Hoje cumpre-se o 100º Aniversário de nascimento da Beata Jacinta Marto. Recordando a sua personalidade, é oportuno postar aqui algumas das mais intensas referências, que a Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado redigiu nas suas memórias, sobre o amor de Jacinta ao Santo Padre.
Foram interrogar-nos dois sacerdotes que nos recomendaram que rezássemos pelo Santo Padre. AJacinta perguntou quem era o Santo Padre e os bons sacerdotes explicaram-nos quem era e comoprecisava muito de orações. A Jacinta ficou com tanto amor ao Santo Padre que, sempre que ofereciaos seus sacrifícios a Jesus, acrescentava: e pelo Santo Padre. No fim de rezar o Terço, rezava sempretrês Ave Marias pelo Santo Padre e algumas vezes dizia:– Quem me dera ver o Santo Padre! Vem cá tanta gente e o Santo Padre nunca cá vem.Na sua inocência de criança, julgava que o Santo Padre podia fazer esta viagem como as outraspessoas.Um dia, meu pai e meu tio foram intimados para nos apresentarem, no dia seguinte, em aAdministração. Meu tio disse que não levava os seus filhos, porque, dizia ele, não tenho por queapresentar em um tribunal duas crianças que não são responsáveis pelos seus actos; e ademais disso,eles não aguentam o caminho a pé até Vila Nova de Ourém! Vou ver o que eles querem. Meu paipensava doutra maneira:– A minha, levo-a; ela que se arranje lá com eles, que eu cá destas coisas não entendo nada.Aproveitaram então a ocasião para nos meterem todos os sustos possíveis. No dia seguinte, aopassar por casa de meu tio, meu pai esperou alguns instantes por meu tio. Corri à cama de Jacinta adizer-lhe adeus. Na dúvida de nos tornarmos a ver, abracei-a. E a pobre criança, chorando, disse-me:– Se eles te matarem, diz-lhes que eu e mais o Francisco somos como tu e que também queremosmorrer. E vou já com o Francisco para o poço rezar muito por ti.Quando, à noitinha, voltei, corri ao poço e lá estavam os dois, de joelhos, debruçados sobre abeira do poço, com a cabecinha entre as mãos, a chorar. Assim que me viram, ficaram surpreendidos:– Tu vens aí?! Veio aqui a tua irmã buscar água e disse-nos que já te tinham matado. Já rezámos echorámos tanto por ti!…
Mais textos numa recolha feita pelo Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima; pode fazer download aqui. Vale a pena meditar.
fonte:Sancta Missa
fonte:Sancta Missa