domingo, 11 de outubro de 2009

Homilia do Papa na canonização de São Damião de Molokai









Queridos irmãos e irmãs!

«O que hei de fazer para herdar a vida eterna?». Com esta pergunta teve início o breve diálogo que escutámos na página evangélica, entre um jovem, identificado como rico, e Jesus (cf. Mc 10, 17-30). Não sabemos muitos pormenores acerca desta anónima personagem; das poucas informações, todavia, conseguimos perceber o seu desejo sincero de alcançar a vida eterna, conduzindo uma existência terrena honesta e virtuosa. De facto, conhece os mandamentos e observa-os fielmente desde a adolescência. E no entanto tudo isto, que certamente é importante, não basta - diz Jesus - falta só uma coisa, mas trata-se de algo essencial. Vendo-o então bem disposto, o divino Mestre, fitando-o com amor propõe-lhe o salto de qualidade, chama-o ao heroísmo da santidade, pede-lhe que abandone tudo e o siga: «Vende o que tens, dá aos pobres... depois, vem e segue-me!» (v. 21).

«Vem e segue-me!». Eis a vocação cristã que nasce de uma proposta de amor do Senhor, e que pode realizar-se só graças a uma nossa resposta de amor. Jesus convida os seus discípulos ao dom total da própria vida, sem cálculo e vantagem humana, com uma confiança sem reservas em Deus. Os santos aceitam este convite exigente, e põem-se com humilde docilidade no seguimento de Cristo crucificado e ressuscitado. A sua perfeição, na lógica da fé, às vezes humanamente incompreensível, consiste em não se colocar a si mesmo no centro, mas em escolher ir contra a corrente, vivendo de acordo com o Evangelho. Assim fizeram os cinco santos que hoje, com grande alegria, são apresentados à veneração da Igreja universal: Zygmunt Szczesny Felinski, Francisco Coll y Guitart, Jozef Damiaan de Veuster, Rafael Arnáiz Barón e Marie de la Croix (Jeanne) Jugan. Neles contemplamos realizadas as palavras do Apóstolo Pedro: «Deixamos tudo e seguimos-te» (v. 28) e a consoladora garantia de Jesus: «não há ninguém que tenha deixado casa e irmãos ou irmãs, mãe ou pai, filhos ou campos, por minha causa e por causa do Evangelho, que não receba já agora... cem vezes tanto... juntamente com perseguições, e a vida eterna no tempo que virá» (vv. 29-30).

Zygmunt Szczęsny Feliński, Arcebispo de Varsóvia, fundador da congregação das Franciscanas da Família de Maria, foi uma grande testemunha da fé e da caridade pastoral, numa época muito difícil para a nação e para a Igreja na Polónia. Preocupou-se com zelo do crescimento espiritual dos fiéis, ajudando os pobres e os órfãos. Na Academia Eclesiástica de São Petersburgo, dirigiu a sólida formação dos sacerdotes. Como Arcebispo de Varsóvia, incentivou todos à renovação interior. Antes da insurreição de Janeiro de 1863 contra a anexação russa, alertou o povo para o inútil derramamento de sangue. Quando, porém, eclodiu a revolta e houve repressões, defendeu corajosamente os oprimidos. Por ordem do czar russo, passou vinte anos no exílio, em Jaroslaw às margens do Volga, sem poder retornar à sua diocese. Em qualquer situação, mantinha a inexorável confiança na Divina Providência, e assim rezava: “Oh Deus, não nos protejas das tribulações e das preocupações deste mundo... mas multiplica o amor nos nossos corações e faz que, com a mais profunda humildade, mantenhamos a infinita confiança na Tua ajuda e na Tua misericórdia...”. Hoje, o seu doar-se a Deus e aos homens, plenos de confiança e de amor, torna-se um fúlgido exemplo para toda a Igreja.

São Paulo recorda-nos na segunda leitura que «a Palavra de Deus é viva e eficaz» (Hb 4,12). Nela, o Pai que está no céu, conversa amorosamente com seus filhos de todos os tempos (cf. Dei Verbum, 21), dando-lhes a conhecer seu infinito amor e, deste modo, encorajá-os, consolá-os e oferecer-lhes o seu desígnio de salvação para a humanidade e para cada pessoa. Consciente disto, São Francisco Coll dedicou-se com afinco a propagá-la, cumprindo assim fielmente a sua vocação na Ordem dos Pregadores, na qual realizou a profissão. A sua paixão foi pregar, em grande parte de modo itinerante e seguindo a forma de «missões populares», com a finalidade de anunciar e reavivar pelos povoados e cidades da Catalunha a Palavra de Deus, ajudando assim as pessoas ir ao encontro profundo com Ele. Um encontro que leva à conversão do coração, a receber com alegria a graça divina e a manter um diálogo constante com Nosso Senhor através da oração. Por isso, a sua actividade evangelizadora incluía uma grande entrega ao sacramento da Reconciliação, uma ênfase destacada na Eucaristia e uma insistência constante na oração. Francisco Coll chegava até ao coração das pessoas porque transmitia o que ele mesmo vivia com paixão no seu interior, o que ardia no seu coração: o amor de Cristo, a sua entrega a Ele. Para que a semente da Palavra de Deus encontrasse terra boa, Francisco fundou a congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciação, com a finalidade de dar uma educação integral a crianças e jovens, de modo que pudessem descobrir a riqueza insondável que é Cristo, esse amigo fiel que nunca nos abandona nem se cansa de estar ao nosso lado, animando nossa esperança com a sua Palavra de vida.

Jozef De Veuster, que na Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria recebeu o nome Damiaan, em 1863, quando tinha 23 anos, deixou o seu país natal, os Flandres, para anunciar o Evangelho do outro lado do mundo, no Arquipélago do Havaí. A sua actividade missionária, que lhe deu tanta alegria, alcançou o seu ápice na caridade. Não sem temor e repulsa, escolheu ir à Ilha de Molokai ao serviço dos leprosos que lá se encontravam abandonados por todos; assim expôs-se à doença da qual eles sofriam. Juntamente com eles, sentiu-se em casa. O servidor da Palavra tornou-se assim um servidor sofredor, leproso com os leprosos, durante os últimos quatro anos da sua vida.

Para seguir Cristo, o Padre Damiaan não só deixou a sua pátria mas colocou em risco inclusive a sua saúde: por isso ele - como diz a palavra de Jesus que nos foi proclamada no Evangelho de hoje - recebeu a vida eterna (cf. Mc 10, 30).

No vigésimo aniversário da canonização de outro santo belga, Fratel Mutien-Marie, a Igreja na Bélgica reúne-se mais uma vez para dar graças a Deus por um dos seus filhos, reconhecido como um autêntico servidor de Deus. Diante desta nobre personalidade, recordamos que é a caridade a fazer a unidade: gera-a e torna-a desejável. Seguindo São Paulo, São Damião faz-nos optar pelos bons combates (cf. 1 Tm 1, 18), não por aqueles que provocam divisões, mas pelos que unem. E convida-nos a abrir os olhos para as lepras que desfiguram a humanidade dos nossos irmãos, e pedem mais do que a nossa generosidade, a caridade da nossa presença de servidores.

À figura do jovem que apresenta a Jesus o seu desejo de ser algo mais do que um bom cumpridor dos deveres que impõe a lei, retornando ao Evangelho de hoje, faz de contraluz o Irmão Rafael, hoje canonizado, falecido aos vinte e sete anos como Oblato na Trapa de San Isidro de Dueñas. Ele também era de uma família abastada e, como ele mesmo disse, de “alma um pouco sonhadora”, cujos sonhos porém não se desvaneceram diante do apego aos bens materiais e a outras metas que a vida do mundo propõe às vezes com grande insistência. Ele disse sim à proposta de seguir Jesus, de maneira imediata e decidida, sem limites nem condições. Deste modo, iniciou um caminho que, a partir do momento em que se deu conta no Mosteiro de que “não sabia rezar”, o levou em poucos anos ao ápice da vida espiritual, que ele retrata com grande simplicidade e maturidade em numerosos escritos. O Irmão Rafael, ainda muito próximo de nós, continua a oferecer-nos com o seu exemplo e as suas obras um percurso atrativo, especialmente para os jovens que não se conformam com pouco, mas que aspiram à plena verdade, à mais indizível alegria, que se alcançam através do amor de Deus. “Vida de amor... Está aqui a única razão de viver”, diz o novo Santo. E insiste: “Do amor de Deus nasce tudo”. Que o Senhor ouça benigno uma das últimas orações de São Rafael Arnáiz, quando lhe entregava toda a sua vida, suplicando: “Toma-me a mim e doa-Te a Ti ao mundo”. Que se doe para reanimar a vida interior dos cristãos de hoje. Que se doe para que os seus Irmãos da Trapa e os centros monásticos continuem a ser esse farol que faz descobrir o íntimo anseio de Deus que Ele pôs em cada coração humano.

Através da sua admirável obra ao serviço das pessoas idosas mais carentes, Santa Maria da Cruz é também uma luz para guiar as nossas sociedades, que devem sempre redescobrir o lugar e a contribuição única deste período da vida. Nascida em 1792 em Cancale, na Bretanha, Joana Jugan zelou pela dignidade dos seus irmãos e irmãs de humanidade, vulneráveis em função da idade, reconhecendo neles a própria pessoa de Cristo. “Olhai ao pobre com compaixão - dizia - e Jesus vos olhará com bondade no vosso último dia”. Seu serviço alegre e abnegado, realizado com docilidade e humildade de coração, ao fazer-se pobre entre os pobres, era marcado por este olhar de compaixão às pessoas idosas, recebido da sua profunda comunhão com Deus”. Joana Jugan viveu o mistério do amor ao aceitar, com serenidade, o escondimento e o despojamento, até a morte. O seu carisma é sempre actual, visto que muitas pessoas idosas sofrem por vários tipos de pobreza e de solidão, por vezes até abandonadas por suas famílias. O espírito de hospitalidade e de amor fraterno, fundado na confiança ilimitada na Providência, na qual Joana Jugan encontrava a fonte nas Beatitudes, iluminou toda a sua existência. Tal entusiasmo evangélico persiste hoje, em todo o mundo, com a Congregação das Pequenas Irmãs dos Pobres, que ela fundou e que testemunha, seguindo o seu exemplo, a misericórdia de Deus e o amor de compaixão do Coração de Jesus pelos pequenos. Que Santa Joana Jugan seja, para todas as pessoas idosas, uma fonte vida de esperança e para as pessoas que se põem generosamente ao seu serviço, um poderoso estímulo para prosseguir e desenvolver a sua obra!

Queridos irmãos e irmãs, demos graças ao Senhor pelo dom da santidade, que hoje resplandece na Igreja com singular beleza. Enquanto com afecto saúdo cada um de vós - Cardeais, Bispos, Autoridades civis e militares, sacerdotes, religiosos e religiosas, fiéis leigos de várias nacionalidades que participais nesta solene celebração eucarística - gostaria de dirigir a todos o convite a deixar-se atrair pelos exemplos luminosos desses Santos, a deixar-se guiar pelos seus ensinamentos, para que toda a nossa existência se torne um cântico de louvor ao amor de Deus. Obtenha-nos esta graça a sua celeste intercessão e, sobretudo, a materna protecção de Maria, Rainha dos Santos e Mãe da humanidade. Amém.

BENEDICTUS XVI

fonte:Oblatvs