Maria é Mãe de Deus , tudo nela deriva desse previlégio. Os restantes títulos de Maria são estrelas: Imaculada, Virgem, Rainha do Céu e da Terra, Medianeira, Advogada, Colaboradora na Obra Redentora...todos estes títulos não superam o de "Mãe de Deus"e Mãe da Humanidade Redenta e de cada pessoa humana.Quantas vezes Jesus pronunciou "Mãe" e mesmo na Cruz também: Maria pode ajudar-nos porque é nossa Mãe e por isso não pode deixar de ajudar-nos.
No Hino do Akanisthós canta-se: "Maria Tu és Tabernáculo de Deus, és o Tesouro da Vida, és a cura do meu corpo e a salvação da minha alma".No meio da tremenda batalha espiritual na Igreja,ajuda-nos a oração, a fidelidade ao Papa e Maria , para que a nossa fé seja firme e forte.Que Maria nos ajude nesta batalha da fé.
Conferência de Mons. Athanasius Schneider
" A sacralidade e a beleza da Liturgia segundo os Santos Padres"
A Igreja hoje sofre uma profunda crise litúrgica. A Liturgia cristã tem o seu modelo no Céu. A consciência da profunda santidade de Deus leva-nos a fazer silêncio e a inclinações e genuflexões na Santa missa. No Apocalipse aparece a Liturgia celeste. Clemente I reflecte a liturgia de Roma, enquanto as Catequeses mistagógicas são o testemunho de jerusalém.
Quando a Igreja adora a Majestade divina deve imitar os Anjos. Clemente I diz:" consideremos a multidão de Anjos que prestam culto à Majestade de Deus, tembém nós quando nos reunimos devemos clamar numa só voz", ou seja a Assembleia litúrgica deve imitar os Anjos na adoração de Deus.
O culto deve ser orientado só a Deus na obediência amorosa, com prostrar-see cobrir-see dar a Deus o primeiro lugar no nosso coração.
A Liturgia cristã deve ser estabelecida num Ordo. A consciência do carácter sacro da Liturgia foi transmitido por Moisés, Isaías e carta aos Hebreus, e por isso Clemente I chama a Deus o Todo Santo. No relato do martírio de Santa Perpétua e Felecidade refere-se que entrarem no Céu ouviram o canto dos Anjos. No tratado de Tertuliano :"os Anjos que dizem Santo, Santo...então também nós devemos aprender dos Anjos e fazer o mesmo".
Na Anáfora de S.Tiago do sec. IV diz-se: " ao Sanctus os fiéis entram em comunhão com os Anjos". Teologia é falar a Deus com louvor e adoração. Todos os actos de culto e gestos é para glorificar a Deus Uno e Trino. A Dossologia deve ser sempre Teologia. O culto externo deve exprimir a fé em Deus Trino e Uno. A Liturgia deve ser Teocêntrica já que a participação no Sanctus nos une aos Anjos.
Na Eucaristia cristã Cristo está presente e actualiza o seu Sacrifício no Calvário. Os Anjos cobrem a sua face quando proclamam a Santidade de Deus,, com prostar as suas faces por terra, e a prostação ou o ajoelhar-se por terra ou a vénia profunda reflectem isso; também as luvas que usa o Bispo ou o subdiácono que segura a pena coberta .
O celebrante deve velar-se a si próprio e desaparecer com humildade na presença de deus na Missa onde o fiel deve ver Cristo e não o sacedote.
S.João Crisóstomo nos seus sermões fala da presença dos Anjos na Liturgia os quais celebram alegremente a Liturgia. Nós fazemos parte dos Querubins e Serafins e cantamos juntis com os Serafins. Estende as asas da tua mente em volta do Trono de Deus.
A realidade mais sacra na terra é o Corpo e Sangue de Cristo e depois disto o Altar onde tal acontece. O Sacrifício de Cristo no altar é o sinal do seu amor por nós. Por isso a Missa é o lugar do Sacrifício que se torna visível por nós.Nenhum Anjo ousa tocar o Corpo de Cristo, por isso nenhum homem pode tocar no Corpo de Cristo, mesmo o Sacerdote para fazer tal se lhe consagram as mãos. Diante do Corpo de Cristo como sinal do amor de Deus devemos fazer um gesto de reverência e humildade antes de O receber.
Ser orientado interiormente para Deus, reconhecendo a sua Santidade e Amor e pedir-lhe a pureza interior: é daqui que surge o gesto exterior de ajoelhar-se, proteger o que é Santo com degraus, guardar o silêncio, e assim imitar os Anjos.
A característica é a adoração de Cristo na Missa, e isso é o verdadeiro culto, que se manifesta no exterior, nas inclinações e ajoelhar-se. Sacrosantum Concilio n. 2 diz: "a Liturgia por meio da qual se actualiza a obra da nossa redenção..." São Pedro Edmard: "a Igreja dedica a Cristo uma Liturgia solene. Prostra-se diante do Santíssimo Sacramento como os Anjos".
Fonte:Missa Tridentina em Portugal
Nossos irmãos da Juventutem Argentina disponibilizaram mais imagens da primeira Missa Tridentina na Basílica de São Pedro depois de 40 anos. Mons. Raymond Burke organizou um belíssimo ritual. As fotos falam por si, e estão por novos ângulos, o que nos dá a dimensão e magnitude dos número de sacerdotes, religiosos e fiéis. Gostaria que meus leitores atentassem para a foto da elevação. Magnifíco!fonte:o ultrapapista Atanasiano
(Infelizmente os Padres e Bispos que usam do Rito Novo deixaram de lado este belíssimo momento da Elevação. Nada é mais belo que este sublime momento, que comovia santos do gabarito de Padre Pio e do qual muitos pagãos tremiam de pavor diante da magnitude)
(A Mesa da Comunhão e a Comunhão de Joelhos ao chão, numa demonstração inequívoca de devoção e adoração.)
____________
O Patrimônio Litúrgico da Igreja é o seu mais precioso depósito, de forma que os fiéis terão ou não terão fé na medida que a liturgia é ou não é bem celebrada.