Fr. Aimilianos de Simonopetra fala do hesicasmo como a forma de se aproximar de Deus sem ser consumido pelo fogo divino.

Fr. Aimilianos:

O hesicasmo é a vela, é a luz que nos guia!
E sabemos onde está a luz, lá está Deus.
Não podemos ficar diante de Deus face a face! Quem vai resolver esse problema? Quem vai resolver?
Deus deve encontrar outra maneira. E o que Ele realmente faz? Aqui ... Deus respondeu. E a solução que Ele nos ensinou até hoje: o hesicasmo! O Palamismo! Nossa própria Igreja que providenciou nossa conexão com Deus. Nossa igreja que deseja nos assegurar a paz interior ...

Assim, hesicasmo é o caminho que se abre diante de nós.
Porque fechamos a porta que conduz a Deus, fechamos a porta que conduz para longe de Deus.
O hesicasmo tornou-se o selo da nossa salvação. Tornou-se a garantia do nosso sucesso. Tornou-se o meio de não perder Deus, de tê-lo tanto quando Ele está diante de nós quanto quando não está.
Fez com que Deus vivesse conosco de uma forma diferente, para que pudéssemos recebê-lo sem ser consumidos, sem ter medo.
Portanto, hesicasmo é o caminho de nossa deificação.
Mas quando começa o hesicasmo? Não começa com São Gregório Palamas? Certamente não!
Você não ouviu o que Deus disse a Caim? “Fique quieto (isihason)” (Gênesis 4: 7, Septuaginta), Ele disse a ele. Somente na quietude (hesychia) do coração e do mundo circundante podemos ter alegria e Deus, podemos ter comunhão com o céu.
O hesicasmo é um movimento monástico, ascético, como sabemos. É uma vida e uma experiência de monaquismo e de nossa Igreja.
O hesicasmo se desenvolveu, em particular, na Montanha Sagrada. E se cristalizou em uma forma definitiva, podemos dizer, no século XIV, com São Gregório Palamas.
Ele preservou o caráter de nossa Igreja!
Ele preservou a sensação da presença de Deus.
Ele preservou a obra de salvação da Santa Igreja.
São Gregório não trouxe um novo ensinamento sobre o hesicasmo, mas o entregou à medida que o recebeu, de forma perfeita, acrescentando seu próprio mundo, suas próprias experiências, suas próprias revelações divinas.

Assim, hesicasmo é a vela, é a luz que nos guia! E sabemos onde está a luz, lá está Deus. Não vemos Deus, mas sabemos que Deus existe e caminhamos ilesos, firmes e com fé!