terça-feira, 29 de outubro de 2019

Padre Paisios, o Athonite: Orientação sobre a Oração de Jesus



português inglês alemão francês espanhol italiano neerlandês polaco russo

source

Um excerto de "With Elder Porphyrios": Uma Criança Espiritual Lembra-se
Pensamos também que seria bom acrescentar um texto relevante do beato e muito conhecido monge Paisios, o ateniense, que recentemente dormiu no Senhor (12/7/1994). Escreveu este texto c. 1975, como uma carta a alguém que lhe tinha perguntado sobre ele. Deu-o a um visitante para o colocar num envelope aberto e deu-lhe permissão para o ler e guardar uma cópia. Este visitante deu-mo e esperamos que o Ancião Paisios já não tenha objecções a que o publiquemos para benefício espiritual de muitos e como prova de que os Anciãos experientes concordam que a oração do coração não está sujeita a medição e subjugação.

Apresentamos o texto como indicado:

"Orientação sobre a Oração de Jesus,

Um caminho simples para a oração incessante, se você quiser, pode usá-lo também, o que provavelmente ajuda as pessoas simples que não podem obter o verdadeiro significado dos Santos Padres népticos, e correm o risco de ilusão.

Alguns (infelizmente) não estabelecem o objectivo de afastar o ancião (arrependimento, humildade e ascese como forma de ajudar a santificação da alma) com um profundo sentido de pecado. Então, eles sentiriam naturalmente a necessidade da misericórdia de Deus, dizendo "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim", muitas vezes. Isto com dor no coração e depois com o sentimento da doçura do conforto divino do Cristo mais doce do seu coração. ...

Mas infelizmente algumas pessoas (como eu mencionei) começam com uma prática ascética seca e procuram o prazer e as luzes divinas e continuamente multiplicam suas cordas de oração e são santificadas por seus cálculos, chegando a essa conclusão (sobre sua santidade) a partir do cômputo matemático da maior quantidade de cordas de oração que dizem.

Eles também (naturalmente) fazem escabros para a exata polegada e todas as outras coisas, a curvatura da cabeça para o coração. Eles regulam sua respiração e tudo o mais que os vigilantes Saint Kallistuses e Gregorys da Filokalia dizem. Então eles criam a falsa sensação de que eles estão em algum lugar perto da medida dos santos.

A partir do momento em que eles acreditam nesse pensamento, o tangalaki [1] (o demônio) imediatamente aparece e estabelece uma televisão para eles (com suas fantasias) e profecias demoníacas etc. de ilusão seguem.

Por essa razão, somente a certeza é o arrependimento e que cada edifício espiritual seja construído sobre ele e busquemos continuamente o arrependimento de Deus e nada mais além disso.

Não devemos pedir luzes ou milagres, ou profecias, ou dons do Espírito, apenas arrependimento. O arrependimento traz humildade; a humildade trará graça de Deus, porque a graça vai sempre aos humildes, por necessidade. Portanto, o arrependimento é necessário para nossa salvação e, quando a tivermos, a graça de Deus virá e nos ensinará o que precisamos fazer para a salvação até mesmo de nossos semelhantes, se for necessário.

Desta forma, que mencionei (sentindo a grande necessidade da misericórdia de Deus), faremos a Oração de Jesus muitas vezes com todo o nosso coração e sentiremos, como mencionei, a doçura do conforto divino do mais doce Jesus em nosso coração. O coração (então) terá o nosso nous num abraço apertado, assim como todo o nosso ser.

Então, e só então, a oração não será cansativa, mas dará descanso, porque compreendemos o seu verdadeiro significado. Só então rezamos sem exercer pressão sobre nós mesmos, mas somos pressionados pelo nosso sentido de honra e dignidade (filótimo) [2], que dá origem a toda a nossa generosidade espiritual elevada (leventia) [3]. Isto produz a vibração do coração. Então, o coração (por mais pedregoso que seja) rompe-se e as lágrimas brotam dos seus canais (sem que se faça um esforço para chorar durante o tempo de oração).

Você sente a necessidade desta oração como um bebê faminto que abre sua pequena boca e corre para os braços de sua mãe para ser amamentado e, ao mesmo tempo, se sente muito seguro no cuidado amoroso de sua mãe.

Ninguém duvida que o inimigo tentará guerrear contra nós e dispersar nossos pensamentos. No entanto, quando precedido por um pouco de estudo patrístico (por exemplo, As Ditas dos Pais), uma tampa é colocada sobre todos os nossos cuidados, grandes e pequenos, e sobre as tentações do dia. Então, ela se transforma em outra atmosfera, espiritual, e você reza com concentração.

Se o inimigo entrar em guerra com pensamentos blasfemos (de sua maldade e inveja habituais), não se perturbe. Em vez disso, use o demônio como seu obreiro da seguinte maneira, não ficando chateado, mas dizendo ao inimigo: "É uma coisa boa que você me trouxe esses pensamentos para que eu possa dizer a Oração de Jesus, porque senão esqueço de orar sem cessar". O inimigo então partirá imediatamente, porque só está acostumado a fazer o mal. Eu mencionei isso porque o inimigo traz pensamentos blasfemos a pessoas sensíveis (geralmente) para torná-las ainda mais sensíveis, para perturbá-las e cortá-las.

O mesmo se aplica a alguns que lutam em vigília para além das suas forças e com orgulho. Quando se afrouxam e não têm força para banir os pensamentos do inimigo. Pensam que esses pensamentos blasfemos são seus, e assim sofrem sem razão, enquanto os pensamentos não são seus, mas os do inimigo.

É por isso que os jovens devem lutar na questão da oração com humildade e discernimento. Devem preparar-se para a noite. Isto, não se distraindo, pelo estudo e através da alimentação moderada e simples, que ajuda. Na medida do possível não deve ser saboroso, para evitar beber muita água, porque também isso é um obstáculo, com o inchaço que provoca. Deste modo, a pessoa é ajudada com a oração.

Ajuda muito se a refeição ligeira da noite, por mais ligeira que seja, se realiza por volta das 4 horas (hora europeia), depois do estudo, depois dos pais, etc., ou 3 horas depois da refeição principal. Pequenas e grandes prostrações antes, e entre cada corda de oração, ajudam muito, descongelando o óleo da máquina. Mais tarde, depois de se cansar bastante, deve sentar-se e rezar a Oração de Jesus, pois traz à mente a sua miséria e os grandes favores de Deus que o nosso bom Deus fez por ele.

Em seguida, o nous é recolhido (como mencionei, no coração, sozinho) e procura a misericórdia de Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua mente, sem fazer um grande esforço.

As três horas depois do pôr-do-sol ajudam muito (tendo lido livros patrísticos antes do pôr-do-sol), assim como depois da meia-noite até ao nascer do sol. Para os jovens é bom que durmam uma hora depois do pôr-do-sol, com menos oração, e que se levantem depois da meia-noite, para evitar o sono escandaloso da manhã.

Naturalmente, é necessário discernimento e orientação de seu pai espiritual, que é uma exigência".


Com o Élder Porphyrios: Uma Criança Espiritual se Lembra, de Constantine Yiannitsiotis, pp. 70-74. Publicado pelo Santo Convento da Transfiguração do Salvador (Atenas, 2001). Publicado com a permissão do Convento na Grande e Santa Segunda-feira, 4/2/2007.