sábado, 12 de outubro de 2019

Monasticismo de Studismo


1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

source

Os mosteiros de Studismo remontam ao século V. Segundo o professor M. Skabalanovich, de acordo com a lenda registrada na vida de Theodore Studit, há uma menção a um homem nobre e rico chamado Studio, que já havia chegado ao chamado patrício e cônsul, de Roma, e que ele havia construído uma igreja em Constantinopla. São João Batista e estabeleceu-se com um grande número de monges. Já no século IX, o mosteiro era o abade do monastério O reverendo Theodoro Studita. Para ele, de fato, o mosteiro de  estudita se tornou um modelo para os mosteiros de todo o Bizâncio.
O reverendo Theodoro enviou muitas mensagens contra os iconoclastas. Para as obras dogmáticas, bem como os cânones de sua autoria, o reverendo Theodore foi chamado de "o ardente professor da Igreja".
Quando o trono do imperador conquistou Nicephorus, derrubando a devota imperatriz Irina e violando severamente as ordenanças da igreja, Theodore novamente expôs o imperador, pelo qual ele foi enviado para o exílio, onde ficou por mais de dois anos.
O reverendo imperador Michael, que sucedeu ao trono morto na guerra com os bárbaros de Nikifor, o libertou. A fim de evitar conflitos internos, o imperador Michael deu o trono ao seu comandante Leo Armênia. O novo imperador era um iconoclasta. Os santos e mestres da Igreja tentaram persuadir o rei iníquo, mas sem sucesso. O leão proibiu a adoração de ícones e começou a destruir ícones sagrados. Em resposta a essa iniqüidade, o Rev. Theodore fez uma caminhada batismal com a fraternidade ao redor do mosteiro com altos ícones, nos quais o santo foi novamente preso.
O novo imperador Michael II Travlius libertou todos os padres e confessores ortodoxos da prisão, mas proibiu a adoração de ícones na capital. Ele não permitiu que Theodore retornasse ao  seu mosteiro estudita. O monge se estabeleceu em Betânia. Apesar de sua doença grave, São Teodoro celebrou diariamente a Divina Liturgia e ensinou aos irmãos. O reverendo Theodore foi ao Senhor em 826. Após 18 anos, o Patriarca Metódio encomendou as relíquias de São Teodoro Studita a Constantinopla.
O nome de Theodore Studite é conhecido no mundo cristão principalmente através de Tipikon, isto é, a carta monástica na qual ele adaptou as regras monásticas gerais de São. Basílio, o Grande, para as necessidades do mosteiro  estudita. Embora naquela época, cada mosteiro tenha criado sua própria carta, mas o estatuto de Theodore Studita começou a ser adotatado po outros mosteiros.
Este estatuto foi trazido para a Ucrânia em 1073 pelo monge grego Michael e entregue ao monge. Theodosius Pechersky. Posteriormente, esta carta foi adotada por todos os mosteiros de Kievan Rus. Mas com o tempo, devido a várias circunstâncias, essa tradição monástica se perdeu. Portanto, no final do século 19, o metropolita Andrey Sheptytsky restaurou a vida monástica na Igreja Católica Grega da Ucrânia, sob a antiga Carta dos Estúdios. A causa imediata que deu impulso à formação dos conventos da Carta dos Estúdios no século XIX foi o fato de existirem vocações monásticas entre nosso povo, principalmente entre os camponeses, para quem não havia lugar em nosso monge então existente, com maior probabilidade de aceitar aqueles que precisavam de educação ou algum ofício. . Como resultado dessa situação, pequenos grupos de oração de cristãos devotos, que queriam viver uma vida monástica, surgiram espontaneamente em várias localidades.
 O Metropolitan Andrew cuidou deles e começou a fornecer um design monástico apropriado. Em 1898, os três primeiros estudantes inokit foram blasfemados e, em breve, um mosteiro estudita - a preparação de Sknylivska Lavra. Anthony Pechersky. Em 1919, o metropolitano Andrei transmite a residência da Univ dos metropolitanos galegos - um antigo mosteiro antigo - aos reclusos da Studio Charter. Dessa maneira, o Mosteiro da Univ, o antigo centro do monasticismo no oeste da Ucrânia, torna-se a sede principal dos conventos da Carta dos Estuditas e ganha o status de Lavra.
Pela graça de Deus, graças à tutela dos pais de Sheptytsky - Metropolitan Andrew e Abbot Clementia, o mosteiro está se desenvolvendo espiritual e financeiramente. Para as necessidades da fraternidade em rápido crescimento, o Metropolita Andrew e o Abade Clementius estão elaborando as regras da vida monástica, Tipikon. A declaração de abertura para ele dizia que "uma vida monástica tem uma regra - o evangelho de Jesus Cristo e um propósito - a salvação da alma". "Como monges orientais", continua, "buscamos a excelência, seguindo as regras de São Pais e pais do Oriente, e, portanto, queremos preservar todas as tradições monásticas do Oriente. " Já pelo ato monástico, pelo apostolado da vida monástica (e pelos sacerdotes - até mesmo pela pregação), os monges estabelecem o objetivo de "santificar suas próprias almas e espalhar o amor de Jesus Cristo, conhecimento de Sua doutrina, Seus mandamentos, Seus mandamentos, Seus mandamentos em nossas terras e no Oriente." ,
No período pré-guerra, a vida monástica nos mosteiros dos estuditas foi particularmente florescente. O número total de fraternidades naquele tempo era de 221 pessoas, incluindo 117 shimonachs, 22 hieromonks e 13 herodiacons. O princípio da autoconfiança do monaquismo da Carta do Estudita foi incorporado de maneira mais consistente na Univ Lavra, onde foi criada uma forte economia auto-suficiente. A comunidade monástica manteve-se financeiramente em forma. No mosteiro foi dada muita atenção à caridade: havia um orfanato no mosteiro, onde até 1936 170 jovens foram educados e receberam educação.
O cuidado pastoral da paróquia e peregrinos da Univ, atividades culturais e educacionais entre jovens e idosos, a catequese de crianças não são a lista completa de ações da Irmandade da Univ, cujos frutos abundantes ainda estão sendo colhidos. Os monges também estavam envolvidos em atividades científicas. No mosteiro, havia uma enorme biblioteca, formada por uma compra persistente e proposital de livros. Em 1935, os irmãos abriram uma pequena gráfica, onde foi impressa a "Clear Way" mensal.Com a bênção do Metropolitan Andrew no mosteiro estudita, uma oficina icônica começou a operar. A mais importante de suas obras foram as pinturas do interior do mosteiro da Igreja da Santa Dormição e as paredes externas do mosteiro de Unev. Assim, a Univ Lavra se torna um importante centro espiritual, visitado anualmente por dezenas de milhares de peregrinos de todo o país.
Eis como o geromônio Gideon, que 74 (!) Anos atrás, entrou no mosteiro da Univ há 74 anos: “As primeiras impressões quando cheguei ao mosteiro foram fascinantes. Aqueles monges barbudos pareciam muito humildes. A própria aparência do sistema monástico dá origem à oração, apóia o poder de todas as coisas que nos são queridas, queridas, queridas, queridas e nossas. "
Uma série de novos mosteiros foram criados através do trabalho e da exploração dos monges Uniados. Na década de 1920, St. Lavra apareceu em Lviv. João Batista em Monk Mountain (agora Shevchenko Grove). Os mosteiros foram fundados em Zarvanytsya, em Dora em Hutsulschyna, em Florinka em Lemkivschyna. Nas montanhas dos Cárpatos, perto de Osmolod, no trecho de Luzhka, o mosteiro de São André, o primeiro chamado. Em Podlasie, havia três aldeias missionárias em 1924, na festa da Intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, na aldeia. Jaktor perto de Uneva Mitr. Andrey Sheptytsky consagrou o convento da Studio Charter, que em 1939 contava com 75 freiras.
O metropolitano Andrei permaneceu o pai espiritual de todos os mosteiros de estúdio até o final de sua vida. A conduta prática estava nas mãos do abade (e desde 1944 - Arquimandrita) Klimenty Sheptytsky.
A febre comunista interrompeu o desenvolvimento de mosteiros na Ucrânia. Em 1946, após a liquidação do UGCC, um campo de concentração do clero católico, que não reconheceu a ortodoxia russa, foi organizado na Santa Dormição Lavra, em Unawa. Em 1947, o arquimandrita Clementy Sheptytsky foi preso. O homem de 78 anos foi condenado e levado para a prisão de Vladimir, onde morreu em 1 de maio de 1951. Hoje, Clementy Sheptytsky é proclamado  santo pela Igreja.
A família dos estuditas, espalhada pelos cantos da região, era chefiada pela arquimandrita Nicanor (Deynega) e mais tarde pela arquimandrita Yuri (Makar). Durante esse período, as condições de vida dos monges (com cerca de 150 restantes) foram incrivelmente difíceis. Vivendo em lares comuns, trabalhando em cargos no governo, passando por frequentes buscas, interrogatórios e encarceramentos pela KGB, eles simultaneamente procuraram preservar as ordenanças monásticas e o estado de oração, além de servir as pessoas carentes da Igreja da catacumba no subsolo. Apesar das condições muito difíceis, o treinamento de futuros padres estava em andamento. De 1947 a 1988, foram ordenados 20 eromônicos.
Um pequeno grupo de monges acabou em hostilidades na Europa Ocidental. Através dos esforços do bispo Isidor Boretsky, eles emigraram para o Canadá (1951) e se estabeleceram em Woodstock (Ontário), nomeando seu mosteiro como um Santo Mosteiro em memória da Mãe Laurel em Unawa. cuidando de monges  estuditas fora da Ucrânia. Perto de Roma, ele fundou o mosteiro de São Theodora  Estudita.
Com o renascimento da UGCC e a restauração do estado ucraniano, os mosteiros levados ao estado miserável pelo estado ateu passaram para as mãos de seus legítimos proprietários. A vida monástica é restaurada em mosteiros ressuscitados. Na véspera de Natal de 1991, sinos solenes tocaram na Univ Lavra após quase meio século de silêncio. Svyatouspenskaya Lavra novamente se torna a casa mãe dos mosteiros  estuditas. No ano anterior, os cultos começaram no primeiro mosteiro oficialmente retornado de St. do profeta Elias em Dori-Yaremche. Em Lviv, o mosteiro de St. Ivan na montanha Chernechia foi devolvido aos seus legítimos proprietários; Em 1992, as autoridades entregaram os monges e o templo do mosteiro carmelita aos monges- estuditas. Hoje o mosteiro Svyatomayhilivsky opera aqui. A Igreja e as instalações do antigo convento beneditino na praça. Vichy. Logo começou o Mosteiro da Santíssima Trindade em Zarvanytsia, que já havia sido completamente destruído. Nas ruínas dos mosteiros destruídos, novos centros monásticos foram instalados em Gorodok e Podkamen, na região de Lviv. O mosteiro de São Andrew no setor de Luzhki, perto da vila. Osmolode. Havia unidades monásticas no exterior: o Mosteiro Borisoglebsky em Polotsk (Bielorrússia) e a Vila Missionária em Vysova (Polônia).
Sempre e em toda parte, a principal tarefa dos monges  estuditas era a oração. Sknylivsky Typikon afirma que "no mosteiro não há assunto mais importante sobre a oração". O patriarca Joseph enfatizou na mensagem acima mencionada que "o primeiro dever de todos os monges, sejam quais forem as circunstâncias, é viver uma vida de oração, uma vida santa, uma vida acima de tudo dedicada a Deus". Quando os monges cumprem seu chamado de levar uma vida de oração em união com Deus, trazem as bênçãos de Deus a todo o povo. De acordo com as antigas ordenanças monásticas, os monges rezam a Regra da Igreja (tarde, tarde, meia-noite, manhã, hora) e a Regra das células (oração particular) diariamente.
"O único objetivo que buscamos é a santidade da vida e a salvação da alma", diz as Universidades Lavrov, Macarius. - Experimentamos Deus e trazemos Sua graça para nossas almas e corações através da oração conjunta e privada, bem como vários exercícios ascéticos, através de boas obras, dando esmolas. Para toda pessoa que deseja ser salva em nossa comunidade monástica, a regra na vida é o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. "
O dia no mosteiro é dividido em três partes (8 horas cada): oração, trabalho e descanso. Cada membro da família monástica tem a oportunidade de fazer o trabalho de acordo com suas habilidades e preferências. Os monges da Univ Lavra estão envolvidos na produção agrícola, pecuária, horticultura e apicultura. Hoje, uma forte economia moderna está emergindo constantemente na Lavra. A fazenda do mosteiro fornece produtos agrícolas, adoça o apiário com mel e fornece pão fresco à padaria. Nos jardins dos irmãos crescem, além de vegetais e ervas, plantas medicinais. A oficina do mosteiro produz artigos da igreja (velas, garçonetes, incenso e carvão).
Muitos monges se reúnem diariamente para a oração das igrejas do mosteiro. Os monges estão catequizando crianças e noivas, orando pelos enfermos e cuidando espiritualmente de congregações que operam em templos.
O mosteiro possui uma rica coleção de arte sacra. Uma escola de pintura de ícones e uma oficina para a restauração dos valores da igreja operam no mosteiro de Lviv. O museu do mosteiro nas Câmaras Metropolitanas da Univ Lavra, juntamente com as antigas obras de arte, representa as conquistas dos artistas contemporâneos.
Muita atenção é dada à educação e educação dos monges. A Casa da Formação está localizada na Santa Dormição Univ Lavra, onde está localizado o noviciado. No estúdio de St. João, o Teólogo, que está na vila. Minério, existem monges que estudam no Seminário Teológico de Lviv. Muitos monges estudam em instituições educacionais na Ucrânia e no exterior, estudando teologia, arte sacra, pintura de ícones, música para igreja, artesanato variado.
A pessoa que deseja ingressar no mosteiro inicia um julgamento de seis meses, permanecendo em suas roupas seculares. Após um teste bem-sucedido de sua vocação, seu irmão recebe seu primeiro voto monástico, suas roupas consistem em um jumper, um cinto de couro e um púlpito. Um ano depois, o Inocente, recebendo os primeiros votos temporários anuais, recebe uma batina e uma camomila. O monge faz votos anuais temporários três vezes e, em seguida, ele é autorizado pelas autoridades do mosteiro a aceitar a "pequena imagem angelical", isto é, o shema (votos eternos). Essas são as promessas de renúncia à paz, restrição, piedade, pobreza, obediência e uma vida ascética constante em jejum. Suas roupas agora são paraman, manto e capuz.
O mais alto grau de dedicação da igreja a Deus é a "grande imagem angélica". O vilão segue para um estágio mais severo da vida monástica: solidão, silêncio, oração contemplativa, jejum. Um monge assim ganha novas peças de roupa: uma boneca com uma cruz vermelha bordada e um anal.
"Tendo vindo à chamada de Deus para o mosteiro", Yerm conta. Sevastiano, - uma pessoa se encontra em um "lugar profético" onde reina a única lei - a lei do amor. E toda situação, todo problema é considerado, avaliado e resolvido nos termos desta lei. O Mosteiro é uma escola de amor onde o Senhor sempre ensina perdão e amor, dando lições de misericórdia e humildade. ”
No Oriente, o monaquismo não era considerado um estado separado, uma categoria especial de cristãos, e sempre foi apresentado como uma imagem modelo para todos os batizados. Segundo São Basílio, o Grande, o monge não é um membro específico da Igreja; ele é simplesmente um cristão perfeito que deseja cumprir os mandamentos do evangelho de amor a Deus e ao próximo de uma maneira perfeita e perfeita. Esta instrução para seguir a Cristo através da santidade de sua vida é conhecida por todos os monges orientais ao longo da história cristã.
“Buscando a excelência, seguindo as tradições do monasticismo oriental, nos esforçamos especialmente por meio da comunicação constante e sincera com Deus, pela purificação de nossos corações, para santificar a nós mesmos e todas as nossas atividades externas. Estamos cientes de que qualquer obra deve se tornar para nós um instrumento de nossa santificação, uma união com Deus. Essa abordagem deve basear-se no entendimento de que nada acontece ou acontece por acidente. Tentamos lembrar que, embora a Santa Igreja ou o mosteiro coloque seus deveres sobre nossos ombros, o Senhor está bem ciente deles. Afinal, eles são dados por Deus para nossa santificação e salvação ”, diz o abade Bento.
A localização do mosteiro, a necessidade e o dom dos monges determinam qual deve ser o tipo de ministério das comunidades estuditas. Mas sempre a base da vida da fraternidade são as tradições patrísticas da Igreja Oriental e, em particular, o reavivamento de uma forte família monástica, inspirada nas comunidades cristãs primitivas, para louvar a Deus na oração e no trabalho.