quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Peças absolutamente singulares na história da Igreja, que testemunham a dignidade, o privilégio e a grandeza do Patriarcado de Lisboa no panorama católico mundial.


A tiara de Lisboa

Quando só se fala de uma tal de Joana de Vasconcelos que transformou o Palácio Real da Ajuda numa mostra pindérica de "arte" moderna, o Museu Nacional de Arte Antiga está de parabéns pela "Encomenda Prodigiosa". É dessa exposição, da qual deixo em baixo uma breve nota retirada do site do próprio museu, que partilho convosco as fotos que lhe seguem. São de peças absolutamente singulares na história da Igreja, que testemunham a dignidade, o privilégio e a grandeza do Patriarcado de Lisboa no panorama católico mundial.

A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de São João Batista

18 maio - 29 setembro 2013

Galeria de exposições temporárias
A esplendorosa Basílica Patriarcal de Lisboa era celebrada por toda a Europa. Cenário único, onde se levava a efeito uma surpreendente emulação da corte pontifícia, entendida como elemento de prestígio da própria corte portuguesa, tornou-se numa das mais dramáticas perdas geradas pelo Terramoto de 1755. Possuía uma extensão, felizmente poupada pelo sismo: a Capela de São João Batista, também encomendada por D. João V com o respetivo tesouro e edificada na Igreja de São Roque.

Evocar essa encomenda e o caminho que conduz da Patriarcal à Capela Real de São João Batista, exumando fontes e vestígios que o tempo parece ter querido apagar, é o objetivo desta exposição, dividida entre o MNAA-Museu Nacional de Arte Antiga e a Igreja e Museu de São Roque.

***

***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***