terça-feira, 18 de maio de 2010

Bento XVI: Renovo, além disso, meu convite particular aos irmãos no sacerdócio, para que "com sua e vida e suas obras se destaquem por seu vigoroso testemunho evangélico" (Carta para a convocação do Ano Sacerdotal) e que saibam utilizar com sabedoria os meios de comunicação para dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2010).

Pope Benedict XVI waves as he arrives for a mass in San 
Carlo's 
Square in Turin May 2, 2010.

Meditação sobre a Ascensão

CIDADE DO VATICANO, domingo, 16 de maio de 2010 (ZENIT.org). - Publicamos o discurso que Bento XVI proferiu neste domingo por ocasião da oração mariana do Regina Caeli, recitada em conjunto com os fiéis e peregrinos presentes na Praça de São Pedro.
* * *
Queridos irmãos e irmãs:
Hoje, na Itália e em outros países, celebra-se a Ascensão de Jesus ao Céu, que se deu quarenta dias após a Páscoa. Neste domingo, tem lugar ainda o Dia Mundial das Comunicações Sociais, sobre o tema "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra". Na liturgia, narra-se o episódio do último momento do Senhor Jesus junto a seus discípulos (cf. Lucas 24, 50-51; Atos 1, 2.9); não se tratava, porém, de um abandono, pois Ele estaria com eles - conosco - para sempre, de uma forma nova. São Bernardo de Claraval explica que a ascensão ao céu de Jesus se realiza em três graus: "O primeiro é a glória da ressurreição; o segundo, o poder de julgar; e o terceiro consiste em sentar-se à direita do Pai" (Sermo de Ascensione Domini, 60, 2: Sancti Bernardi Opera, t. VI, 1, 291, 20-21). Este evento foi precedido pela bênção dos discípulos, que os prepara para receber o dom do Espírito Santo, para que assim a salvação fosse proclamada em toda parte. O próprio Jesus lhes diz: "Vós sois as testemunhas destas coisas. Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu" (cf. Lucas 24, 47-49).
O Senhor atrai o olhar dos apóstolos - e o nosso - para o céu, a fim de indicar como percorrer a estrada do bem durante a vida terrena. Sem dúvida, Ele permanece na trama da história humana, está junto de cada um de nós e guia nosso caminho cristão: é companheiro dos perseguidos por causa da fé; está no coração dos marginalizados; está presente entre aqueles aos quais se nega o direito à vida. Podemos ouvir, ver e tocar o Senhor Jesus na Igreja, especialmente através da Palavra e dos sacramentos. Neste sentido, exorto os jovens que recebem neste tempo pascoal o sacramento da Confirmação a serem fiéis à Palavra de Deus e à doutrina que aprenderam, bem como a manterem a assiduidade com relação aos sacramentos da Confissão e da Eucaristia, cientes de terem sido escolhidos e constituídos para testemunhar a verdade. Renovo, além disso, meu convite particular aos irmãos no sacerdócio, para que "com sua e vida e suas obras se destaquem por seu vigoroso testemunho evangélico" (Carta para a convocação do Ano Sacerdotal) e que saibam utilizar com sabedoria os meios de comunicação para dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2010).
Queridos irmãos e irmãs: o Senhor, ao abrir-nos o caminho para o céu, permite-nos experimentar já nesta terra a vida divina. Um autor russo do século XX, em seu testamento espiritual, escrevia: "Contemplai com mais frequência as estrelas. Quando carregais um peso na alma, observai as estrelas ou o azul do céu. Assim vossa alma encontrará descanso" (N. Valentini - L. Žák,Pavel A. Florenskij. Non dimenticatemiLe lettere dal gulag del grande matematico, filosofo e sacerdote russo, Milano 2000, p. 418).
Dou graças a Nossa Senhora, a quem pude venerar no Santuário de Fátima nestes dias passados, por sua maternal proteção durante a intensa peregrinação a Portugal. A Ela, que vela pelas testemunhas de seu amado Filho, dirigimos com confiança nossa oração.