domingo, 10 de outubro de 2010

Venerável PIO XII: É imperioso combater com todas as forças o erro, mas amando intensamente o irmão que erra e conduzindo-o à salvação.Trairia, por certo, seu ministério aquele que, para agradar aos homens, lhes lisonjeasse as inclinações malsãs ou se mostrasse indulgente com seu incorreto modo de pensar e de agir, com prejuízo para a doutrina cristã e a integridade dos costumes.

http://www.execulink.com/~dtribe/blog/PapalMass1.jpg
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII

MENTI NOSTRAE

AO CLERO DO MUNDO CATÓLICO
SOBRE A SANTIDADE DA VIDA SACERDOTAL

A todo o clero,
em paz e comunhão com a Sé Apostólica 


Com benigna caridade
62. Resplandeça, além disso, o vosso zelo de caridade benigna, pois se é necessário - e é dever de todos - combater o erro e rechaçar o vício, o espírito do sacerdote deve, todavia, estar sempre aberto à compaixão. É imperioso combater com todas as forças o erro, mas amando intensamente o irmão que erra e conduzindo-o à salvação. Quanto bem não fizeram, quão admiráveis obras não realizaram os santos com a sua benignidade, mesmo em ambientes pervertidos pela mentira e degradados pelo vício. Trairia, por certo, seu ministério aquele que, para agradar aos homens, lhes lisonjeasse as inclinações malsãs ou se mostrasse indulgente com seu incorrecto modo de pensar e de agir, com prejuízo para a doutrina cristã e a integridade dos costumes. Quando, no entanto, são observados os ensinamentos do evangelho e os que erram se mostram movidos por sincero desejo de retornar ao bom caminho, então deve recordar-se o sacerdote da resposta que o Senhor deu a Pedro, quando lhe perguntou quantas vezes se devia perdoar ao irmão: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete" (Mt 18,22). 
Ser desinteressados
63. Este vosso zelo deve ter por objecto não as coisas terrenas e caducas, mas as eternas. Deve ser este o propósito dos sacerdotes que aspiram à santidade: trabalhar unicamente pela glória divina e salvação das almas. Quantos sacerdotes, mesmo nas graves dificuldades dos nossos tempos, vêm seguindo como norma os exemplos e advertências do apóstolo das gentes, que se contentava com o mínimo indispensável: "Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto" (1Tm 6,8).
64. Por esse desinteresse e desprendimento das coisas terrenas, unidos à confiança na Divina Providência, dignos do mais alto louvor, o ministério sacerdotal tem dado à Igreja ubérrimos frutos de bem espiritual e social. 
Aperfeiçoar a cultura própria
65. Esse zelo operoso deve, enfim, ser iluminado pela luz da sabedoria e da disciplina e inflamado pela chama da caridade. Quem se determine à santificação própria e alheia, deve estar preparado por sólida doutrina, que abranja não somente a teologia, mas igualmente a sã cultura moderna profana, a fim de que, como bom pai de família, possa tirar "do seu tesouro coisas novas e velhas" (Mt 13,52), e tornar cada vez mais apreciado e fecundo o seu ministério. Inspire-se, antes de tudo, a vossa atividade e seja fielmente conforme às prescrições desta sede apostólica e as diretivas dos bispos. Não mais ocorra, diletos filhos, que se tornem mortas ou, por defeituosa direção, não correspondam às necessidades dos fiéis todas as novas formas de apostolado que são hoje tão oportunas, especialmente nas regiões onde o clero é pouco numeroso.