Ven. Pio XII : "O terceiro fim é a expiação e a propiciação. Certamente ninguém, fora Cristo, podia dar a Deus onipotente satisfação adequada pelas culpas do gênero humano; ele, pois, quis imolar-se na cruz, "propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas ainda pelos de todo o mundo".(67) Nos altares se oferece igualmente cada dia pela nossa redenção, afim de que, libertados da eterna condenação, sejamos acolhidos no rebanho dos eleitos. "
CARTA ENCÍCLICA DO PAPA PIO XII
MEDIATOR DEI
SOBRE A SAGRADA LITURGIA
SEGUNDA PARTE
O CULTO EUCARÍSTICO
64. Idênticos, finalmente, são os fins, dos quais o primeiro é a glorificação de Deus. Do nascimento à morte, Jesus Cristo foi abrasado pelo zelo da glória divina e, da cruz, a oferenda do sangue chegou ao céu em odor de suavidade. E porque este cântico não havia de cessar, no sacrifício eucarístico os membros se unem à Cabeça divina e com ela, com os anjos e os arcanjos, cantam a Deus louvores perenes, (63) dando ao Pai onipotente toda honra e glória.(64)
65. O segundo fim é a ação de graças a Deus. O divino Redentor somente, como Filho de predileção do Eterno Pai de quem conhecia o imenso amor, pôde entoar-lhe um digno cântico de ação de graças. A isso visou e isso desejou "rendendo graças"(65) na última ceia, e não cessou de fazê-lo na cruz, não cessa de realizá-lo no augusto sacrifício do altar, cujo significado é justamente a ação de graças ou eucaristia; e porque isso é "verdadeiramente digno e justo e salutar".(66)
66. O terceiro fim é a expiação e a propiciação. Certamente ninguém, fora Cristo, podia dar a Deus onipotente satisfação adequada pelas culpas do gênero humano; ele, pois, quis imolar-se na cruz, "propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas ainda pelos de todo o mundo".(67) Nos altares se oferece igualmente cada dia pela nossa redenção, afim de que, libertados da eterna condenação, sejamos acolhidos no rebanho dos eleitos. E isso não somente por nós que estamos nesta vida mortal, mas ainda "por todos aqueles que repousam em Cristo, os quais nos precederam com o sinal da fé, e dormem o sono da paz",(68) pois, quer vivamos, quer morramos, "não nos separamos do único Cristo".(69)
67. O quarto fim é a impetração. Filho pródigo, o homem malbaratou e dissipou todos os bens recebidos do Pai celeste, por isso está reduzido à suprema miséria e inanição; da cruz, porém, Cristo, "tendo em alta voz e com lágrimas oferecido orações e súplicas... foi ouvido pela sua piedade",(70) e nos sagrados altares exercita a mesma mediação eficaz; a fim de que sejamos cumulados de toda bênção e graça.
68. Compreende-se, portanto, facilmente, porque o sacrossanto concílio de Trento afirma que com o sacrifício eucarístico nos é aplicada a salutar virtude da cruz para a remissão dos nossos pecados cotidianos.(71)
Ven Pie XII : Le premier (but de la Sainte Messe) est la glorification du Père céleste. De son berceau jusqu’à la mort, Jésus-Christ fut enflammé du désir de procurer la gloire de Dieu ; de la croix au ciel, l’offrande de son sang s’éleva comme un parfum délectable, et pour que cet hommage ne cesse jamais, les membres s’unissent à leur Chef divin dans le sacrifice eucharistique, et avec lui, unis aux anges et aux archanges, ils adressent en chœur à Dieu de continuels hommages (cf. Missale Rom., Praefatio), rapportant au Père tout-puissant tout honneur et toute gloire (Ibid., Canon).
Encyclique MEDIATOR DEI
de Sa Sainteté le Pape PIE XII 
SUR LA SAINTE LITURGIE
Fins identiques 
Les buts visés enfin, sont les mêmes. Le  premier est la glorification du Père céleste. De son berceau jusqu’à la  mort, Jésus-Christ fut enflammé du désir de procurer la gloire de Dieu ;  de la croix au ciel, l’offrande de son sang s’éleva comme un parfum  délectable, et pour que cet hommage ne cesse jamais, les membres  s’unissent à leur Chef divin dans le sacrifice eucharistique, et avec  lui, unis aux anges et aux archanges, ils adressent en chœur à Dieu de  continuels hommages (cf. Missale Rom., Praefatio), rapportant au Père tout-puissant tout honneur et toute gloire (Ibid., Canon). 
Le second but poursuivi est de rendre à  Dieu les grâces qui lui sont dues. Seul le divin Rédempteur, en tant que  Fils bien-aimé du Père éternel, dont il connaissait l’immense amour,  put lui offrir un digne chant d’action de grâces. C’est ce qu’il visa,  ce qu’il voulut, " en rendant grâces " (Mc  XIV, 23) à la dernière Cène. Et il ne cessa de le faire lorsqu’il était  suspendu à la croix ; il ne le cesse pas dans le saint sacrifice de  l’autel, dont le sens est " action de grâces " ou action " eucharistique  ", et ceci parce que " c’est vraiment digne et juste, équitable et  salutaire " (Missale Rom., Praefatio). 
En troisième lieu, le sacrifice se propose  un but d’expiation, de propitiation et de réconciliation. Aucun autre  que le Christ ne pouvait assurément offrir à Dieu satisfaction pour  toutes les fautes du genre humain ; aussi voulut-il être immolé lui-même  sur la croix " en propitiation pour nos péchés, et non seulement pour  les nôtres, mais pour ceux du monde entier " (I Jn,  II, 2). De la même manière, il s’offre tous les jours sur les autels  pour notre rédemption, afin qu’arrachés à la damnation éternelle nous  soyons inscrits au nombre de ses élus. Et cela non seulement pour nous  qui jouissons de cette vie mortelle, mais aussi " pour tous ceux qui  reposent dans le Christ, qui nous ont précédés avec le signe de la foi,  et qui dorment du sommeil de la paix " (Missale  Rom., Canon) ; en effet, soit que nous vivions, soit que nous mourions,  " nous ne nous éloignons pas du seul et unique Christ " (S. Augustin,  De Trinit., lib. XIII, c. 19). 
En quatrième lieu, enfin, il y a un but  impétratoire. L’homme enfant prodigue, a mal usé de tous les biens reçus  du Père céleste, et les a dissipés ; aussi se trouve-t-il réduit à un  état de très grande pauvreté et de très grande souillure. Cependant, du  haut de la croix, le Christ " offrant avec un grand cri et des larmes…  ses prières et ses supplications… fut exaucé à cause de sa piété " (He,  V, 7). Semblablement, sur les saints autels il exerce la même médiation  efficace, afin que nous soyons comblés de toute bénédiction et de toute  grâce. 
Ven. Pio XII : El segundo fin ( de la Santa Misa) es la Acción de gracias a Dios. Sólo el divino Redentor, como Hijo predilecto del Padre Eterno, de quien conocía el inmenso amor, pudo alzarle un digno himno de acción de gracias. A esto miró y esto quiso «dando gracias» ( Marc. 14, 23) en la última Cena, y no cesó de hacerlo en la Cruz ni cesa de hacerlo en el augusto Sacrificio del Altar, cuyo significado es precisamente la acción de gracias o eucarística; y esto, porque es «cosa verdaderamente digna, justa, equitativa y saludable»
 
 "Mediator                            Dei"
Sobre la Sagrada Liturgia
20 de noviembre de 1947
Sobre la Sagrada Liturgia
20 de noviembre de 1947
4) Idénticos fines.
a')            Primer fin: Glorificación de Dios. 
             0. Idénticos, finalmente, son los fines, de los que el  primero             es la glorificación de Dios. Desde su Nacimiento  hasta su  Muerte,            Jesucristo estuvo encendido por el celo de  la Gloria divina y,  desde            la Cruz, el ofrecimiento de su  Sangre, llegó al cielo en olor            de suavidad. Y para que el  himno no tenga que acabar jamás en            el Sacrificio Eucarístico,  los miembros se unen a su Cabeza  divina,            y con El, con los  Ángeles y los Arcángeles, cantan a Dios            perennes alabanzas  (8), dando al Padre Omnipotente todo honor y  gloria.
b')            Segundo fin: Acción de gracias a DIOS. 
             91. El segundo fin es la Acción de gracias a Dios. Sólo             el divino Redentor, como Hijo predilecto del Padre Eterno, de   quien            conocía el inmenso amor, pudo alzarle un digno himno de  acción             de gracias. A esto miró y esto quiso «dando gracias»             ( Marc. 14, 23) en la última Cena, y no cesó de hacerlo             en la Cruz ni cesa de hacerlo en el augusto Sacrificio del   Altar, cuyo            significado es precisamente la acción de gracias o   eucarística;            y esto, porque es «cosa verdaderamente digna,  justa,  equitativa            y saludable» (9).
c')            Tercer fin: Expiación y propiciación.
             92. El tercer fin es la Expiación y la Propiciación.   Ciertamente            nadie, excepto Cristo, podía dar a Dios  Omnipotente  satisfacción            adecuada por las culpas del género  humano. Por esto, El quiso            inmolarse en la Cruz como  «propiciación por nuestros pecados,            y no sólo por los  nuestros, sino por los de todo el mundo»            (I Ioan 2, 2). En  los altares se ofrece igualmente todos los  días            por nuestra  Redención, a fin de que, libres de la condenación            eterna,  seamos acogidos en la grey de los elegidos. Y esto no  sólo             para nosotros, los que estamos en esta vida mortal, sino  también             «para todos aquellos que descansan en Cristo, los que nos han             precedido por el signo de la fe y duermen ya el sueño de la  paz»             (10), «porque lo mismo vivos que muertos, no nos separamos  del             único Cristo» (11).
d')            Cuarto fin: Impetración. 
             93. El cuarto fin es la Impetración. Hijo pródigo, el             hombre ha malgastado y disipado todos los bienes recibidos del   Padre            celestial, y por esto se ve reducido a la mayor miseria  y  necesidad;            pero desde la Cruz, Cristo «habiendo ofrecido  oraciones y  súplicas            con poderosos clamores y lágrimas, fue  escuchado por su  reverencial            temor» (Hebr. 5, 7), y en los  altares sagrados ejercita la  misma            eficaz mediación, a fin  de que seamos colmados de toda clase            de gracias y  bendiciones.
Ven. Pio XII : Il terzo fine( de la Santa Messa) è l'espiazione e la propiziazione. Certamente nessuno al di fuori di Cristo poteva dare a Dio Onnipotente adeguata soddisfazione per le colpe del genere umano; Egli, quindi, volle immolarsi in Croce «propiziazione per i nostri peccati, e non soltanto per i nostri, ma anche per quelli di tutto il mondo». Sugli altari si offre egualmente ogni giorno per la nostra redenzione, affinché, liberati dalla eterna dannazione, siamo accolti nel gregge degli eletti.
.jpg)
 
 .jpg) 
 
PIO PP. XII
SERVO DEI SERVI DI DIO
LETTERA ENCICLICA
MEDIATOR DEI
«SULLA SACRA LITURGIA» 
Identici,  finalmente, sono i fini, di cui il primo è la glorificazione di Dio.  Dalla nascita alla morte, Gesù Cristo fu divorato dallo zelo della  gloria divina, e, dalla Croce, l'offerta del sangue arrivò al cielo in  odore di soavità. E perché questo inno non abbia mai a cessare, nel  Sacrificio Eucaristico le membra si uniscono al loro Capo divino e con  Lui, con gli Angeli e gli Arcangeli, cantano a Dio lodi perenni, dando  al Padre onnipotente ogni onore e gloria.
Il secondo fine è il ringraziamento a Dio.  Il Divino Redentore soltanto, come Figlio di predilezione dell'Eterno  Padre di cui conosceva l'immenso amore, poté innalzarGli un degno inno  di ringraziamento. A questo mirò e questo volle «rendendo grazie»,   nell'ultima cena, e non cessò di farlo sulla Croce, non cessa di farlo  nell'augusto Sacrificio dell'altare, il cui significato è appunto  l'azione di grazie o eucaristica, e ciò perché è «cosa veramente degna e  giusta, equa e salutare».
Il terzo fine è l'espiazione e la  propiziazione. Certamente nessuno al di fuori di Cristo poteva dare a  Dio Onnipotente adeguata soddisfazione per le colpe del genere umano;  Egli, quindi, volle immolarsi in Croce «propiziazione per i nostri  peccati, e non soltanto per i nostri, ma anche per quelli di tutto il  mondo». Sugli altari si offre egualmente ogni giorno per la nostra  redenzione, affinché, liberati dalla eterna dannazione, siamo accolti  nel gregge degli eletti. E questo non soltanto per noi che siamo in  questa vita mortale, ma anche «per tutti coloro che riposano in Cristo,  che ci hanno preceduto col segno della fede e dormono il sonno della  pace»; poiché sia che viviamo, sia che moriamo, «non ci separiamo  dall'unico Cristo».
Ven. Pius XII : The fourth end, (of the Holy Mass) finally, is that of impetration. Man, being the prodigal son, has made bad use of and dissipated the goods which he received from his heavenly Father. Accordingly, he has been reduced to the utmost poverty and to extreme degradation. However, Christ on the cross "offering prayers and supplications with a loud cry and tears, has been heard for His reverence."[70] Likewise upon the altar He is our mediator with God in the same efficacious manner, so that we may be filled with every blessing and grace.

MEDIATOR DEI
 ENCYCLICAL OF POPE PIUS XIION THE SACRED LITURGY
71.  Moreover, the  appointed ends are the same. The first of these is to  give glory to the Heavenly Father. From His birth to His death Jesus  Christ  burned with zeal for the divine glory; and the offering of His  blood upon the  cross rose to heaven in an odor of sweetness. To  perpetuate this praise, the  members of the Mystical Body are united  with their divine Head in the  eucharistic sacrifice, and with Him,  together with the Angels and Archangels, they  sing immortal praise to  God[63] and give all honor and glory to the Father Almighty.[64]
72.  The second end  is duly to give thanks to God. Only the divine  Redeemer, as the eternal Father's most beloved Son whose immense love He  knew,  could offer Him a worthy return of gratitude. This was His  intention and desire at  the Last Supper when He "gave thanks."[65] He  did not cease to do so when hanging upon the cross, nor does He fail to  do so in the august  sacrifice of the altar, which is an act of  thanksgiving or a "eucharistic" act; since this "is truly meet and just,  right and availing unto salvation."[66]
73.  The third end  proposed is that of expiation, propitiation and  reconciliation. Certainly, no one was better fitted to make satisfaction   to Almighty God for all the sins of men than was Christ. Therefore, He   desired to be immolated upon the cross "as a propitiation for our  sins, not for  ours only but also for those of the whole world"[67] and  likewise He daily offers Himself upon our altars for our redemption,  that we may be  rescued from eternal damnation and admitted into the  company of the elect. This He  does, not for us only who are in this  mortal life, but also "for all who rest in Christ, who have gone before  us with the sign of faith and repose in the  sleep of peace;"[68] for  whether we live, or whether we die "still we are not separated from the  one and only Christ."[69]
74.  The fourth  end, finally, is that of impetration. Man, being the  prodigal son, has made bad use of and dissipated the goods which he  received from  his heavenly Father. Accordingly, he has been reduced to  the utmost poverty  and to extreme degradation. However, Christ on the  cross "offering prayers and supplications with a loud cry and tears, has  been heard for His reverence."[70] Likewise upon the altar He is our  mediator with God in  the same efficacious manner, so that we may be  filled with every blessing  and grace.
Ven. Pius XII : Der zweite Opferzweck ist die Gott geschuldete Danksagung. Nur der göttliche Erlöser kannte als des ewigen Vaters vielgeliebter Sohn dessen unermeßliche Liebe und war imstande, ihm eine würdige Huldigung des Dankes zu entbieten. Das beabsichtigte und das wollte er, als er beim letzten Abendmahle Dank sagte65Davon ließ er nicht ab, als er am Kreuze hing, und davon läßt er nicht ab im hochheiligen Opfer des Altares, das ja „Eucharistische Handlung“, d.h. Danksagung bedeutet; und das ist ja auch „wahrhaft würdig und recht, billig und heilsam“
270. Der zweite Opferzweck ist die Gott  geschuldete Danksagung. Nur der göttliche Erlöser kannte als des ewigen  Vaters vielgeliebter Sohn dessen unermeßliche Liebe und war imstande,  ihm eine würdige Huldigung des Dankes zu entbieten. Das beabsichtigte  und das wollte er, als er beim letzten Abendmahle Dank sagte65Davon ließ  er nicht ab, als er am Kreuze hing, und davon läßt er nicht ab im  hochheiligen Opfer des Altares, das ja „Eucharistische Handlung“, d.h.  Danksagung bedeutet; und das ist ja auch „wahrhaft würdig und recht,  billig und heilsam“66
271. Der dritte Zweck ist Sühne, Genugtuung  und Versöhnung. Zweifellos konnte kein anderer als Christus dem  allmächtigen Gott für die Schuld der ganzen Menschheit volle Genugtuung  leisten; darum wollte er am Kreuze geopfert werden als Sühnopfer für  unsere Sünden, und nicht nur für die unsrigen, sondern auch für die der  ganzen Welt67Ebenso opfert er sich auf den Altären täglich für unsere  Erlösung, damit wir vor der ewigen Verdammnis bewahrt und in die Schar  der Auserwählten eingereiht werden. Und dies nicht allein für uns, die  wir uns in diesem sterblichen Leben befinden, sondern auch „für alle in  Christus Ruhenden, die uns mit dem Zeichen des Glaubens vorangegangen  und im Frieden entschlafen sind“68denn ob wir leben oder sterben, „wir  trennen uns doch nicht von dem einen Christus“69
272. Der vierte Zweck schließlich ist die  demütige Bitte. Als verlorener Sohn hat der Mensch alle vom himmlischen  Vater empfangenen Güter vertan und vergeudet und ist daher in äußerste  Bedürftigkeit und tiefstes Elend geraten. Doch vom Kreuze aus brachte  Christus Gebet und Flehen unter lautem Rufen und Weinen vor . . . und  fand wegen seiner Gottesfurcht Erhörung70Desgleichen ist er auf den  heiligen Altären in derselben wirksamen Weise unser Mittler bei Gott,  auf daß wir mit jeglicher Segnung und Gnade erfüllt werden.

 inundado por um mistério de luz que é Deus   e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora!  - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!
inundado por um mistério de luz que é Deus   e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora!  - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! 
