Don Divo Barsotti

Arquivo do blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ganhemos o hábito de coloquiar com o Espírito Santo ao fim do dia - Papa na missa desta manhã em Santa Marta

 



Hoje às 7 horas da manhã o Papa Francisco celebrou, como habitualmente, a Santa Missa na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Estavam presentes alguns trabalhadores da chamada Fabrica de São Pedro, acompanhados pelo cardeal Ângelo Comastri, Presidente da mesma Fábrica, e por D. Pablo Colino, prefeito da Capela Musical, que concelebraram com o Santo Padre.
Na sua breve homilia, o Papa Francisco disse que o Espírito Santo e nosso amigo e companheiro de caminhada e nos indica onde está Jesus. O Espírito Santo – prosseguiu “é o próprio Deus, a Pessoa Deus, que dá testemunho de Jesus Cristo em nós”. O Papa indicou a protecção do Espírito Santo que Jesus chama de “Paráclito”, isto é “aquele que defende” que “está sempre ao nosso lado para nos apoiar”. E acrescentou:

“A vida cristã não pode ser entendida sem a presença do Espírito Santo. Não seria cristã. Seria uma vida religiosa, pagã, piedosa, que acredita em Deus, mas sem a vitalidade que Jesus quer para os seus discípulos. E aquilo que dá a vitalidade é o Espírito Santo, presente” .

O espírito Santo “dá testemunho de Jesus” a fim de que nós o possamos transmitir aos outros – sublinhou o Papa dando um exemplo prático…

“Na primeira leitura há uma coisa bela: aquela mulher que ouvia Paulo, ela chama-se Lídia. Diz-se que o Senhor lhe abriu o coração para que ela aderisse às palavras de Paulo. É isto que faz o Espírito Santo: abre-nos o coração para conhecermos Jesus. Sem ele não podemos aceder a Jesus”

O Papa exortou várias vezes, ao longo da sua homilia, à oração, como via para ter, em “qualquer momento”, a graça da “fecundidade da Pascoa”.Uma riqueza possível – disse – graças ao Espírito Santo. Ganhemos o hábito, acrescentou de nos perguntar-mos no fim do dia:

“O que fez hoje o Espírito Santo em mim?, que testemunhos me deu, de que forma me falou, o que me sugeriu” – Isto porque o Espírito Santo é uma presença divina que nos ajuda a ir para a frente na nossa vida de cristãos. Peçamos essa graça, hoje – concluiu o Papa…