu pai, na ingenuidade da sua ignorância religiosa, insistiu em ir à Igreja Luterana. Mesmo quando ele era pequeno, o catolicismo foi sempre a sua Igreja. Doña Maria, "a viúva", encarregou-se de o levar à Casa de Deus, às procissões, para receber os sacramentos.


escanear0016


Nessa vida de pobreza, a felicidade era o clima comum, sobretudo nos três irmãos: Junior, Cuca, e Toco (Anibal). O apartamento era uma janela de esperança e uma oficina de educação "à moda antiga". Ali, a personalidade do nosso Padre Aníbal tomou forma. O "velho rapaz", no seu mundo de silêncios e observação, aprendeu a amar e a crescer. Ainda criança, Don Chaelo imigrou como muitos porto-riquenhos para a grande cidade, Nova Iorque. A sua família acabaria por ir também. Eles iriam testar a sua fortuna e procurar oportunidades de emprego. Após dois anos, a família regressou a Porto Rico. Um incidente na vida do nosso Anibal provocaria este rápido êxodo: um italiano partiu uma garrafa de vidro e deixou a pequena mão direita de Anibal marcada para sempre.


scan0002


Aos nove anos, fez a sua Primeira Comunhão na Paróquia da Ajuda Perpétua, servida pelos Padres Dominicanos. Com esta tenra idade, sofre uma crise que marcará a sua vida para sempre. Um Pai Dominicano ajuda-o a ultrapassar uma crise existencial da qual nos falou em várias ocasiões. Antes do mistério da morte, essa jovem vida foi abalada. Um parente tinha morrido e a criança viu o enterro. Assim começou uma crise que se agravou ao extremo de não encontrar uma saída: o problema da morte. Foi quando o padre o trouxe perante a Virgem e o consagrou a Ela. Foi o primeiro encontro vivo com Maria, a Mãe da Vida... Ali, um mundo despertou para ele que se expandia... Maria será tudo para ele.


FORMA DE CONSAGRAÇÃO

scan0005


Animado, brincalhão, inteligente, mas imerso num mundo de ideais incomuns, a ténue pequena chama que ele carregava secretamente no seu coração depressa é acesa. Aos quinze anos, já dá a conhecer ao seu pai a sua decisão de ser padre e de se consagrar a Deus na vida religiosa. Aos dezasseis anos, entra na candidatura da meritória Ordem de São Domingos. Pouco a pouco vai descobrindo que esse não é o seu lugar. As correntes secularizantes são sentidas como um frio polar. A sua alma está para as altas temperaturas. Ele é um homem de fogo.


Pede à Mãe Santíssima que lhe mostre outro lugar. Na paróquia do seu nascimento encontra os Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. E com eles começa de novo o seu caminho vocacional. É atraído por aqueles dois mistérios que foram o amor e o ornamento do Instituto: a Eucaristia e o Imaculado Coração de Maria.


scan0047


Fez o seu Noviciado em Espanha, em Jerez de los Caballeros (Província de Badajoz), concluindo a sua formação inicial em Loja (Província de Granada). Lá bebeu das águas cristalinas do seu Santo Fundador, Santo António Maria Claret. Mas o seu Noviciado assistiu ao início de uma crise renal que se agravaria ao longo dos anos e que seria, em grande parte, a causa da sua morte. Ele terá mesmo de ser operado. Estes rins irão proporcionar-lhe todo o sofrimento pelos seus sacrifícios e pela sua santificação. Tendo concluído o seu Noviciado, é enviado para Porto Rico, onde estudará filosofia na Universidade Católica de Ponce.


CONTACTO COM SCHOENSTATT

Esta etapa da sua vida é muito rica. Aqui, em 1971, conheceu o P. Guillermo Esters e a Irmã M. Petra, responsáveis pelo incipiente nascimento do Movimento Apostólico de Schoenstatt em Porto Rico.


Durante uma das suas visitas à Capela de Nossa Senhora, ali venerada como a Divina Pastora, notou que o grupo de Schoenstatt se reunia e pediu para se juntar a eles. A partir daí, o Pe. Guillermo iria apresentá-lo ao mundo de Schoenstatt e à vida do Pe. José Kentenich, fundador do Movimento. Schoenstatt deu-lhe uma resposta a muitas das perguntas que trazia no seu coração. Eram os dias em que a chamada "teologia da morte de Deus" estava a causar estragos. Na alma do nosso seminarista, a visão profética do Pe. Kentenich ajudou-o a amadurecer a sua reflexão e deu-lhe respostas claras na vida.


Schoenstatt caiu numa alma virgem e mariana. Schoenstatt parecia ser inato nele, uma vocação, como ele nos diria mais tarde. Nesse mesmo ano selou a sua Aliança de Amor com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoensta


Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator