- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
quarta-feira, 11 de março de 2009
CARTA DE BENTO XVI AOS BISPOS DE TODO O MUNDO SOBRE O LEVANTAMENTO DAS EXCOMUNHÕES
Carta do Papa aos bispos de todo o mundo sobre o levantamento das excomunhões: “Estou entristecido pelo fato de que mesmo os Católicos consideraram ter de me atingir com uma hostilidade pronta para o ataque”.
Circulam pela internet versões não oficiais que não publicaremos, já que a tradução portuguesa oficial será publicada amanhã pela Santa Sé. Apenas uma nota: o propósito do Papa de unir a Comissão Ecclesia Dei à Congregação para a Doutrina da Fé vem confirmar notícias sobre a aposentadoria do Cardeal Dario Castrillón Hoyos.
Já noticiamos anteriormente rumores de que o Arcebispo Raymond Burke assumiria o comando da Comissão. Entretanto, pode-se cogitar a própria dissolução da Ecclesia Dei, dividindo-se em dois órgãos internos de duas congregações: a do Culto Divino e a da Doutrina da Fé. Afinal, a missa tradicional foi reconhecida como uma forma do Rito Romano e, consequentemente, está em vigor em toda a Igreja; portanto, nada mais apropriado que ficar sob tutela da Congregação para o Culto Divino (cujo Prefeito lhe é muito favorável). E reconhecidas as “questões abertas” com a Fraternidade, é evidente que as conversações devem se dar com a Congregação para a Doutrina da Fé.
sao-gregorio-magnoEstando as normas do motu proprio Ecclesia Dei quanto à celebração do Rito de São Pio V ab-rogadas por Summorum Pontificum; tendo vários institutos já sido reconhecidos canonicamente pela Santa Sé (e alguns deles não pela Ecclesia Dei, mas pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada); as excomunhões dos bispos da FSSPX tendo sido levantadas pelo Papa e restando apenas as discussões doutrinais, a Comissão Ecclesia Dei praticamente perderia sua razão de ser. Ainda mais considerando a ineficiência da Comissão em impor-se ante as afrontas do episcopado — causado fundamentalmente por seu pequeno “porte”, já que o motu proprio “Ecclesia Dei” não lhe concede poderes para se sobrepor aos caprichos dos bispos –, coisa que só poderia ser combatida pelas Congregações “ordinárias” como uma matéria comum na vida da Igreja.
O art. 11 de Summorum Pontificum diz que a “Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’, erigida por João Paulo II em 1988, segue exercitando sua missão. Esta Comissão deve ter a forma, e cumprir as tarefas e as normas que o Romano Pontífice queira atribuir-lhe“. Veremos num futuro próximo quais serão estas disposições do Santo Padre.
Outro pequeno detalhe: amanhã é dia de São Gregório Magno
Fonte:fratres in unum