domingo, 12 de dezembro de 2010

Bento XVI : " o Advento chama-nos a potenciar aquela tenacidade interior, aquela resistência de espírito que nos permitem não desesperar na espera de um bem que tarda a chegar mas a esperá-lo , ou melhor, preparar a sua vinda com confiança activa."

Pope Benedict XVI blesses children as he arrives during a pastoral visit to St. Massimiliano Kolbe Parish in Rome December 12, 2010.

Unir de maneira equilibrada fé e razão sem ceder ao fatalismo e reforçando a constância e a paciência. Esta a mensagem contida nas palavras proferidas pelo Papa antes da recitação do Angelus com os milhares de pessoas congregadas na Praça de S. Pedro. Neste sentido Bento XVI propôs uma semelhança com o camponês, porque quem semeou no campo tem diante de si alguns meses de espera paciente e constante, mas sabe que a semente entretanto cumpre o seu ciclo. E acrescentou: O agricultor não é fatalista, mas é modelo de uma mentalidade que une de maneira equilibrada a fé e a razão, porque, dum lado conhece as leis da natureza e realiza bem o seu trabalho, e por outro, confia na Providencia , porque algumas coisas fundamentais não estão nas suas mãos, mas nas mãos de Deus. A paciência e a constância são precisamente síntese entre empenho humano e entrega a Deus.
Parece-me quanto mais importante nos nossos dias – disse ainda o Papa – sublinhar o valor da constância e da paciência, virtudes que faziam parte da bagagem normal dos nossos pais, mas que hoje são menos populares num mundo que exalta, sobretudo, a mudança e a capacidade de adaptar-se a sempre novas e diferentes situações. Sem nada tirar a estes aspectos que são também qualidades do ser humano, o Advento chama-nos a potenciar aquela tenacidade interior, aquela resistência de espírito que nos permitem não desesperar na espera de um bem que tarda a chegar mas a esperá-lo , ou melhor, preparar a sua vinda com confiança activa.
Tradicional encontro neste Domingo na Praça de S. Pedro de cerca de 2000 crianças de Roma com os seus pais e catequistas para a bênção das imagens do Menino Jesus que será colocados nos presépios de cada um e nas paroquias .
Queridos jovens amigos - disse o Papa – quando colocardes o Menino Jesus na Gruta ou na cabana, recitai uma oração pelo Papa e pelas suas intenções.
O Santo Padre recordou também um encontro que terá lugar na tarde da próxima quinta feira dia 16 na Basílica de S. Pedro, quando celebrará as Vésperas com os universitários dos ateneus de Roma em preparação para o Santo Natal.
Depois da recitação do Angelus do meio dia não faltou uma saudação de Bento XVI em língua portuguesa
Saúdo com amizade os fiéis das paróquias de Barcarena e Milharado, no Patriarcado de Lisboa, e demais peregrinos de língua portuguesa. Agradecido pela presença orante, desejo que esta romagem confirme a vossa adesão a Cristo: confiai no seu poder, deixai agir a sua graça! Por modelo e protecção, tomai a Virgem Mãe.