Ven. Pio XII : O augusto sacrifício do altar não é, pois, uma pura e simples comemoração da paixão e morte de Jesus Cristo, mas é um verdadeiro e próprio sacrifício, no qual, imolando-se incruentamente, o sumo Sacerdote faz aquilo que fez uma vez sobre a cruz, oferecendo-se todo ao Pai, vítima agradabilíssima. "Uma... e idêntica é a vítima: aquele mesmo, que agora oferece pelo ministério dos sacerdotes, se ofereceu então sobre a cruz; é diferente apenas, o modo de fazer a oferta".
 
  CARTA ENCÍCLICA DO PAPA PIO XII
MEDIATOR DEI
SOBRE A SAGRADA LITURGIA
SEGUNDA PARTE
O CULTO EUCARÍSTICO
I. Natureza do sacrifício eucarístico59. O mistério da santíssima eucaristia, instituída pelo sumo sacerdote Jesus Cristo e, por vontade sua, perpetuamente renovada pelos seus ministros, é como a súmula e o centro da religião cristã. Em se tratando do ápice da sagrada liturgia, julgamos oportuno, veneráveis irmãos, deter-nos um pouco, chamando a vossa atenção para esta importantíssima temática.
60. O Cristo Senhor, "sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque"  (56) "tendo amado os seus que estavam no mundo",(57) "na última ceia,  na noite em que foi traído, para deixar à Igreja, sua esposa dileta, um  sacrifício visível, como exige a natureza dos homens, o qual  representasse o sacrifício cruento que devia cumprir-se na cruz uma só  vez, e para que a sua lembrança permanecesse até o fim dos séculos e nos  fosse aplicada sua salutar virtude em remissão dos nossos pecados  cotidianos... ofereceu a Deus Pai o seu corpo e o seu sangue sob as  espécies de pão e de vinho e deu-os aos apóstolos então constituídos  sacerdotes do Novo Testamento, para que sob essas mesmas espécies o  recebessem, e ordenou a eles e aos seus sucessores no sacerdócio, que o  oferecessem".(58)
 
61. O augusto sacrifício do altar não é, pois, uma pura e simples  comemoração da paixão e morte de Jesus Cristo, mas é um verdadeiro e  próprio sacrifício, no qual, imolando-se incruentamente, o sumo  Sacerdote faz aquilo que fez uma vez sobre a cruz, oferecendo-se todo ao  Pai, vítima agradabilíssima. "Uma... e idêntica é a vítima: aquele  mesmo, que agora oferece pelo ministério dos sacerdotes, se ofereceu  então sobre a cruz; é diferente apenas, o modo de fazer a oferta".(59)
 
62. Idêntico, pois, é o sacerdote, Jesus Cristo, cuja sagrada pessoa é  representada pelo seu ministro. Este, pela consagração sacerdotal  recebida, assemelha-se ao sumo Sacerdote e tem o poder de agir em  virtude e na pessoa do próprio Cristo;(60) por isso, com sua ação  sacerdotal, de certo modo, "empresta a Cristo a sua língua, e lhe  oferece a sua mão".(61)
 
63. Também idêntica é a vítima, isto é, o divino Redentor, segundo a sua  humana natureza e na realidade do seu corpo e do seu sangue. Diferente,  porém, é o modo pelo qual Cristo é oferecido. Na cruz, com efeito, ele  se ofereceu todo a Deus com os seus sofrimentos, e a imolação da vítima  foi realizada por meio de morte cruenta livremente sofrida; no altar, ao  invés, por causa do estado glorioso de sua natureza humana, "a morte  não tem mais domínio sobre ele"(62) e, por conseguinte, não é possível a  efusão do sangue; mas a divina sabedoria encontrou o modo admirável de  tornar manifesto o sacrifício de nosso Redentor com sinais exteriores  que são símbolos de morte. Já que, por meio da transubstanciação do pão  no corpo e do vinho no sangue de Cristo, têm-se realmente presentes o  seu corpo e o seu sangue; as espécies eucarísticas, sob as quais está  presente, simbolizam a cruenta separação do corpo e do sangue. Assim o  memorial da sua morte real sobre o Calvário repete-se sempre no  sacrifício do altar, porque, por meio de símbolos distintos, se  significa e demonstra que Jesus Cristo se encontra em estado de vítima.
Ven. PIUS XII : The august sacrifice of the altar, then, is no mere empty commemoration of the passion and death of Jesus Christ, but a true and proper act of sacrifice, whereby the High Priest by an unbloody immolation offers Himself a most acceptable victim to the Eternal Father, as He did upon the cross. "It is one and the same victim; the same person now offers it by the ministry of His priests, who then offered Himself on the cross, the manner of offering alone being different.

MEDIATOR DEI
 ENCYCLICAL OF POPE PIUS XIION THE SACRED LITURGY
66.  The mystery of  the most Holy Eucharist which Christ, the High Priest  instituted, and which He commands to be continually renewed in the   Church by His ministers, is the culmination and center, as it were, of  the Christian  religion. We consider it opportune in speaking about the  crowning act of the  sacred liturgy, to delay for a little while and  call your attention, Venerable Brethren, to this most important subject.
67.  Christ the  Lord, "Eternal Priest according to the order of  Melchisedech,"[56] "loving His own who were of the world,"[57] "at the  last supper, on the night He was betrayed, wishing to leave His beloved  Spouse, the Church, a visible sacrifice such as the nature of  men  requires, that would re-present the bloody sacrifice offered once on the   cross, and perpetuate its memory to the end of time, and whose  salutary virtue  might be applied in remitting those sins which we daily  commit, . . . offered His  body and blood under the species of bread  and wine to God the Father, and  under the same species allowed the  apostles, whom he at that time constituted the  priests of the New  Testament, to partake thereof; commanding them and their  successors in  the priesthood to make the same offering."[58]
68.  The august  sacrifice of the altar, then, is no mere empty  commemoration of the passion and death of Jesus Christ, but a true and  proper act of sacrifice, whereby the High Priest by an unbloody  immolation offers  Himself a most acceptable victim to the Eternal  Father, as He did upon the cross.  "It is one and the same victim; the  same person now offers it by the  ministry of His priests, who then  offered Himself on the cross, the manner of offering  alone being  different."[59]
69.  The priest is  the same, Jesus Christ, whose sacred Person His minister  represents. Now the minister, by reason of the sacerdotal consecration   which he has received, is made like to the High Priest and possesses  the power of performing actions in virtue of Christ's very person.[60]  Wherefore in  his priestly activity he in a certain manner "lends his  tongue, and gives  his hand" to Christ.[61]
Ven. PIO XII : El Augusto Sacrificio del Altar no es; pues, una pura y simple conmemoración de la Pasión y Muerte de Jesucristo, sino que es un Sacrificio propio y verdadero, en el cual, inmolándose incruentamente el Sumo Sacerdote, hace lo que hizo una vez en la Cruz, ofreciéndose todo El al Padre, Víctima gratísima. «Una... y la misma, es la Víctima; lo mismo que ahora se ofrece por ministerio de los Sacerdotes, se ofreció entonces en la Cruz; sólo es distinto el modo de hacer el ofrecimiento»
PARTE            SEGUNDA
EL            CULTO EUCARÍSTICO.
I.            Naturaleza del Sacrificio Eucarístico
A)            MOTIVO DE TRATAR ESTE TEMA
             84. El Misterio de la Santísima Eucaristía, instituida             por el Sumo Sacerdote, Jesucristo, y renovada constantemente  por  sus            ministros, por obra de su voluntad, es como el compendio y  el  centro            de la religión cristiana. Tratándose de lo más             alto de la Sagrada Liturgia, creemos oportuno, Venerables   Hermanos,            detenernos un poco y atraer Vuestra atención a este  gravísimo            argumento. 
B)            EL SACRIFICIO EUCARÍSTICO
1º.            Institución. 
             85. Cristo, Nuestro Señor, «Sacerdote eterno según             el orden de Melchisedec» (Sal. 109, 4)) que «habiendo amado             a los suyos que estaban en el mundo» (Juan, 13, 1), «en            la  última cena, en la noche en que era traicionado, para dejar             a  la Iglesia, su Esposa amada, un sacrificio visible -como lo  exige             la naturaleza de los hombres-, que representase el sacrificio   cruento            que había de llevarse a efecto en la Cruz, y para que  su  recuerdo            permaneciese hasta el fin de los siglos y fuese  aplicada su  virtud salvadora            a la remisión de nuestros  pecados cotidianos... ofreció            a Dios Padre su Cuerpo y su  Sangre, bajo las especies del pan y  del            vino, y las dio a  los Apóstoles, entonces constituidos en  Sacerdotes            del Nuevo  Testamento, a fin de que bajo estas mismas especies  lo recibiesen,             mientras les mandaba a ellos y a sus sucesores en el   Sacerdocio, el            ofrecerlo» (5).
2º.            Naturaleza.
a)            No es simple conmemoración.
             86. El Augusto Sacrificio del Altar no es; pues, una pura y   simple conmemoración            de la Pasión y Muerte de Jesucristo,  sino que es un Sacrificio             propio y verdadero, en el cual,  inmolándose incruentamente el            Sumo Sacerdote, hace lo que  hizo una vez en la Cruz,  ofreciéndose            todo El al Padre,  Víctima gratísima. «Una... y la            misma, es la Víctima; lo  mismo que ahora se ofrece por  ministerio            de los Sacerdotes,  se ofreció entonces en la Cruz; sólo            es distinto el modo de  hacer el ofrecimiento» (6).
b)            Comparación con el de la Cruz.
1)            Idéntico Sacerdote.
             87. Idéntico, pues, es el Sacerdote, Jesucristo, cuya  Sagrada            Persona está representada por su ministro. Este, en  virtud de            la consagración sacerdotal recibida, se asimila al  Sumo  Sacerdote            y tiene el poder de obrar en virtud y en la  persona del mismo  Cristo;            por esto, con su acción  sacerdotal, en cierto modo; «presta            a Cristo su lengua; le  ofrece su mano» (7).
2)            Idéntica Víctima.
             88. Igualmente idéntica es la Víctima; esto es, el Divino             Redentor; según su humana Naturaleza y en la realidad de su   Cuerpo            y de su Sangre.
3)            Distinto modo.
             89. Diferente, en cambio, es el modo en que Cristo es   ofrecido. En efecto,            en la Cruz, El se ofreció a Dios todo  entero, y le ofreció            sus sufrimientos y la inmolación de la  Víctima fue llevada            a cabo por medio de una muerte cruenta  voluntariamente  sufrida; sobre            el Altar, en cambio, a causa  del estado glorioso de su humana  Naturaleza,            «la muerte no  tiene ya dominio sobre El» (Rom. 6, 9) y,            por tanto, no es  posible la efusión de la sangre; pero la  divina            Sabiduría  han encontrado el medio admirable de hacer  manifiesto            el  Sacrificio de Nuestro Redentor con signos exteriores, que  son símbolos             de muerte. Ya que por medio de la Transubstanciación del pan             en el Cuerpo y del vino en la Sangre de Cristo, como se tiene   realmente            presente su Cuerpo, así se tiene su Sangre; así,  pues,            las especies eucarísticas, bajo las cuales está  presente,            simbolizan la cruenta separación del Cuerpo y de la  Sangre. De             este modo, la conmemoración de su muerte, que  realmente  sucedió            en el Calvario, se repite en cada uno de  los sacrificios del  altar,            ya que por medio de señales  diversas se significa y se muestra             Jesucristo en estado de  víctima.
VEN. PIE XII : Il est un véritable renouvellement du sacrifice de la croix: Le saint sacrifice de l’autel n’est donc pas une pure et simple commémoration des souffrances et de la mort de Jésus-Christ, mais un vrai sacrifice, au sens propre, dans lequel, par une immolation non sanglante, le Souverain Prêtre fait ce qu’il a fait sur la croix, en s’offrant lui-même au Père éternel comme une hostie très agréable. " La victime est la même ; celui qui maintenant offre par le ministère des prêtres est celui qui s’offrit alors sur la croix ; seule la manière d’offrir diffère ".

 
  de Sa Sainteté le Pape PIE XII 
II LE CULTE EUCHARISTIQUE 
I. NATURE DU SACRIFICE EUCHARISTIQUE 
Le point culminant et comme le centre de la  religion chrétienne est le mystère de la très sainte Eucharistie que le  Christ, Souverain Prêtre, a instituée, et qu’il veut voir  perpétuellement renouvelé dans l’Église par ses ministres. Comme il  s’agit de la matière principale de la liturgie, Nous estimons utile de  Nous y attarder quelque peu et d’attirer votre attention, Vénérables  Frères, sur ce sujet très important. 
Le Christ, notre Seigneur, " prêtre éternel  selon l’ordre de Melchisédech " (Ps CIX, 4), " ayant aimé les siens qui  étaient dans le monde " (Jn XIII, 1), "  durant la dernière Cène, la nuit où il fut trahi, voulut, comme l’exige  la nature humaine, laisser à l’Église, son Épouse bien-aimée, un  sacrifice visible, pour représenter le sacrifice sanglant qui devait  s’accomplir une fois seulement sur la croix, afin donc que son souvenir  demeurât jusqu’à la fin des siècles et que la vertu en fût appliquée à  la rémission de nos péchés de chaque jour… Il offrit à Dieu son Père son  corps et son sang sous les apparences du pain et du vin, symboles sous  lesquels il les fit prendre aux apôtres, qu’il constitua alors prêtres  du Nouveau Testament, et il ordonna, à eux et à leurs successeurs, de  l’offrir " (Conc. Trid., Sess. XXII, cap. 1). 
Il est un véritable renouvellement du sacrifice de la croix:
Le saint sacrifice de l’autel n’est donc  pas une pure et simple commémoration des souffrances et de la mort de  Jésus-Christ, mais un vrai sacrifice, au sens propre, dans lequel, par  une immolation non sanglante, le Souverain Prêtre fait ce qu’il a fait  sur la croix, en s’offrant lui-même au Père éternel comme une hostie  très agréable. " La victime est la même ; celui qui maintenant offre par  le ministère des prêtres est celui qui s’offrit alors sur la croix ;  seule la manière d’offrir diffère ". (Ibid. cap. 2) 
a. Prêtre identique 
C’est donc le même prêtre, Jésus-Christ,  mais dont la personne sacrée est représentée par son ministre, celui-ci,  en effet, par la consécration sacerdotale qu’il a reçue, est assimilé  au Souverain Prêtre et jouit du pouvoir d’agir avec la puissance et au  nom du Christ lui-même (Cf. S. Thomas, Summa theol. IIIa,  q. 22, a. 4.). C’est pourquoi par son action sacerdotale, d’une  certaine manière, " il prête sa langue au Christ, il lui offre sa main  ". (Jean Chrysostome, In Ioann. Hom., 86, 4.) 
b. Victime identique 
La victime est également la même, à savoir  le divin Rédempteur, selon sa nature humaine et dans la vérité de son  corps et de son sang. La manière dont le Christ est offert est cependant  différente. Sur la croix, en effet, il offrit à Dieu tout lui-même et  ses douleurs, et l’immolation de la victime fut réalisée par une mort  sanglante subie librement. Sur l’autel, au contraire, à cause de l’état  glorieux de sa nature humaine, " la mort n’a plus d’empire sur lui " (Rm  VI, 9), et, par conséquent, l’effusion du sang n’est plus possible ;  mais la divine sagesse a trouvé un moyen admirable de rendre manifeste  le sacrifice de notre Rédempteur par des signes extérieurs, symboles de  mort. En effet, par le moyen de la transsubstantiation du pain au corps  et du vin au sang du Christ, son corps se trouve réellement présent, de  même que son sang, et les espèces eucharistiques, sous lesquelles il se  trouve, symbolisent la séparation violente du corps et du sang. Ainsi le  souvenir de sa mort réelle sur le Calvaire est renouvelé dans tout  sacrifice de l’autel, car la séparation des symboles indique clairement  que Jésus-Christ est en état de victime. 
Ven. PIO XII : Cristo Signore, «sacerdote in eterno secondo l'ordine di Melchisedec» che, «avendo amato i suoi che erano nel mondo», «nell'ultima cena, nella notte in cui veniva tradito, per lasciare alla Chiesa sua sposa diletta un sacrificio visibile - come lo esige la natura degli uomini - che rappresentasse il sacrificio cruento, che una volta tanto doveva compiersi sulla Croce, e perché il suo ricordo restasse fino alla fine dei secoli, e ne venisse applicata la salutare virtù in remissione dei nostri quotidiani peccati, offrì a Dio Padre il suo Corpo e il suo Sangue sotto le specie del pane e del vino e ne diede agli Apostoli allora costituiti sacerdoti del Nuovo Testamento, perché sotto le stesse specie lo ricevessero, mentre ordinò ad essi e ai loro successori nel sacerdozio, di offrirlo».
PIO PP. XII
SERVO DEI SERVI DI DIO
LETTERA ENCICLICA
MEDIATOR DEI
Parte II.
Il Culto Eucaristico
Il mistero della Santissima Eucaristia,  istituita dal Sommo Sacerdote Gesù Cristo e rinnovata in perpetuo per  sua volontà dai suoi ministri, è come la somma e il centro della  religione cristiana. Trattandosi del culmine della sacra Liturgia,  riteniamo opportuno, Venerabili Fratelli, indugiare alquanto e  richiamare la vostra attenzione su questo gravissimo argomento.
Il Sacrifizio Eucaristico
Cristo Signore, «sacerdote in eterno  secondo l'ordine di Melchisedec»  che, «avendo amato i suoi che erano  nel mondo», «nell'ultima cena, nella notte in cui veniva tradito, per  lasciare alla Chiesa sua sposa diletta un sacrificio visibile - come lo  esige la natura degli uomini - che rappresentasse il sacrificio cruento,  che una volta tanto doveva compiersi sulla Croce, e perché il suo  ricordo restasse fino alla fine dei secoli, e ne venisse applicata la  salutare virtù in remissione dei nostri quotidiani peccati,  offrì a Dio  Padre il suo Corpo e il suo Sangue sotto le specie del pane e del vino e  ne diede agli Apostoli allora costituiti sacerdoti del Nuovo  Testamento, perché sotto le stesse specie lo ricevessero, mentre ordinò  ad essi e ai loro successori nel sacerdozio, di offrirlo».
L'augusto Sacrificio dell'altare non è,  dunque, una pura e semplice commemorazione della passione e morte di  Gesù Cristo, ma è un vero e proprio sacrificio, nel quale, immolandosi  incruentamente, il Sommo Sacerdote fa ciò che fece una volta sulla Croce  offrendo al Padre tutto se stesso, vittima graditissima. «Una . . . e  identica è la vittima; egli medesimo, che adesso offre per ministero dei  sacerdoti, si offrì allora sulla Croce; è diverso soltanto il modo di  fare l'offerta».
Identico, quindi, è il sacerdote, Gesù  Cristo, la cui sacra persona è rappresentata dal suo ministro. Questi,  per la consacrazione sacerdotale ricevuta, assomiglia al Sommo  Sacerdote, ed ha il potere di agire in virtù e nella persona di Cristo  stesso; perciò, con la sua azione sacerdotale, in certo modo «presta a  Cristo la sua lingua, gli offre la sua mano».
Parimenti identica è la vittima, cioè il  Divin Redentore, secondo la sua umana natura e nella realtà del suo  Corpo e del suo Sangue. Differente, però, è il modo col quale Cristo è  offerto. Sulla Croce, difatti, Egli offrì a Dio tutto se stesso e le sue  sofferenze, e l'immolazione della vittima fu compiuta per mezzo di una  morte cruenta liberamente subita; sull'altare, invece, a causa dello  stato glorioso della sua umana natura, «la morte non ha più dominio su  di Lui»  e quindi non è possibile l'effusione del sangue; ma la divina  sapienza ha trovato il modo mirabile di rendere manifesto il sacrificio  del nostro Redentore con segni esteriori che sono simboli di morte.  Giacché, per mezzo della transustanziazione del pane in corpo e del vino  in sangue di Cristo, come si ha realmente presente il suo corpo, così  si ha il suo sangue; le specie eucaristiche poi, sotto le quali è  presente, simboleggiano la cruenta separazione del corpo e del sangue.  Così il memoriale della sua morte reale sul Calvario si ripete in ogni  sacrificio dell'altare, perché per mezzo di simboli distinti si  significa e dimostra che Gesù Cristo è in stato di vittima.

 inundado por um mistério de luz que é Deus   e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora!  - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu!
inundado por um mistério de luz que é Deus   e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora!  - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! 