terça-feira, 16 de novembro de 2021

Padre Anibal : na vida espiritual, precisamos de um modelo a que nos conformemos. Jesus diz no Evangelho: "Aprendei de mim".


Para cada acção humana, a partir da infância, o homem precisa de um modelo, de um estilo de comportamento e de comportamento.  É por isso que na psicologia de hoje se fala muito da crise do modelo que os jovens podem ter quando não encontram um pai e uma mãe em casa.  E é precisamente esta falta de um modelo a seguir que causa desequilíbrio, distorção psicológica na infância e adolescência   se não houver ninguém para imitar e, ao mesmo tempo, para encontrar neste modelo uma satisfação plena quando o imitamos.


Este é também o caso na vida espiritual, precisamos de um modelo a que nos conformemos.  Jesus diz no Evangelho: "Aprendei de mim".  S. Paulo diz: "Sejam imitadores de mim".  Nossa Senhora diz no Evangelho: "Fazei tudo o que ele vos disser".  Em suma, devemos ter sempre uma referência vital a alguém na nossa vida espiritual porque não podemos ir como se estivéssemos a apalpar ou inseguros, mas devemos ir de uma forma clara e segura ao longo do caminho da vida espiritual.


A questão da imitação de modelos, então, tem certamente chegado para muitas críticas de teólogos liberais, especialmente criticando  o famoso livro de espiritualidade, durante séculos na Igreja , depois das Escrituras Sagradas, o livro que mais tem sido traduzido e impresso: A Imitação de Kempis.  Não queremos entrar em detalhes no que realmente dizem, atacando Kempis e, ao mesmo tempo, atacando todos os modelos correntes.  Basicamente, o que eles querem é remover tudo o que não tem referência bíblica para a vida espiritual e, sobretudo, apresentar-nos   um Jesus Cristo que, segundo eles, é mais amigável e, ao mesmo tempo, mais humano  ...


Precisamos de alguém ou algo para imitar em cada acção, que é uma lei impressa na natureza.  Foi por isso que os gregos perguntaram a Filipe: "Queremos ver Jesus".  Isto é, "queremos vê-lo porque ele é como podemos ter vida e guiar a nossa existência".


Também nos devemos perguntar qual é o nosso modelo nas nossas acções.  E podemos dizer, o nosso modelo é Jesus Cristo, mas quando dizemos Jesus Cristo temos de concretizar qual o momento de Jesus.  Porque certamente a pessoa de Jesus Cristo é muito rica, infinitamente rica.  Ele é uma personalidade policromática, ele é o Deus Homem. 


 Portanto, não podemos imitar todos os traços de Jesus Cristo; é por isso que existem diferentes congregações religiosas na Igreja, de modo a que cada uma possa tornar realidade os momentos de Jesus Cristo.  Alguns... Cristo escondido em Nazaré, outros, o Cristo que prega, outros, o Cristo Crucificado... por outras palavras, cada comunidade não está apenas a realizar os momentos de Jesus, mas também as palavras de Jesus: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho".  Bem, estas são as palavras e são apropriadas por aqueles que se dedicam completamente a uma vida de missões.


Temos Jesus Cristo como nosso modelo .  Então    que momento de Jesus Cristo nos é dado, que faceta, que detalhe, que cinzel da  policromia de Jesus?  Bem, nós temos Jesus vítima no sacramento,   Jesus silencioso   no Santíssimo Sacramento...para nós o modelo de acção é o Jesus no Santíssimo Sacramento do altar exposto nos nossos altares para ser adorado por nós...esse é o nosso modelo.  Consequentemente,   devemos rastrear ou deixá-lo rastrear e esculpir nos nossos corações, as suas atitudes no Sacramento. 


A atitude de silêncio , aquele silêncio que é um silêncio vivo porque é um diálogo com o Pai, é um eco com o Pai, é um abraço, através do Espírito Santo, com o Pai. 


 É o silêncio de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento que é uma prova convincente do seu amor pela humanidade...só a pessoa que ama permanece em silêncio e se esconde no seu coração.  


Quando não se ama, então, diz-se coisas na cara de alguém e gritam-se os seus defeitos, as suas misérias e assim parece que a pessoa se regozija em afundar a outra pessoa. 

 No entanto, Jesus está ali em silêncio para ouvir o Pai, para falar com o Pai... porque fala ao Pai não em palavras mas num gesto de rendição: "Eis que estou a fazer a vossa vontade, santificando os homens, salvando-os, dando-lhes a vida eterna".  Assim, também este silêncio de Jesus Cristo, então, dizemos que é amor, ou seja, que ele, ao falar, repreender, censurar, acusar, prefere...calar-se, como expressão de um amor que espera.

Jesus no Sacramento é, portanto, aquele modelo  ond está ele silencioso, calado.  Ao mesmo tempo, ele é vitimizado, isto é, certamente no Sacramento ele é como no Céu, isto é, glorioso, pascal... não se pode negar isso, mas faz parte da fé católica, como expressa no Concílio de Trento,   isto é, de que ele é  misteriosamente uma vítima nesse Sacramento e nesse Sacramento ele reactualiza a sua quenose, a sua paixão salvadora, a sua redenção sangrenta.  É por isso que naquele sacramento ele é vitimizado, ou seja, constantemente oferecido por nós ao Pai até ao fim dos tempos... até ao fim dos tempos.  É por isso que quando O contemplamos... contemplamo-Lo silenciosa e victimalmente entregando-se completamente ao Pai.


Outra faceta que vemos em Jesus no Sacramento é a sua vida escondida.  Note-se que ele está escondido no tabernáculo, escondido.  Ou seja, Jesus Cristo não faz da sua oferta um grito.... "Olha  que eu me ofereço... olha o que estou a fazer por ti",  não, ele está escondido. 


 Juntamente com o silêncio, a ocultação, a vida oculta de Jesus Cristo, sem esperar por valorizações humanas, aplausos ou apreciação... está lá escondido.  E juntamente com esta dissimulação, há um mistério, então, do seu mistério trinitário, mas... porque Jesus está ali numa comunhão muito plena com o Pai e com o Espírito Santo, e não só com o Pai e o Espírito Santo, mas com toda a Igreja celestial.


Ele também está, portanto, num mistério de uma certa solidão... no sentido de não receber dos homens, portanto, o seu amor, a sua veneração, a sua vida íntima.  A maioria das pessoas não conhece este sacramento e aqueles que o conhecem não o valorizam porque nem mesmo nós padres somos capazes de viver um pouco deste mistério e de o adorar nas nossas vidas.  


É por isso que existe também um mistério de solidão...que é o Cristo que temos de imitar...o Cristo da humildade no sacramento, o Cristo vitimizado no sacramento, o Cristo silencioso no sacramento, o Cristo sozinho no sacramento e o Cristo que dá todo o seu amor, sem aplausos, sem valorizar todos os homens.  


É por isso que o momento essencial da nossa vocação é adorá-Lo...adorá-Lo...reparar-Lhe as coisas que fizemos em primeiro lugar, pelos nossos pecados e ultrajes e em terceiro lugar, portanto, imitá-Lo, ter uma vida em conformidade com a imagem deste sacramento.  


Portanto, para sermos um Escravo, precisamos dessa capacidade de vitimização, dessa capacidade de silêncio, dessa capacidade de amor, dessa vida que é dada sem retribuição, sem queixas, sem rancores, sem ressentimentos... pelo contrário, regozijando-nos com a rendição, sabendo que estamos identificados com o nosso Mestre e Senhor na Santíssima Eucaristia.


Que possamos, então, dar à Igreja esta presença de Jesus neste sacramento... e que possamos dá-la a cada pessoa que nos encontre.  


Estejamos certos de que ele está no sacramento para ser amado e adorado, para receber a nossa doação vitima, e também para vir à humanidade e dar-lhe vida eterna, para ser alimento e apoio, força e energia para o coração humano na sua viagem rumo à eternidade.  Também nós, portanto, devemos ser como ele... a comida em que todos comem e todos vivem a vida que dá luz e que orienta para a eternidade.  Poder dar-nos realmente para dar a vida eterna, não para mais nada... para dar a vida eterna aos nossos irmãos e irmãs.


A Santíssima Virgem é sempre para nós... também o impulso e o modelo de vida espiritual.  Note-se que, aos pés da cruz, ela, como nova sacerdotisa, vestindo vestes sacerdotais, o seu espírito inundado como nenhum outro com compaixão pela humanidade, é também capaz de vitimizar Jesus e também de se tornar uma oferenda, tanto quanto é possível dizer, para a salvação de todos.




Que nós, escravos, possamos ter este detalhe de humildade e de entrega e generosidade ao Senhor, que sejamos, então, uma Eucaristia constante... acção de graças.  Que sejamos, então, sempre vítimas agradáveis, nas mãos da Virgem para o Pai. 


 Sem isso, sinceramente tão... genericamente delineado, muito rapidamente... sem isso, então, não temos sentido porque fomos realmente chamados, tocados por Deus, no meio da escuridão da nossa noite e da nossa fé... fomos chamados a ter na nossa vida o mistério da Eucaristia muito próximo, uma monstruosidade no nosso coração e uma vida nas mãos de Deus. 


Que Nossa Senhora, então, seja realmente para nós hoje, esta sexta-feira, a Oferta-Mãe.  Pense no que aí pode oferecer, no que aí tem de dar e lembre-se que para que a oferta seja válida tem de ser gratuita, tem de ser pura, tem de ser generosa e tem de ser vítima.  Estes quatro elementos são essenciais para o sacrifício.


Ao longo deste dia de retiro, possamos, então, amadurecer nessa doação, olhar para Jesus Cristo no sacramento e pedir-lhe que nos configure para sermos um sacrifício.