Don Divo Barsotti

Arquivo do blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Um bispo Summorum Pontificum para Lourdes.

Foi anunciada hoje, festa de Nossa Senhora de Lourdes, a nomeação de Dom Nicolas Brouwet, até então bispo auxiliar de Nanterre, como novo bispo diocesano de Tarbes e Lourdes.
Dom Brouwet, de apenas 49 anos, é notadamente um amigo da Missa Tradicional desde quando sacerdote. Um adepto da hermenêutica da “reforma na continuidade” de formação, é membro do Instituto São João, fundado por Hans Urs von Balthasar. No entanto, seu contato com a Missa de Sempre parece tê-lo feito ir além de aspectos acidentais como o latim, gregoriano, incenso e alfaias. Durante um evento em Paris, teria declarado que não só a celebração da Santa Missa Latino Gregoriana o havia enriquecido muito, mas tudo o que a acompanha: pregações, catecismos, etc. Enfim, um ratzingeriano que, ao conhecer o verdadeiro Rito Romano, aprofundou seu conhecimento e amor à Tradição da Igreja.
O bispo, que já participou da peregrinação de Chartres — tanto como sacerdote como bispo, tendo celebrado a missa de encerramento no ano passado (foto acima) –, é agora enviado a uma diocese arrasada pelos frutos pós-conciliares, desolada pela falta de vocações e envelhecimento de seu clero.
Discreto, o outrora encarregado pelo ensino religioso em Nanterre, terá a missão de “recatolicizar” a diocese a que pertence um dos mais visitados Santuários Marianos do mundo.http://fratresinunum.com/