sábado, 19 de outubro de 2019

Comemorando o 110º aniversário da restauração do monasticismo studita

source


  3-4 de maio de 2008 foram realizadas celebrações para comemorar o 110º aniversário da restauração do monaquismo do Studio, a memória do Beato Arquimandrita Klimenti (Sheptytsky) e a entrega de Stavropigia à Santa Dormição Univ. Por ocasião das comemorações, foi realizada uma conferência científica no Palácio das Artes de Lviv, dedicada ao Arquimandrita, que, juntamente com seu irmão Metropolitan Andrew, restaurou o monasticismo de estúdio no oeste da Ucrânia.
  Ele abriu a conferência científica da eromônica Benedict (Alexeychuk), abade da Univ Lavra. Parabenizando a todos os presentes, pe. Bento falou sobre a vida de ascensão do Beato Clementi.
  O Sr. Miroslav Senik, presidente do Conselho Regional de Lviv, declarou que os filhos fiéis do povo sempre se tornaram líderes espirituais. Houve um paralelo sobre o caminho da vida do Beato Klimenti e Kobzar da Ucrânia. Com habilidades extraordinárias, eles poderiam alcançar esplendor e glória mundanos, mas escolheram um caminho difícil de serviço.
  O padre Joseph Milian, que liderou a conferência, chamou a atenção da platéia para o fato de que, segundo o metropolitano Andrei, "existe apenas um grande poder que transforma uma pessoa é o amor". No entanto, apenas afirmado pelo amor é diferente, porque “sem amor tudo na alma está morto…. Temos que provar nosso amor cristão ... ”(Andrey Sheptytsky).
  O padre Borys Gudziak, reitor da Universidade Católica Ucraniana, compartilhou seus pensamentos interessantes sobre o padre Clementia em seu relatório “O Beato Reverendo Clemente como modelo de santidade”. Na sua opinião, é possível distinguir três dimensões, que caracterizam de maneira especial a figura do bem-aventurado. A vida é sempre difícil, mas os desafios do caos, a tentação da superficialidade e o medo da confusão eram inerentes a esse período. Tendo uma educação clássica, pe. O Clementium cumpre plena e dignamente o dever de conduzir fundamentalmente as pessoas à corda da vida monástica. Deus não permita, vamos nos aproximar dessa figura! (terminando na página 2).
   O ex-ministro das Relações Exteriores da Polônia, Adam-Daniel Rotfeld, que estava escondido na Univ Lavra, compartilhou suas memórias de seu pai Clementia. Em particular, ele disse: “Existem personalidades cujo tamanho aumenta com o tempo, não diminui. Estes incluem os irmãos Sheptytsky. A vida deles é um testemunho da fidelidade, coragem e martírio da Igreja Católica Grega ... O mal moral é uma infelicidade que não deve ser tolerada, mesmo se alguém tiver que pagar por isso com vida. E o abençoado arquimandrita Clemente provou isso com sua vida. "  

   O relatório "Beato Arquimandrita Klimentius e a Família Sheptytsky", entregue pelo bisneto do irmão de Leon Sheptytsky, Dr. Andriy Sheptytsky, dizia respeito às relações da Arquimandrita Klimenty e Metropolitan Andrei com os membros da família Sheptytsky. Em particular, Andrey Sheptytsky observou que ele depende apenas das memórias de seus avós, mãe. Agora não resta mais ninguém na Ucrânia - os últimos contatos da família foram interrompidos entre 1942 e 43. A morte do padre Clementia em 1951 foi aprendida muito mais tarde. Hoje, a grande família vive na Polônia, nos EUA e em outros países europeus. "Os primeiros que ajudaram a retornar à Ucrânia e a conhecer a Ucrânia foram monges - para estudar", disse A. Sheptytsky.
  Em 1996, a primeira reunião de familiares com pe. Sevastian Dmitrukh em Kiev. 14 pessoas da família estiveram presentes em Lviv na beatificação do Padre Clementia durante uma visita à Ucrânia pelo Papa João Paulo II. Graças aos monges, estudantes das três gerações da família Sheptytsky puderam se comunicar e visitar a terra de seus ancestrais.
  Videoconferências de membros da família - Anna Sheptytskaya e Elzhbeta Sheptytskyy foram demonstradas na conferência. A idéia principal deles é a modéstia e o auto-sacrifício do arquimandrita Clemente, que sempre ficava na sombra de seu irmão, o metropolitano Andrew.
  A representante da Fundação Hesed-Arie judia, Olga Fadeeva, falou sobre as façanhas do arquimandrita Klimenti e do metropolitano Andrei, que salvaram crianças judias em Unev e Lviv durante a Segunda Guerra Mundial.
  Mais tarde, ocorreu um filme sobre o abençoado Reverendo Mártir Clementi. No coração do filme está a memória do estudioso Simon Porfiry sobre seu mestre espiritual. Arquimandrita era muito humilde, justa, cortando e cavando batatas. Quando foi difícil, ele disse: "Você tem que aguentar, porque tem que aguentar, não perca a esperança, então tudo vai passar ..." - lembrou o velho.
Para resumir, o padre Joseph resumiu a visão transversal de todos os discursos: "Essas pessoas são os pilares da igreja, que foram capazes de levar sua cruz até o fim, testemunhar até o fim da terra, carregar sua cruz e ressuscitar com Cristo". Concluindo, o Axios Youth Choir apresentou uma música dedicada ao Blessed Clement. Nas palavras finais, o padre abade Benedict disse sobre a vida do Beato Clementi: “Uma vida de dedicação, ascensão, dedicada não a si mesmo, mas a Deus. Somente tomando sua cruz você pode seguir o Senhor. " Assim, às 18h, foi celebrada a Santa Noite com o lítio no Mosteiro de São Miguel, liderado pelo Santíssimo Bispo Gleb Lonchin.
 
 As celebrações que marcaram o 110º aniversário da restauração do monaquismo da carta de estúdio continuaram no dia seguinte, domingo, na Santa Dormição Univ Lavra. O Beato Lubomyr celebrou a Liturgia dos Bispos na conciliação dos Bispos Juliano (Gubar) e Dionísio (Lyakhovich), sacerdotes e na presença de numerosos crentes. Depois da liturgia, pe. Taras Poshivak, o protosincel da diocese de Stryi, leu o decreto de Beatitude Lubomyr sobre a concessão da Stavropolia Univ Lavra.
  Segundo o Departamento de Informação da UGCC, o mosteiro stavropigiano de direito patriarcal depende diretamente do patriarca (cân. 434 do Código de Cânones das Igrejas Orientais). O CC0 distingue entre três tipos de status legal dos mosteiros: a) papal; b) o patriarca; c) Episcopal. Conseqüentemente, entregar Stavropiy à Santa Dormição da Unidade Lavra significa elevá-la ao status patriarcal.
 Sua Beatitude Lubomyr felicitou o padre-abade Benedict e toda a fraternidade por receber esse status. “Este é um grande impulso para a vida de ascensão em oração. É a principal arma que os monges possuem. A oração se baseia na graça de Deus para todo o povo. A oração ascética semeia as boas ações de todos: monges e leigos ”, disse o Chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana em sua saudação.
  Após a Divina Liturgia, Sua Beatitude Lubomyr consagrou uma mesa memorial em homenagem ao Beato Arquimandrita Clemente (Sheptytsky). A mesa também contou com a presença dos autores - escultor Vasily Yarych e arquiteto Orest Skop. Mais tarde, houve uma visão geral da exposição de fotografias antigas. 
    Nos mesmos dias, a celebração da bendita memória do Beato Clementi continuou na conferência realizada no Museu de Arte Sacra, o Templo da Bem-Aventurada Virgem Maria. svmm. Clementia em Lviv ..