Na segunda parte da entrevista em vídeo, pe. Aimilianos de Simonopetra (+2019) fala sobre porque os monges oram a Oração de Jesus.
Idiomas: Inglês (adaptado após a versão romena @Elena Dinu), alemão, grego
Gravação de vídeo: Monastério de Ormylia, Grécia, 1990
Fr. Aimilianos:
Por que os monges rezam com a Oração de Jesus sempre e em todo lugar?
Bem, é, eu diria, a única oração que cria claramente as nossas pré-condições para podermos encontrar Deus diariamente e também, facilmente, encontrá-lo e regozijar-nos em Deus.
Por meio dessa oração, Aquele que é invisível se torna visível em nossas vidas.
Por isso, através desta oração, os monges adquirem em todo lugar e sempre, o forte sentimento da presença de Deus e um diálogo interior tão profundo, que chega até o fundo do “mar” da Divindade.
Assim, desta forma, que os monges descobriram a partir da experiência da Igreja, desde os tempos antigos, podem preencher os seus dias, podem transformar a sua noite numa vela que espalha a luz celeste por todo o universo que Deus segura nas mãos. .
Portanto, por meio desse encontro do homem com Deus, os monges conseguem santificar não só a si próprios e seu espaço, mas o mundo inteiro ...

inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!