Praticar A MODÉSTIA na nossa maneira de vestir é essencial para a vida cristã autêntica. Os católicos sempre devem se vestir modestamente, mas, sobretudo, quando assistem À SANTA MISSA.
Antes de mais nada, a pessoa que se veste modestamente oferece a honra e o respeito que são devidos a Deus. Assim, pelo Batismo, DEUS faz do teu corpo um templo do Espírito Santo. A roupa imodesta mancha e profana esse templo. Ademais, ao vestir-se com modéstia, a pessoa pratica a caridade para com o próximo. A roupa que revela o corpo se converte em uma tentação para os outros, embora você não faça de propósito. Se você se vestir de maneira imprópria, tenha certeza de que a tua forma de vestir-se será uma ocasião de pecado para, pelo menos, uma pessoa, e isso sim é pecado.
Finalmente, vestir-se modestamente é uma maneira de crescer em santidade e domínio de si mesmo. Com a modéstia, você não precisa pronunciar uma única palavra e já estará evangelizando e ensinando a fé cristã com o teu bom exemplo. Vestir-se modestamente é uma das maneiras pelas quais o católico se submete ao Reinado de Jesus Cristo (Viva Cristo Rei!), e luta efetivamente contra Satanás, o mundo, a carne.
Algumas normas básicas para determinar se a roupa é modesta:
TODOS: Não se deve expor os ombros, nem as costas, nem o peito, nem os joelhos, nem a parte média do corpo (acima da cintura). A roupa deve ser folgada (não apertada). Para ter modéstia, a roupa deve velar (não revelar!) o contorno do corpo.
Mulheres: Uma vez que o decote não deve estar mais baixo que dois dedos da garganta, NUNCA se deve ver o INÍCIO do busto. É preferível que as mangas sejam do tipo três quartos.
Extraído do Boletim Paroquial semanal da igreja de São João Batista, El Paso, Texas
fonte:fratres in unum
- E senti o espírito inundado por um mistério de luz que é Deus e N´Ele vi e ouvi -A ponta da lança como chama que se desprende, toca o eixo da terra, – Ela estremece: montanhas, cidades, vilas e aldeias com os seus moradores são sepultados. - O mar, os rios e as nuvens saem dos seus limites, transbordam, inundam e arrastam consigo num redemoinho, moradias e gente em número que não se pode contar , é a purificação do mundo pelo pecado em que se mergulha. - O ódio, a ambição provocam a guerra destruidora! - Depois senti no palpitar acelerado do coração e no meu espírito o eco duma voz suave que dizia: – No tempo, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica: - Na eternidade, o Céu! (escreve a irmã Lúcia a 3 de janeiro de 1944, em "O Meu Caminho," I, p. 158 – 160 – Carmelo de Coimbra)