domingo, 25 de janeiro de 2015

DESPRENDIMENTO PARA SEGUIR O SENHOR

DESPRENDIMENTO PARA SEGUIR O SENHOR
– Os discípulos, deixando todas as coisas, seguem Jesus. Necessidade de um desprendimento completo para corresponder às chamadas que o Senhor nos dirige.
– Alguns detalhes de pobreza cristã e de desprendimento.
– A esmola e o desprendimento dos bens materiais.
I. O EVANGELHO DA MISSA de hoje narra a chamada que Cristo dirigiu a quatro dos seus discípulos: Pedro, André, Tiago e João1. Os quatro eram pescadores e encontravam-se entregues ao trabalho, lançando as redes ou consertando-as, quando Jesus passou e os chamou.
Estes Apóstolos já conheciam o Senhor2 e tinham-se sentido profundamente atraídos pela sua pessoa e pela sua doutrina. A chamada que recebem agora é a definitiva: Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.
Estes homens deixaram tudo imediatamente e seguiram o Mestre. Noutra passagem, o Evangelho relata com palavras parecidas a vocação de Mateus: relictis omnibus, deixando todas as coisas,levantando-se, o seguiu. E os demais Apóstolos, cada um nas circunstâncias peculiares em que Jesus os encontrou, devem ter feito o mesmo.
Para seguirmos o Senhor, é preciso que tenhamos a alma livre de todo o apegamento; em primeiro lugar, do amor próprio, da preocupação excessiva pela saúde, pelo futuro..., pelas riquezas e bens materiais. Porque, quando o coração se enche dos bens da terra, já não resta lugar para Deus.ler...