- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)
sábado, 21 de março de 2009
COMISSÃO "ECCLESIA DEI" PRESIDIDA POR CARDEAL DARIO CASTRILLÓN IMPÕE MISSA TRIDENTINA NA DIOCESE DE KILLALA NA IRLANDA
Bispo John Fleming
Um proeminente departamento Vaticano ordenou ao Bispo John Fleming fazer provisão da Missa Latina tradicional em sua diocese de Killala.
A acção da poderosa Comissão ‘Ecclesia Dei’ vem depois do Conselho de Padres de Killala decidir que nenhuma provisão deveria ser feita para a celebração da Missa na Forma Extraordinária.
Em julho de 2007, a carta do Papa Bento XVI Summorum Pontificum relaxou as restrições sobre a Missa pré-Vaticano II, o assim chamado Rito Tridentino, e estabeleceu que qualquer padre Católico pode celebrar a Missa Latina tradicional sem primeiro procurar a permissão de seu bispo.
Antes da entrada em vigor de Summorum Pontificum os bispos tinham o direito de restringir acesso à Missa Latina.
Inicialmente, o Conselho de Padres de Killala, um corpo consultivo formado por membros eleitos e padres apontados pelo Bispo Fleming, aconselhou que nenhuma provisão devesse ser feita para Missa Latina aguardando um esclarecimento do Vaticano sobre aspectos da carta do Papa.
Esta conselho foi aceito pelo Bispo Fleming e um anúncio foi feito de que a Missa não seria disponível na diocese de Killala.
Entretanto, The Irish Catholic soube que a matéria veio à atenção da Santa Sé enquanto um número de pessoas em Killala escreveram ao Vaticano para expressar sua frustração pela falta de provisão.
The Irish Catholic - Fonte: Secretum Meum MihiO Irish Catholic também sabe que um número de padres diocesanos que acreditam que a decisão contra-ordenava a legislação papal contactaram o bispo Fleming para registrar descontentamento.
A Comissão ‘Ecclesia Dei’, encabeçada pelo Cardeal Darío Castrillón Hoyos, então escreveu ao Bispo Fleming insistindo que a restrição era proibida sob lei da Igreja já que o Papa Bento XVI fez a provisão universal para a disponibilidade da Missa na forma extraordinária.
Em sua carta, a Comissão insistia que nem o Bispo Fleming, nem o Conselho de Padres, têm o direito de colocar uma restrição num direito aprovado pelo Papa.
Bispo Fleming designou agora a Igreja da Assunção, Ardagh, Crossmolina, Co Mayo, como o centro para a Missa tradicional na diocese de Killala e o celebrante será Pe. John Loftus, um padre da diocese.